Base Nacional Comum Curricular: estratégias de governamento dos infantis e das práticas pedagógicas docentes
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5434 |
Resumo: | Este trabalho integra uma pesquisa realizada entre 2018 e 2019 que analisou as possibilidades que a Base Nacional Comum Curricular, na formulação de currículo, prescreve questões do desenvolvimento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Metodologicamente o estudo embasou suas discussões nas teorizações de Michel Foucault, no campo pós-estruturalista e em autores da infância e Educação Infantil como Bujes (2012), Carvalho (2015) Focchi (2017). Analisando os discursos instituídos pela Base Nacional Comum Curricular, tendo o documento e as concepções dos profissionais sobre o currículo como corpus analítico, concluindo que as orientações curriculares funcionam como estratégia de governamento das infâncias e das práticas docentes. |
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Base Nacional Comum Curricular: estratégias de governamento dos infantis e das práticas pedagógicas docentesEste trabalho integra uma pesquisa realizada entre 2018 e 2019 que analisou as possibilidades que a Base Nacional Comum Curricular, na formulação de currículo, prescreve questões do desenvolvimento das aprendizagens das crianças na Educação Infantil. Metodologicamente o estudo embasou suas discussões nas teorizações de Michel Foucault, no campo pós-estruturalista e em autores da infância e Educação Infantil como Bujes (2012), Carvalho (2015) Focchi (2017). Analisando os discursos instituídos pela Base Nacional Comum Curricular, tendo o documento e as concepções dos profissionais sobre o currículo como corpus analítico, concluindo que as orientações curriculares funcionam como estratégia de governamento das infâncias e das práticas docentes.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Osório - RSAnflor, Patrícia SantosSantaiana, Rochele da Silva2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/543410.17648/textura-2358-0801-v22n51-5434TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n51reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5434/3788Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T16:01:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5434Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-07-14T16:01:01Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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