A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tubaki, Micaela Lumi Maier
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Vanessa Cristina Goulart
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/8571
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
id UNB-2_848073f3aaaddd53bcd2dad4fe6f9c3a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/8571
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Tubaki, Micaela Lumi MaierLima, Vanessa Cristina GoulartDantas, Edmundo BrandãoTUBAKI, Micaela Lumi Maier; LIMA, Vanessa Cristina Goulart. A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo? 2014. 172 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/8571Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.Utilizando o conceito de Ponto de Virada, apresentado por Malcolm Gladwell (2009), o presente trabalho se propõe a estudar o mercado de lojas de departamento no Brasil com o recorte de duas marcas: as Lojas Riachuelo, de origem brasileira, e a Forever 21, empresa norteamericana que chegou ao país em março de 2014. A fim de estudar o Ponto de Virada que resultou no reposicionamento da marca Riachuelo e na chegada da Forever 21 no Brasil, utilizamos como base conceitos relacionados a tendências, branding, ponto de venda, entre outros. Também foi feito um levantamento histórico das duas empresas e uma pesquisa de campo em uma loja de cada marca. Percorrendo esse caminho, ao final do trabalho foi possível “desenhar” o Ponto de Virada investigado utilizando três fatores principais: o aumento no poder aquisitivo das classes sociais B e C, a expansão do consumo no Brasil e o crescimento do mercado de varejo do país.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-03T19:57:26Z No. of bitstreams: 1 2014_MicaelaTubaki_VanessaLima.pdf: 14548894 bytes, checksum: bc2a294a9e4b69569f8e684be4ac0cf1 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-07T21:12:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_MicaelaTubaki_VanessaLima.pdf: 14548894 bytes, checksum: bc2a294a9e4b69569f8e684be4ac0cf1 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-07T21:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_MicaelaTubaki_VanessaLima.pdf: 14548894 bytes, checksum: bc2a294a9e4b69569f8e684be4ac0cf1 (MD5)Lojas de departamentoRiachuelo (Loja de departamento)Forever 21 (Loja de departamento)Ponto de ViradaMarketingA chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-10-07T21:12:36Z2014-10-07T21:12:36Z2014-10-07T21:12:36Z2014-06-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_MicaelaTubaki_VanessaLima.pdf2014_MicaelaTubaki_VanessaLima.pdfapplication/pdf14548894http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8571/1/2014_MicaelaTubaki_VanessaLima.pdfbc2a294a9e4b69569f8e684be4ac0cf1MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8571/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8571/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8571/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8571/5/license.txtc5795923d12b77d2f9be0c191796e807MD5510483/85712014-10-07 18:12:36.526oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-10-07T21:12:36Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?
title A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?
spellingShingle A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?
Tubaki, Micaela Lumi Maier
Lojas de departamento
Riachuelo (Loja de departamento)
Forever 21 (Loja de departamento)
Ponto de Virada
Marketing
title_short A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?
title_full A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?
title_fullStr A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?
title_full_unstemmed A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?
title_sort A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo?
author Tubaki, Micaela Lumi Maier
author_facet Tubaki, Micaela Lumi Maier
Lima, Vanessa Cristina Goulart
author_role author
author2 Lima, Vanessa Cristina Goulart
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tubaki, Micaela Lumi Maier
Lima, Vanessa Cristina Goulart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Lojas de departamento
Riachuelo (Loja de departamento)
Forever 21 (Loja de departamento)
Ponto de Virada
Marketing
topic Lojas de departamento
Riachuelo (Loja de departamento)
Forever 21 (Loja de departamento)
Ponto de Virada
Marketing
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-10-07T21:12:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-07T21:12:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-07T21:12:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TUBAKI, Micaela Lumi Maier; LIMA, Vanessa Cristina Goulart. A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo? 2014. 172 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/8571
identifier_str_mv TUBAKI, Micaela Lumi Maier; LIMA, Vanessa Cristina Goulart. A chegada da Forever 21 no Brasil representa um Ponto de Virada no mercado das Lojas Riachuelo? 2014. 172 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/8571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8571/1/2014_MicaelaTubaki_VanessaLima.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8571/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8571/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8571/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/8571/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bc2a294a9e4b69569f8e684be4ac0cf1
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
c5795923d12b77d2f9be0c191796e807
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492944068280320