A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Agostini, Fernanda Figueiredo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: P@ranoá
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/11793
Resumo: Cultural heritage has revealed importance and visibility in product development and tourist itineraries proposed. Regions seek greater diversification of cultural offerings, highlighting the concern over the railroad heritage, which in Brazil, underwent a privatization process in the 1990s, due to the decline of the rail system efficiency, initiated in the 1940s. This article aims to analyze some of the Brazilian railways that suffered some kind of tourist implement, evaluate the urban-regional policies adopted and development possibilities offered by a plan at these levels, with emphasis on the maintenance and preservation of the railway heritage , linked to the development of tourist activities. However, it is emphasized that this importance and visibility are far short of the need to preserve the railway heritage, making the historical context and the reasons these processes crucial for the better understanding of the decay process and devaluation of railways in Brazil.
id UNB-28_9aa9255abb81c5e30bc0dc38e060ad7a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11793
network_acronym_str UNB-28
network_name_str P@ranoá
repository_id_str
spelling A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônioPatrimônio ferroviárioPolíticas públicaserrovias turísticasPlanejamento regionalHeritage railwayPublic policyTourist railwaysRegional planningCultural heritage has revealed importance and visibility in product development and tourist itineraries proposed. Regions seek greater diversification of cultural offerings, highlighting the concern over the railroad heritage, which in Brazil, underwent a privatization process in the 1990s, due to the decline of the rail system efficiency, initiated in the 1940s. This article aims to analyze some of the Brazilian railways that suffered some kind of tourist implement, evaluate the urban-regional policies adopted and development possibilities offered by a plan at these levels, with emphasis on the maintenance and preservation of the railway heritage , linked to the development of tourist activities. However, it is emphasized that this importance and visibility are far short of the need to preserve the railway heritage, making the historical context and the reasons these processes crucial for the better understanding of the decay process and devaluation of railways in Brazil.O patrimônio cultural tem revelado importância e visibilidade em propostas de desenvolvimento de produtos e roteiros turísticos. As regiões buscam maior diversificação de ofertas culturais, destacando-se a preocupação com o patrimônio ferroviário, que no Brasil, passou por um processo de privatização na década de 1990, decorrente do declínio da eficiência do sistema ferroviário, desencadeado nos anos de 1940. Este artigo tem o objetivo de analisar algumas das ferrovias brasileiras que sofreram algum tipo de implemento turístico, avaliando as políticas de âmbito urbano-regional adotadas e as possibilidades de desenvolvimento proporcionadas por meio de um plano nesses níveis, com ênfase na manutenção e preservação do patrimônio ferroviário, articuladas ao desenvolvimento de atividades turísticas. No entanto, ressalta-se que esta importância e visibilidade estão muito aquém do necessário para a preservação do patrimônio ferroviário, tornando a contextualização histórica e a fundamentação destes processos cruciais para melhor entendimento do processo de decadência e desvalorização das ferrovias no Brasil.Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/1179310.18830/issn.1679-0944.n19.2017.03Paranoá; Vol. 10 No. 19 (2017): Fluxo Contínuo - Julho/DezembroParanoá; v. 10 n. 19 (2017): Fluxo Contínuo - Julho/Dezembro1679-09441677-7395reponame:P@ranoáinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/11793/10362D'Agostini, Fernanda FigueiredoAbascal, Eunice Helena Sguizzardiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-08T12:27:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11793Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoaPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/oaiparanoa@unb.br1679-09441677-7395opendoar:2024-02-08T12:27:50P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônio
title A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônio
spellingShingle A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônio
D'Agostini, Fernanda Figueiredo
Patrimônio ferroviário
Políticas públicas
errovias turísticas
Planejamento regional
Heritage railway
Public policy
Tourist railways
Regional planning
title_short A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônio
title_full A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônio
title_fullStr A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônio
title_full_unstemmed A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônio
title_sort A ferrovia como elemento de geração de turismo e patrimônio
author D'Agostini, Fernanda Figueiredo
author_facet D'Agostini, Fernanda Figueiredo
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
author_role author
author2 Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Agostini, Fernanda Figueiredo
Abascal, Eunice Helena Sguizzardi
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio ferroviário
Políticas públicas
errovias turísticas
Planejamento regional
Heritage railway
Public policy
Tourist railways
Regional planning
topic Patrimônio ferroviário
Políticas públicas
errovias turísticas
Planejamento regional
Heritage railway
Public policy
Tourist railways
Regional planning
description Cultural heritage has revealed importance and visibility in product development and tourist itineraries proposed. Regions seek greater diversification of cultural offerings, highlighting the concern over the railroad heritage, which in Brazil, underwent a privatization process in the 1990s, due to the decline of the rail system efficiency, initiated in the 1940s. This article aims to analyze some of the Brazilian railways that suffered some kind of tourist implement, evaluate the urban-regional policies adopted and development possibilities offered by a plan at these levels, with emphasis on the maintenance and preservation of the railway heritage , linked to the development of tourist activities. However, it is emphasized that this importance and visibility are far short of the need to preserve the railway heritage, making the historical context and the reasons these processes crucial for the better understanding of the decay process and devaluation of railways in Brazil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/11793
10.18830/issn.1679-0944.n19.2017.03
url https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/11793
identifier_str_mv 10.18830/issn.1679-0944.n19.2017.03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/11793/10362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv Paranoá; Vol. 10 No. 19 (2017): Fluxo Contínuo - Julho/Dezembro
Paranoá; v. 10 n. 19 (2017): Fluxo Contínuo - Julho/Dezembro
1679-0944
1677-7395
reponame:P@ranoá
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str P@ranoá
collection P@ranoá
repository.name.fl_str_mv P@ranoá - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv paranoa@unb.br
_version_ 1797066979150921728