Guia de coleta de insumos criativos para branding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Bernnardo José Andrade e
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Nelson
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26660
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2019.
id UNB-2_8eac0fb9d59a81e01162f60dfe7b50ad
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/26660
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Alencar, Bernnardo José Andrade ePereira, NelsonRizzo, Wagner AntonioALENCAR, Bernnardo José Andrade e; PEREIRA, Nelson. Guia de coleta de insumos criativos para branding. 2019. 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26660Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2019.O presente trabalho tem como propósito potencializar o fortalecimento dos pequenos e microempreendedores brasileiros, auxiliando no fortalecimento de suas relações com seus públicos, ao propor um guia para coleta de insumos para o desenvolvimento de suas marcas. O objetivo é propiciar, ao pequeno negócio local, a base de marca necessária para se conectar mais profundamente com seu público e fidelizá-lo, vez que o pequeno e microempreendedor comumente não são amparados pela consultoria de grandes estruturas de comunicação. Para cumprir esse propósito de forma exponencial, deixando um legado para futuros negócios em nascimento, não bastaria uma intervenção pontual. Por isso, optamos pelo desenvolvimento de um guia de trabalho público, gratuito e colaborativo que se propõe a auxiliar profissionais de comunicação iniciantes no mercado de branding para fortalecimento das marcas de suas próprias localidades. O produto final é um Guia de Facilitação Criativa que propõe, através da perspectiva do Design Thinking e de seis ferramentas de cocriação com o cliente, uma jornada cronológica para a coleta de insumos criativos em processos de concepção de marcas.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-12-01T12:39:53Z No. of bitstreams: 2 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf: 4712035 bytes, checksum: a231afd46caec12c48c9d8bb85b4ee00 (MD5) 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf: 998220 bytes, checksum: a3edd90ee95193573a15fa97748a7a13 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-02-08T14:23:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf: 4712035 bytes, checksum: a231afd46caec12c48c9d8bb85b4ee00 (MD5) 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf: 998220 bytes, checksum: a3edd90ee95193573a15fa97748a7a13 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-08T14:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf: 4712035 bytes, checksum: a231afd46caec12c48c9d8bb85b4ee00 (MD5) 2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf: 998220 bytes, checksum: a3edd90ee95193573a15fa97748a7a13 (MD5)This paper aims to enhance the strengthening of small and micro entrepreneurs in Brazil, helping to strengthen their relations with their public by proposing a guide for the collection of inputs for the development of their brands. The goal is to provide small local businesses with the branding base they need to connect more deeply with and build loyalty to their audiences, as it does not rely on consulting large communications agencies. To fulfill this purpose exponentially, leaving a legacy for future business at birth, a one-time intervention would not be sufficient. For this reason, we have chosen to develop a free, collaborative and public work guide that aims to assist newcomers in the branding market in strengthening their own local brands. The final product is a Creative Facilitation Guide that proposes, through Design Thinking and six co-creation tools, a chronological journey to collect creative inputs in brand design processes.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMicro e pequenas empresasBranding (Marketing)Design ThinkingMarca - divulgação (Design)Identidade visualGuia de coleta de insumos criativos para brandinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-02-08T14:23:36Z2021-02-08T14:23:36Z2019-12-04porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/3/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD53ORIGINAL2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdfapplication/pdf4712035http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/1/2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdfa231afd46caec12c48c9d8bb85b4ee00MD512019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdfapplication/pdf998220http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/2/2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdfa3edd90ee95193573a15fa97748a7a13MD5210483/266602021-02-08 12:23:36.883oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-02-08T14:23:36Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Guia de coleta de insumos criativos para branding
title Guia de coleta de insumos criativos para branding
spellingShingle Guia de coleta de insumos criativos para branding
Alencar, Bernnardo José Andrade e
Micro e pequenas empresas
Branding (Marketing)
Design Thinking
Marca - divulgação (Design)
Identidade visual
title_short Guia de coleta de insumos criativos para branding
title_full Guia de coleta de insumos criativos para branding
title_fullStr Guia de coleta de insumos criativos para branding
title_full_unstemmed Guia de coleta de insumos criativos para branding
title_sort Guia de coleta de insumos criativos para branding
author Alencar, Bernnardo José Andrade e
author_facet Alencar, Bernnardo José Andrade e
Pereira, Nelson
author_role author
author2 Pereira, Nelson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Bernnardo José Andrade e
Pereira, Nelson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rizzo, Wagner Antonio
contributor_str_mv Rizzo, Wagner Antonio
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Micro e pequenas empresas
Branding (Marketing)
Design Thinking
Marca - divulgação (Design)
Identidade visual
topic Micro e pequenas empresas
Branding (Marketing)
Design Thinking
Marca - divulgação (Design)
Identidade visual
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Projeto final em Publicidade e Propaganda, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-08T14:23:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-08T14:23:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALENCAR, Bernnardo José Andrade e; PEREIRA, Nelson. Guia de coleta de insumos criativos para branding. 2019. 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/26660
identifier_str_mv ALENCAR, Bernnardo José Andrade e; PEREIRA, Nelson. Guia de coleta de insumos criativos para branding. 2019. 103 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/26660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/3/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/1/2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26660/2/2019_BernnardoAlecar_NelsonPereira_produto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
a231afd46caec12c48c9d8bb85b4ee00
a3edd90ee95193573a15fa97748a7a13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493136628776960