“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054 |
Resumo: | Resumo: O celular faz parte do cotidiano das pessoas. Sua popularidade se deve às diferentes possibilidades de uso, como, criar e compartilhar memes. Na internet esse termo é bastante conhecido e faz referência ao fenômeno de viralização de um vídeo ou uma imagem entre usuários. O interesse dessa pesquisa foi analisar comparativamente memes criados por adolescentes, com os memes produzidos por graduandos. Com essa proposta os estudantes puderam problematizar a disseminação dessas produções e tornaram-se autores. Foi interessante perceber que mesmo os estudantes estando em níveis de escolarização distintos suas produções mostraram-se semelhantes. Ambos fizeram referência ao ambiente educacional e trouxeram o humor para as suas criações. |
id |
ULBRA-1_80c802fb18e048e80e85f7c2dc18d193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7054 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidadeResumo: O celular faz parte do cotidiano das pessoas. Sua popularidade se deve às diferentes possibilidades de uso, como, criar e compartilhar memes. Na internet esse termo é bastante conhecido e faz referência ao fenômeno de viralização de um vídeo ou uma imagem entre usuários. O interesse dessa pesquisa foi analisar comparativamente memes criados por adolescentes, com os memes produzidos por graduandos. Com essa proposta os estudantes puderam problematizar a disseminação dessas produções e tornaram-se autores. Foi interessante perceber que mesmo os estudantes estando em níveis de escolarização distintos suas produções mostraram-se semelhantes. Ambos fizeram referência ao ambiente educacional e trouxeram o humor para as suas criações.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)de Medeiros, Rosana Fachel2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/705410.29327/227811.24.59-11TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade2358-08011518-491910.29327/227811.24.59reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054/4404Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-25T18:32:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7054Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-08-25T18:32:19Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade |
title |
“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade |
spellingShingle |
“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade de Medeiros, Rosana Fachel |
title_short |
“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade |
title_full |
“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade |
title_fullStr |
“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade |
title_full_unstemmed |
“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade |
title_sort |
“Os memes dizem o que eu quero dizer”: interlocuções entre os memes criados por adolescentes na escola e por adultos na universidade |
author |
de Medeiros, Rosana Fachel |
author_facet |
de Medeiros, Rosana Fachel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Medeiros, Rosana Fachel |
description |
Resumo: O celular faz parte do cotidiano das pessoas. Sua popularidade se deve às diferentes possibilidades de uso, como, criar e compartilhar memes. Na internet esse termo é bastante conhecido e faz referência ao fenômeno de viralização de um vídeo ou uma imagem entre usuários. O interesse dessa pesquisa foi analisar comparativamente memes criados por adolescentes, com os memes produzidos por graduandos. Com essa proposta os estudantes puderam problematizar a disseminação dessas produções e tornaram-se autores. Foi interessante perceber que mesmo os estudantes estando em níveis de escolarização distintos suas produções mostraram-se semelhantes. Ambos fizeram referência ao ambiente educacional e trouxeram o humor para as suas criações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054 10.29327/227811.24.59-11 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054 |
identifier_str_mv |
10.29327/227811.24.59-11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7054/4404 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade 2358-0801 1518-4919 10.29327/227811.24.59 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081465954304 |