Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Felipe Guimarães
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/17687
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
id UNB-2_6f57eb6fa5224998d52921515deaef7a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/17687
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Miranda, Felipe GuimarãesDias, Maria Amélia de PaulaMIRANDA, Felipe Guimarães. Gestão da responsabilidade socioambiental: a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/17687Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.Tornou-se necessário o desenvolvimento de práticas e políticas em organizações para incentivar novas maneiras de fazer negócios, afetando menos o meio ambiente e, por consequência, a sociedade. A responsabilidade socioambiental é de grande importância não só por esses benefícios, mas também pelo aspecto de competitividade perante a concorrência, em que determinada organização pode ter vantagem competitiva sobre a outra por causa de aspectos sustentáveis. A empresa X é um grande exemplo de organização que investe em práticas de cuidado ambiental. Desenvolveu diversos programas como coleta de lixo eletrônico, os cabides são reciclados e/ou reutilizados, introduziu diversas técnicas de produção de algodão orgânico, que é cultivado sem produtos químicos ou organismos geneticamente modificados. Para realizar este estudo, a revisão teórica comtemplou temas como sustentabilidade, marketing societal, comportamento do consumidor e setor de varejo de moda. A pesquisa pode ser classificada como descritiva, com realização de um estudo de campo, com questionário “fechado” como instrumento de pesquisa. A partir das respostas de uma amostra de 400 clientes das lojas X, em Brasília (DF), foi possível analisar o conhecimento dessas pessoas sobre o cuidado ambiental da loja e o impacto delas em seu comportamento como consumidor. Os resultados atestaram que esses clientes foram impactados positivamente por esse tipo de prática, assim como foi possível observar pontos destoantes com a teoria estudada. Como principal conclusão sugere-se que a empresa invista na divulgação de suas práticas sustentáveis e que seja mais aberta a estudos sobre atitudes comportamentais dos seus clientes quanto tais práticas.Submitted by Patricia Souza da Silva (patriciasilva@bce.unb.br) on 2017-08-03T11:31:41Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdf: 1008842 bytes, checksum: a0fab7f01cec7323c7deb4694403dc6d (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-08-04T17:55:41Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdf: 1008842 bytes, checksum: a0fab7f01cec7323c7deb4694403dc6d (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-04T17:55:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdf: 1008842 bytes, checksum: a0fab7f01cec7323c7deb4694403dc6d (MD5)Responsabilidade socioambientalMarketing societalSustentabilidadeConsumidores - comportamento de compraModaGestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-08-04T17:55:41Z2017-08-04T17:55:41Z2017-07-03info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdf2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdfapplication/pdf1008842http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/1/2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdfa0fab7f01cec7323c7deb4694403dc6dMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/176872018-11-09 08:18:27.842oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-11-09T10:18:27Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.
title Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.
spellingShingle Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.
Miranda, Felipe Guimarães
Responsabilidade socioambiental
Marketing societal
Sustentabilidade
Consumidores - comportamento de compra
Moda
title_short Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.
title_full Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.
title_fullStr Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.
title_full_unstemmed Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.
title_sort Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.
author Miranda, Felipe Guimarães
author_facet Miranda, Felipe Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Felipe Guimarães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Maria Amélia de Paula
contributor_str_mv Dias, Maria Amélia de Paula
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade socioambiental
Marketing societal
Sustentabilidade
Consumidores - comportamento de compra
Moda
topic Responsabilidade socioambiental
Marketing societal
Sustentabilidade
Consumidores - comportamento de compra
Moda
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-04T17:55:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-04T17:55:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIRANDA, Felipe Guimarães. Gestão da responsabilidade socioambiental: a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/17687
identifier_str_mv MIRANDA, Felipe Guimarães. Gestão da responsabilidade socioambiental: a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/17687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/1/2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a0fab7f01cec7323c7deb4694403dc6d
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493038663467008