Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/20864 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018. |
id |
UNB-2_a511d012b483ce2dae978742cab96c59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/20864 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida ArnaudMoesch, Marutschka MartiniROSAL, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud. Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/20864Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018.Esta monografia investiga sobre o processo de promoção turística do Brasil como destino internacional realizado pela EMBRATUR nos últimos 15 anos. A análise crítica propõe uma superação das antigas formas de promoção a partir do branding e de como essa estratégia pode corroborar para uma promoção mais humanizadora do destino turístico Brasil. Como evidência foi utilizada a análise do Plano Aquarela 2020, implantado pela EMBRATUR. O trabalho buscou entender os processos do Branding: Placemaking, Place Branding e Nation Branding na busca de uma identidade para o destino turístico. Assim esta monografia tem como objetivo geral analisar os limites e possibilidades de uma imagem turística do Brasil por intermédio do branding, e placemaking, que permita uma identidade singular, para sua resposta foi escolhida a pesquisa qualitativa de profundidade descritiva/explicativa, pois possui análise documental, e observações de fatos, pelo pesquisador fazer parte da EMBRATUR, no papel de estagiário. Por fim, propõe um modelo-hipótese que agregue esses fatores, para que o Branding seja utilizado na estratégia de promoção do destino turístico no Brasil. A utilização desta técnica, permitirá um novo olhar sobre o destino, de forma mais humanizada, valorizando a cultura local e tornando-o mais competitivo.cSubmitted by Hebert Martins (heberth.martins@gmail.com) on 2018-10-23T12:24:43Z No. of bitstreams: 1 2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf: 1695089 bytes, checksum: 05931f65bf12508e51a0f09258f312ab (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-10-23T13:26:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf: 1695089 bytes, checksum: 05931f65bf12508e51a0f09258f312ab (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-23T13:26:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf: 1695089 bytes, checksum: 05931f65bf12508e51a0f09258f312ab (MD5)This monograph investigates the process of promoting Brazil as an international destination for EMBRATUR in the last 15 years. The critical analysis proposes an overcoming of the old forms of promotion from the branding and how this strategy can corroborate for a more humanizing promotion of the tourist destiny Brazil. As evidence was used the analysis of the Aquarela Plan 2020, implemented by EMBRATUR. The work sought to understand the processes of Branding: Placemaking, Place Branding and Nation Branding in the search of an identity for the tourist destination. Thus this monograph aims to analyze the limits and possibilities of a tourist image of Brazil through branding, and placemaking, which allows a unique identity, for its answer was chosen the qualitative research of descriptive / explanatory depth, since it has documental analysis, and observations of facts, by the researcher to be part of EMBRATUR, in the role of trainee. Finally, it proposes a hypothesis model that aggregates these factors, so that Branding is used in the strategy of promotion of the tourist destination in Brazil. The use of this technique, will allow a new look at the destination, in a more humanized way, valuing the local culture and making it more competitive.Branding (Marketing)EMBRATURTurismoNovas estratégias na política promocional para o turismo brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-10-23T13:26:09Z2018-10-23T13:26:09Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20864/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdfapplication/pdf1695089http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20864/1/2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf05931f65bf12508e51a0f09258f312abMD5110483/208642018-10-23 10:26:09.634oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-10-23T13:26:09Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro |
title |
Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro |
spellingShingle |
Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud Branding (Marketing) EMBRATUR Turismo |
title_short |
Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro |
title_full |
Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro |
title_fullStr |
Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro |
title_full_unstemmed |
Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro |
title_sort |
Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro |
author |
Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud |
author_facet |
Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moesch, Marutschka Martini |
contributor_str_mv |
Moesch, Marutschka Martini |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Branding (Marketing) EMBRATUR Turismo |
topic |
Branding (Marketing) EMBRATUR Turismo |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-23T13:26:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-23T13:26:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSAL, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud. Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20864 |
identifier_str_mv |
ROSAL, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud. Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20864/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20864/1/2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 05931f65bf12508e51a0f09258f312ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493070178418688 |