Base Nacional Comum Curricular: estratégias de governamento dos infantis e das práticas pedagógicas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anflor, Patrícia Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santaiana, Rochele da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5434
Resumo: Este trabalho integra uma pesquisa realizada entre 2018 e 2019 que analisou as possibilidades que a Base Nacional Comum Curricular, na formulação de currículo, prescreve questões do desenvolvimento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Metodologicamente o estudo embasou suas discussões nas teorizações de Michel Foucault, no campo pós-estruturalista e em autores da infância e Educação Infantil como Bujes (2012), Carvalho (2015) Focchi (2017). Analisando os discursos instituídos pela Base Nacional Comum Curricular, tendo o documento e as concepções dos profissionais sobre o currículo como corpus analítico, concluindo que as orientações curriculares funcionam como estratégia de governamento das infâncias e das práticas docentes.
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