Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109 |
Resumo: | O presente estudo buscou diagnosticar o conhecimento de estudantes sobre os aspectos que envolvem a alimentação saudável e a partir deste realizar uma atividade de intervenção de cunho teórico-prático. Dessa forma, foi aplicado um questionário a estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia do município de Capanema, Pará, norte do Brasil. O questionário continha cinco questões fechadas compostas por três alternativas que buscavam observar se os alunos faziam relação ao conteúdo da pirâmide alimentar com a sua dieta alimentar diária. A partir deste estudo pode-se perceber que existe uma grande dificuldade por parte dos estudantes em aplicar os conhecimentos que se trabalham na escola. Para o aluno o mundo da teoria é ainda muito distante da vivência. Auxiliar na consolidação desses conhecimentos trazendo para a vivência desses estudantes é de fundamental importância para estimular o pensar e o agir fazendo com que estes reflitam sobre seus próprios hábitos e possam ser agentes de sua própria saúde. |
id |
UNB-27_55178ba8bf02c2927d69dd73d509f09c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3109 |
network_acronym_str |
UNB-27 |
network_name_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudávelEducação e SaúdeO presente estudo buscou diagnosticar o conhecimento de estudantes sobre os aspectos que envolvem a alimentação saudável e a partir deste realizar uma atividade de intervenção de cunho teórico-prático. Dessa forma, foi aplicado um questionário a estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia do município de Capanema, Pará, norte do Brasil. O questionário continha cinco questões fechadas compostas por três alternativas que buscavam observar se os alunos faziam relação ao conteúdo da pirâmide alimentar com a sua dieta alimentar diária. A partir deste estudo pode-se perceber que existe uma grande dificuldade por parte dos estudantes em aplicar os conhecimentos que se trabalham na escola. Para o aluno o mundo da teoria é ainda muito distante da vivência. Auxiliar na consolidação desses conhecimentos trazendo para a vivência desses estudantes é de fundamental importância para estimular o pensar e o agir fazendo com que estes reflitam sobre seus próprios hábitos e possam ser agentes de sua própria saúde.Universidade de Brasilia2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2295-2299Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2295-22991982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109/2794Santos, Mayra Sildeny R. dosFerreira, Elane SoaresAbreu, Saviana da SilvaSouza, Antonia Beatriz Ribeiro deCruz, Iriane Maria Amorim da CruzDamasceno, Jailson das MercesSilva, Marla Jayssa Correa daSilva-Oliveira, Gláucia Carolineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:05:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3109Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:05:24Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável |
title |
Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável |
spellingShingle |
Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável Santos, Mayra Sildeny R. dos Educação e Saúde |
title_short |
Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável |
title_full |
Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável |
title_fullStr |
Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável |
title_full_unstemmed |
Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável |
title_sort |
Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável |
author |
Santos, Mayra Sildeny R. dos |
author_facet |
Santos, Mayra Sildeny R. dos Ferreira, Elane Soares Abreu, Saviana da Silva Souza, Antonia Beatriz Ribeiro de Cruz, Iriane Maria Amorim da Cruz Damasceno, Jailson das Merces Silva, Marla Jayssa Correa da Silva-Oliveira, Gláucia Caroline |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Elane Soares Abreu, Saviana da Silva Souza, Antonia Beatriz Ribeiro de Cruz, Iriane Maria Amorim da Cruz Damasceno, Jailson das Merces Silva, Marla Jayssa Correa da Silva-Oliveira, Gláucia Caroline |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mayra Sildeny R. dos Ferreira, Elane Soares Abreu, Saviana da Silva Souza, Antonia Beatriz Ribeiro de Cruz, Iriane Maria Amorim da Cruz Damasceno, Jailson das Merces Silva, Marla Jayssa Correa da Silva-Oliveira, Gláucia Caroline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Saúde |
topic |
Educação e Saúde |
description |
O presente estudo buscou diagnosticar o conhecimento de estudantes sobre os aspectos que envolvem a alimentação saudável e a partir deste realizar uma atividade de intervenção de cunho teórico-prático. Dessa forma, foi aplicado um questionário a estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia do município de Capanema, Pará, norte do Brasil. O questionário continha cinco questões fechadas compostas por três alternativas que buscavam observar se os alunos faziam relação ao conteúdo da pirâmide alimentar com a sua dieta alimentar diária. A partir deste estudo pode-se perceber que existe uma grande dificuldade por parte dos estudantes em aplicar os conhecimentos que se trabalham na escola. Para o aluno o mundo da teoria é ainda muito distante da vivência. Auxiliar na consolidação desses conhecimentos trazendo para a vivência desses estudantes é de fundamental importância para estimular o pensar e o agir fazendo com que estes reflitam sobre seus próprios hábitos e possam ser agentes de sua própria saúde. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109/2794 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasilia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2295-2299 Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2295-2299 1982-4785 reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
collection |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoesaude@unb.br|| |
_version_ |
1797174680464916480 |