A gênese da docência universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coêlho, Ildeu
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3421
Resumo: O artigo discute a constituição da docência, no medievo latino, inseparável das transformações socioeconômicas e políticas, das transferências do saber greco-árabe, dos renascimentos cultural e escolar, do trabalho de monges copistas e tradutores, da ligação intrínseca entre investigação, formação e ensino na universidade recém-criada. Recuperando etimologia e pronúncia ** dos termos, discute a Escolástica, filosofia e método de ensino em que a docência se afirma no ato de ler, explicar, comentar os textos, submeter conceitos, argumentos e teses ao crivo da razão, pôr questões em discussões públicas nas quais a verdade não depende da autoridade de quem diz, mas daquilo que foi dito. Redescobertas e traduzidas, as obras de Aristóteles surgem como ameaça para alguns mestres, mas para outros era tudo o que precisavam para exercer seu ofício: um texto lógico, profundamente formativo. Assim, a universidade medieval e seus mestres podem nos ajudar a repensar e recriar a docência hoje.
id UNB - 28_4d2f1e28ca2c4e31920a653c82a50d84
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3421
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A gênese da docência universitáriaDocência;Copistas;Tradutores;Transferências do saber;Autoridade;RazãoO artigo discute a constituição da docência, no medievo latino, inseparável das transformações socioeconômicas e políticas, das transferências do saber greco-árabe, dos renascimentos cultural e escolar, do trabalho de monges copistas e tradutores, da ligação intrínseca entre investigação, formação e ensino na universidade recém-criada. Recuperando etimologia e pronúncia ** dos termos, discute a Escolástica, filosofia e método de ensino em que a docência se afirma no ato de ler, explicar, comentar os textos, submeter conceitos, argumentos e teses ao crivo da razão, pôr questões em discussões públicas nas quais a verdade não depende da autoridade de quem diz, mas daquilo que foi dito. Redescobertas e traduzidas, as obras de Aristóteles surgem como ameaça para alguns mestres, mas para outros era tudo o que precisavam para exercer seu ofício: um texto lógico, profundamente formativo. Assim, a universidade medieval e seus mestres podem nos ajudar a repensar e recriar a docência hoje.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/342110.26512/lc.v14i26.3421Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 5-24Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 5-24Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 5-241981-04311516-489610.26512/lc.v14i26reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3421/3108Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoêlho, Ildeu2022-09-09T16:12:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3421Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:12:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A gênese da docência universitária
title A gênese da docência universitária
spellingShingle A gênese da docência universitária
Coêlho, Ildeu
Docência;
Copistas;
Tradutores;
Transferências do saber;
Autoridade;
Razão
title_short A gênese da docência universitária
title_full A gênese da docência universitária
title_fullStr A gênese da docência universitária
title_full_unstemmed A gênese da docência universitária
title_sort A gênese da docência universitária
author Coêlho, Ildeu
author_facet Coêlho, Ildeu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coêlho, Ildeu
dc.subject.por.fl_str_mv Docência;
Copistas;
Tradutores;
Transferências do saber;
Autoridade;
Razão
topic Docência;
Copistas;
Tradutores;
Transferências do saber;
Autoridade;
Razão
description O artigo discute a constituição da docência, no medievo latino, inseparável das transformações socioeconômicas e políticas, das transferências do saber greco-árabe, dos renascimentos cultural e escolar, do trabalho de monges copistas e tradutores, da ligação intrínseca entre investigação, formação e ensino na universidade recém-criada. Recuperando etimologia e pronúncia ** dos termos, discute a Escolástica, filosofia e método de ensino em que a docência se afirma no ato de ler, explicar, comentar os textos, submeter conceitos, argumentos e teses ao crivo da razão, pôr questões em discussões públicas nas quais a verdade não depende da autoridade de quem diz, mas daquilo que foi dito. Redescobertas e traduzidas, as obras de Aristóteles surgem como ameaça para alguns mestres, mas para outros era tudo o que precisavam para exercer seu ofício: um texto lógico, profundamente formativo. Assim, a universidade medieval e seus mestres podem nos ajudar a repensar e recriar a docência hoje.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3421
10.26512/lc.v14i26.3421
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3421
identifier_str_mv 10.26512/lc.v14i26.3421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3421/3108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 5-24
Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 5-24
Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 5-24
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v14i26
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650460213248