Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/17687 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017. |
id |
UNB-2_6f57eb6fa5224998d52921515deaef7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/17687 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Miranda, Felipe GuimarãesDias, Maria Amélia de PaulaMIRANDA, Felipe Guimarães. Gestão da responsabilidade socioambiental: a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/17687Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.Tornou-se necessário o desenvolvimento de práticas e políticas em organizações para incentivar novas maneiras de fazer negócios, afetando menos o meio ambiente e, por consequência, a sociedade. A responsabilidade socioambiental é de grande importância não só por esses benefícios, mas também pelo aspecto de competitividade perante a concorrência, em que determinada organização pode ter vantagem competitiva sobre a outra por causa de aspectos sustentáveis. A empresa X é um grande exemplo de organização que investe em práticas de cuidado ambiental. Desenvolveu diversos programas como coleta de lixo eletrônico, os cabides são reciclados e/ou reutilizados, introduziu diversas técnicas de produção de algodão orgânico, que é cultivado sem produtos químicos ou organismos geneticamente modificados. Para realizar este estudo, a revisão teórica comtemplou temas como sustentabilidade, marketing societal, comportamento do consumidor e setor de varejo de moda. A pesquisa pode ser classificada como descritiva, com realização de um estudo de campo, com questionário “fechado” como instrumento de pesquisa. A partir das respostas de uma amostra de 400 clientes das lojas X, em Brasília (DF), foi possível analisar o conhecimento dessas pessoas sobre o cuidado ambiental da loja e o impacto delas em seu comportamento como consumidor. Os resultados atestaram que esses clientes foram impactados positivamente por esse tipo de prática, assim como foi possível observar pontos destoantes com a teoria estudada. Como principal conclusão sugere-se que a empresa invista na divulgação de suas práticas sustentáveis e que seja mais aberta a estudos sobre atitudes comportamentais dos seus clientes quanto tais práticas.Submitted by Patricia Souza da Silva (patriciasilva@bce.unb.br) on 2017-08-03T11:31:41Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdf: 1008842 bytes, checksum: a0fab7f01cec7323c7deb4694403dc6d (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-08-04T17:55:41Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdf: 1008842 bytes, checksum: a0fab7f01cec7323c7deb4694403dc6d (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-04T17:55:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdf: 1008842 bytes, checksum: a0fab7f01cec7323c7deb4694403dc6d (MD5)Responsabilidade socioambientalMarketing societalSustentabilidadeConsumidores - comportamento de compraModaGestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-08-04T17:55:41Z2017-08-04T17:55:41Z2017-07-03info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdf2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdfapplication/pdf1008842http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/1/2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdfa0fab7f01cec7323c7deb4694403dc6dMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/176872018-11-09 08:18:27.842oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-11-09T10:18:27Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. |
title |
Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. |
spellingShingle |
Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. Miranda, Felipe Guimarães Responsabilidade socioambiental Marketing societal Sustentabilidade Consumidores - comportamento de compra Moda |
title_short |
Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. |
title_full |
Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. |
title_fullStr |
Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. |
title_full_unstemmed |
Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. |
title_sort |
Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. |
author |
Miranda, Felipe Guimarães |
author_facet |
Miranda, Felipe Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Felipe Guimarães |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Maria Amélia de Paula |
contributor_str_mv |
Dias, Maria Amélia de Paula |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Responsabilidade socioambiental Marketing societal Sustentabilidade Consumidores - comportamento de compra Moda |
topic |
Responsabilidade socioambiental Marketing societal Sustentabilidade Consumidores - comportamento de compra Moda |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-04T17:55:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-04T17:55:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MIRANDA, Felipe Guimarães. Gestão da responsabilidade socioambiental: a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17687 |
identifier_str_mv |
MIRANDA, Felipe Guimarães. Gestão da responsabilidade socioambiental: a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/1/2017_FelipeGuimaraesMiranda_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17687/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a0fab7f01cec7323c7deb4694403dc6d 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493038663467008 |