Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/19791 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017. |
id |
UNB-2_560d411e2c71062ac4ac4ec514c154e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/19791 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Leandro Alves FerreiraFreitas, Sérgio Antônio Andrade deSANTOS, Leandro Alves Ferreira. Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19791Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.O uso de softwares tem crescido à medida que há popularização dos computadores. Têm surgido, tanto na academia quanto no mercado, soluções tecnológicas para diversas áreas, entre elas a educação. Por outro lado, o ensino e aprendizado em sala de aula continua sofrendo com problemas educacionais clássicos, como falta de motivação de alunos e professores e carência de objetivos educacionais claros. E, apesar de softwares auxiliarem o aprendizado de diversas disciplinas e idades, o público infantil, em especial quanto à matemática, tem sido pouco contemplado com os benefícios que soluções tecnológicas podem trazer. Por isso, o uso de abordagens pedagógicas, como Taxanomia de Bloom e Avaliação Formativa, juntamente com técnicas de gamificação, como o Octalysis, podem ser utilizados para desenvolver uma solução tecnológica que contemple este público. O presente trabalho tem por objetivo projetar e desenvolver um software para auxiliar o ensino e aprendizado de matemática para crianças em sala de aula. Entre os resultados obtidos, estão estão o projeto de gamificação no Octalysis, os tipos de questões e abordagem pedagógica a serem usadas, além do próprio software em funcionamento.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-29T13:15:22Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf: 3896296 bytes, checksum: b0ae6a61d158bbd54c4cde103340b384 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-04-02T13:46:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf: 3896296 bytes, checksum: b0ae6a61d158bbd54c4cde103340b384 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-02T13:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf: 3896296 bytes, checksum: b0ae6a61d158bbd54c4cde103340b384 (MD5)The usage of software has grown as computers become popular. There have emerged, both in academia and in the market, technological solutions for several areas, among them education. On the other hand, classroom teaching and learning continues to suffer from classical educational problems such as lack of student and teacher motivation and lack of clear educational goals. And although software supports learning across a range of disciplines and ages, children’s audiences, especially in mathematics, have been little contemplated with the benefits that technological solutions can bring. Therefore, the use of pedagogical approaches, such as Bloom’s Taxonomy and Formative Assessments, together with gamification techniques, such as Octalysis, can be used to develop a technological solution that contemplates this public. The present work aims to design and develop software to assist the teaching and learning of mathematics for children in the classroom. Among the results obtained are the design of gamification in Octalysis, the types of questions and pedagogical approach to be used, besides the software itself in operation.Engenharia de softwareSoftware - desenvolvimentoGamificaçãoSoftware gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-04-02T13:46:57Z2018-04-02T13:46:57Z2017-12-08info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdfapplication/pdf3896296http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/1/2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdfb0ae6a61d158bbd54c4cde103340b384MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/197912018-04-02 10:46:57.773oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-04-02T13:46:57Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças |
title |
Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças |
spellingShingle |
Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças Santos, Leandro Alves Ferreira Engenharia de software Software - desenvolvimento Gamificação |
title_short |
Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças |
title_full |
Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças |
title_fullStr |
Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças |
title_full_unstemmed |
Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças |
title_sort |
Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças |
author |
Santos, Leandro Alves Ferreira |
author_facet |
Santos, Leandro Alves Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leandro Alves Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Sérgio Antônio Andrade de |
contributor_str_mv |
Freitas, Sérgio Antônio Andrade de |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de software Software - desenvolvimento Gamificação |
topic |
Engenharia de software Software - desenvolvimento Gamificação |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-02T13:46:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-02T13:46:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Leandro Alves Ferreira. Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19791 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Leandro Alves Ferreira. Software gamificado para auxílio ao ensino e aprendizagem de matemática para crianças. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/19791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/1/2017_LeandroAlvesFerreiraSantos_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19791/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0ae6a61d158bbd54c4cde103340b384 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493059204022272 |