Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/20864
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018.
id UNB-2_a511d012b483ce2dae978742cab96c59
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/20864
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida ArnaudMoesch, Marutschka MartiniROSAL, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud. Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/20864Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018.Esta monografia investiga sobre o processo de promoção turística do Brasil como destino internacional realizado pela EMBRATUR nos últimos 15 anos. A análise crítica propõe uma superação das antigas formas de promoção a partir do branding e de como essa estratégia pode corroborar para uma promoção mais humanizadora do destino turístico Brasil. Como evidência foi utilizada a análise do Plano Aquarela 2020, implantado pela EMBRATUR. O trabalho buscou entender os processos do Branding: Placemaking, Place Branding e Nation Branding na busca de uma identidade para o destino turístico. Assim esta monografia tem como objetivo geral analisar os limites e possibilidades de uma imagem turística do Brasil por intermédio do branding, e placemaking, que permita uma identidade singular, para sua resposta foi escolhida a pesquisa qualitativa de profundidade descritiva/explicativa, pois possui análise documental, e observações de fatos, pelo pesquisador fazer parte da EMBRATUR, no papel de estagiário. Por fim, propõe um modelo-hipótese que agregue esses fatores, para que o Branding seja utilizado na estratégia de promoção do destino turístico no Brasil. A utilização desta técnica, permitirá um novo olhar sobre o destino, de forma mais humanizada, valorizando a cultura local e tornando-o mais competitivo.cSubmitted by Hebert Martins (heberth.martins@gmail.com) on 2018-10-23T12:24:43Z No. of bitstreams: 1 2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf: 1695089 bytes, checksum: 05931f65bf12508e51a0f09258f312ab (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-10-23T13:26:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf: 1695089 bytes, checksum: 05931f65bf12508e51a0f09258f312ab (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-23T13:26:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf: 1695089 bytes, checksum: 05931f65bf12508e51a0f09258f312ab (MD5)This monograph investigates the process of promoting Brazil as an international destination for EMBRATUR in the last 15 years. The critical analysis proposes an overcoming of the old forms of promotion from the branding and how this strategy can corroborate for a more humanizing promotion of the tourist destiny Brazil. As evidence was used the analysis of the Aquarela Plan 2020, implemented by EMBRATUR. The work sought to understand the processes of Branding: Placemaking, Place Branding and Nation Branding in the search of an identity for the tourist destination. Thus this monograph aims to analyze the limits and possibilities of a tourist image of Brazil through branding, and placemaking, which allows a unique identity, for its answer was chosen the qualitative research of descriptive / explanatory depth, since it has documental analysis, and observations of facts, by the researcher to be part of EMBRATUR, in the role of trainee. Finally, it proposes a hypothesis model that aggregates these factors, so that Branding is used in the strategy of promotion of the tourist destination in Brazil. The use of this technique, will allow a new look at the destination, in a more humanized way, valuing the local culture and making it more competitive.Branding (Marketing)EMBRATURTurismoNovas estratégias na política promocional para o turismo brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-10-23T13:26:09Z2018-10-23T13:26:09Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20864/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdfapplication/pdf1695089http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20864/1/2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf05931f65bf12508e51a0f09258f312abMD5110483/208642018-10-23 10:26:09.634oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-10-23T13:26:09Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro
title Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro
spellingShingle Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro
Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud
Branding (Marketing)
EMBRATUR
Turismo
title_short Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro
title_full Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro
title_fullStr Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro
title_full_unstemmed Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro
title_sort Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro
author Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud
author_facet Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosal, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moesch, Marutschka Martini
contributor_str_mv Moesch, Marutschka Martini
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Branding (Marketing)
EMBRATUR
Turismo
topic Branding (Marketing)
EMBRATUR
Turismo
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-23T13:26:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-23T13:26:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSAL, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud. Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/20864
identifier_str_mv ROSAL, Tiago Filipe Castro Almeida Arnaud. Novas estratégias na política promocional para o turismo brasileiro. 2018. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/20864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20864/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20864/1/2018_TiagoFilipeCastroAlmeidaArnaudRosal_tcc_.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
05931f65bf12508e51a0f09258f312ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493070178418688