Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia de Sousa da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/12934
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2014.
id UNB-2_10743cb0b8e2d81c7d05ce9a00393e3d
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/12934
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Patrícia de Sousa daHümmel, Fernanda de CastroTasso, João Paulo FariaSILVA, Patrícia de Sousa da. Marketing turístico internacional: uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela. 2014. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/12934Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2014.O fluxo de turistas estrangeiros no Brasil cresceu a partir da promoção internacional do país, porém, nem sempre as estratégias adotadas foram eficazes e acabaram não gerando os resultados esperados. A mudança das estratégias de promoção, observando os cinco segmentos turísticos (sol e praia, ecoturismo, cultura, esporte e negócios e eventos), e selecionando os produtos brasileiros a serem inseridos de forma estratégica, ampliou o número de mercados que o país poderia atingir. O objetivo deste trabalho foi descrever as estratégias governamentais de promoção e de marketing internacional do Brasil como destino turístico. Para isso, este trabalho dividiu-se em três partes. A primeira parte tratou-se de uma análise do conteúdo histórico-evolutivo de criação do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A segunda expôs as estratégias de promoção adotadas no decorrer do processo de inserção do país no mercado externo. Na terceira parte foram apresentadas a estrutura metodológica (análise exploratória e descritiva, e entrevista semiestruturada) de realização do trabalho e a discussão dos resultados alcançados. ______________________________________________________________________ ABSTRACTThe flow of foreign tourists in Brazil grew from the international promotion of the country, however, the strategies adopted have not always been of great value and it was not yielding the expected results. The change of promotion strategies by observing the five segments of interest (sun and beach, ecotourism, culture, sports and business and events) and selecting the brazilians products that would be strategically inserted increased the amount of countries that Brazil could achieve. The aim of this study was describe the promotion strategies that were used to promote Brazil in the foreign market as an tourism destination. This monograph was divided into three parts. The first part was an analysis of the historical evolution of Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR). The second part exposed the promotion strategies adopted in the process of inserting the country in international market. The third part were evidenced the results achieved through the defined strategies.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-04-26T12:18:12Z No. of bitstreams: 1 2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf: 953630 bytes, checksum: 31434eb5381db5cbb7dcbf42318a24a1 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2016-04-26T12:19:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf: 953630 bytes, checksum: 31434eb5381db5cbb7dcbf42318a24a1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-26T12:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf: 953630 bytes, checksum: 31434eb5381db5cbb7dcbf42318a24a1 (MD5)EMBRATURTurismo e EstadoTurismo - marketingMarketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-04-26T12:19:10Z2016-04-26T12:19:10Z2016-04-26T12:19:10Z2014-12-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdfapplication/pdf953630http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/1/2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf31434eb5381db5cbb7dcbf42318a24a1MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1841http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/5/license.txt5c8e8a059584027a1854b6d3da6fbe05MD5510483/129342016-04-26 09:19:11.018oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-04-26T12:19:11Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela
title Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela
spellingShingle Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela
Silva, Patrícia de Sousa da
EMBRATUR
Turismo e Estado
Turismo - marketing
title_short Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela
title_full Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela
title_fullStr Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela
title_full_unstemmed Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela
title_sort Marketing turístico internacional : uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela
author Silva, Patrícia de Sousa da
author_facet Silva, Patrícia de Sousa da
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Hümmel, Fernanda de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia de Sousa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tasso, João Paulo Faria
contributor_str_mv Tasso, João Paulo Faria
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv EMBRATUR
Turismo e Estado
Turismo - marketing
topic EMBRATUR
Turismo e Estado
Turismo - marketing
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T12:19:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-26T12:19:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-26T12:19:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Patrícia de Sousa da. Marketing turístico internacional: uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela. 2014. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/12934
identifier_str_mv SILVA, Patrícia de Sousa da. Marketing turístico internacional: uma análise sobre as estratégias do Plano Aquarela. 2014. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/12934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/1/2014_PatriciaDeSousaDaSilva.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12934/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 31434eb5381db5cbb7dcbf42318a24a1
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
5c8e8a059584027a1854b6d3da6fbe05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907874517090304