Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo : um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Bruno Augusto Rosado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25237
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
id UNB-2_548362146eecb5127e06f9e2d4a6b423
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/25237
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Torres, Bruno Augusto RosadoLesses, Olinda Maria GomesTORRES, Bruno Augusto Rosado. Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo: um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/25237Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.Este trabalho teve como objetivo geral analisar quais os atributos de produto possuem a maior influência na decisão de compra de carros populares na Universidade de Brasília. A relevância deste estudo consiste em conseguir demonstrar a área acadêmica e ao setor automotivo, em especial as montadoras e seus concessionários, os atributos de produto os quais realmente são considerados importantes na decisão de compra de carros populares para jovens estudantes. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, com a utilização de um questionário estruturado e dados de fontes primárias e secundarias. Foi feita, através de estatísticas descritivas, a análise da importância dada aos atributos, através de escala likert entre zero e cinco. Teve-se como resultado os sete atributos prevalecentes na decisão de compra de carros populares por alunos da UnB, os atributos “Preço”, “Consumo de combustível”, “Facilidade de compra”, “Preço de manutenção”, “Disponibilidade de peças”, “Tipo de combustível utilizado” e “Segurança”. Além disso, obteve-se através da correlação de dados estatísticos de vendas e as respostas do questionário, a confirmação de que atributos como “Preço” e “Segurança”, são de grande importância na decisão de compra, apesar de que neste segundo, há um hiato entre as respostas e os dados reais de vendas. Além do mais, foi observado que atributos como o “Preço de Seguro”, não possuem grande relevância na decisão em de compra si.Submitted by Letícia Fernanda Vieira Ramos (leticia.fernanda_@outlook.com) on 2020-06-23T20:44:42Z No. of bitstreams: 1 2019_BrunoAugustoRosadoTorres_tcc.pdf: 1169446 bytes, checksum: 7d35dc7a781083e415cf5bcf520fb4d2 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-30T22:19:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_BrunoAugustoRosadoTorres_tcc.pdf: 1169446 bytes, checksum: 7d35dc7a781083e415cf5bcf520fb4d2 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-30T22:19:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_BrunoAugustoRosadoTorres_tcc.pdf: 1169446 bytes, checksum: 7d35dc7a781083e415cf5bcf520fb4d2 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessSetor automotivoCarros popularesAtributo de produtoDecisão de compraEstudantes universitáriosComportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo : um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-30T22:19:30Z2020-07-30T22:19:30Z2019-11-25porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25237/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_BrunoAugustoRosadoTorres_tcc.pdf2019_BrunoAugustoRosadoTorres_tcc.pdfapplication/pdf1169446http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25237/1/2019_BrunoAugustoRosadoTorres_tcc.pdf7d35dc7a781083e415cf5bcf520fb4d2MD5110483/252372020-07-30 19:19:30.888oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-30T22:19:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo : um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília
title Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo : um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília
spellingShingle Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo : um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília
Torres, Bruno Augusto Rosado
Setor automotivo
Carros populares
Atributo de produto
Decisão de compra
Estudantes universitários
title_short Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo : um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília
title_full Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo : um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília
title_fullStr Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo : um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo : um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília
title_sort Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo : um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília
author Torres, Bruno Augusto Rosado
author_facet Torres, Bruno Augusto Rosado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Bruno Augusto Rosado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lesses, Olinda Maria Gomes
contributor_str_mv Lesses, Olinda Maria Gomes
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Setor automotivo
Carros populares
Atributo de produto
Decisão de compra
Estudantes universitários
topic Setor automotivo
Carros populares
Atributo de produto
Decisão de compra
Estudantes universitários
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-30T22:19:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-30T22:19:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TORRES, Bruno Augusto Rosado. Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo: um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/25237
identifier_str_mv TORRES, Bruno Augusto Rosado. Comportamento do consumidor e atributos de produtos no setor automotivo: um estudo sobre a decisão de compra de automóveis populares na Universidade de Brasília. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/25237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25237/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25237/1/2019_BrunoAugustoRosadoTorres_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
7d35dc7a781083e415cf5bcf520fb4d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493120291962880