O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Alessandra Galvão Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/3832
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, 2011.
id UNB-2_b9fe73022173612e906d75268467ff93
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/3832
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Brandão, Alessandra Galvão TeixeiraAbreu, Maria Fernanda Dangelo ValentimBRANDÃO, Alessandra Galvão Teixeira. O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna: o caso Sabin. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3832Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, 2011.Neste estudo, é possível analisar como o processo de adoção do endomarketing pode ser utilizado pelas empresas de forma estratégica, com a finalidade de fortalecer a comunicação interna e alcançar a melhoria nas relações com o público interno e um maior comprometimento de ambas as partes. A pesquisa, realizada no Laboratório Sabin, levantou dados a respeito do processo de comunicação interna e endomarketing adotados pela instituição, e os resultados obtidos confirmam a necessidade da organização ter orientação para o cliente interno, entendendo que uma comunicação fortalecida é fundamental para a busca da vantagem competitiva. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this study, it is possible to analyze how the process of adoption of endomarketing can be used by companies in a strategic way in order to sthrengthen its internal communications and achieve improved relations with its internal public and a greater level of commitment of both parts. This research, conducted in the Laboratório Sabin, gathered data about the internal communications and internal marketing adopetd by the company. The outcomes confirm the need of the organization to have an internal customer orientation, undestanding that a strengthened communication is essential to the pursuit of competitive advantage.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-09-24T22:49:42Z No. of bitstreams: 1 2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf: 293744 bytes, checksum: 7774775d35d7f38d6f12ed8b2648375d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-09-25T14:04:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf: 293744 bytes, checksum: 7774775d35d7f38d6f12ed8b2648375d (MD5)Made available in DSpace on 2012-09-25T14:04:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf: 293744 bytes, checksum: 7774775d35d7f38d6f12ed8b2648375d (MD5)EndomarketingComunicação nas organizaçõesO endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-09-25T14:04:01Z2012-09-25T14:04:01Z2012-09-25T14:04:01Z2011-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdfapplication/pdf293744http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/1/2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf7774775d35d7f38d6f12ed8b2648375dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/2/license.txt21f8c70e8fe316b33be35b820b0cb359MD52TEXT2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf.txt2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf.txttext/plain80738http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/3/2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf.txt9805c9c85aa8fb23edde5b89a465ed9cMD5310483/38322012-10-25 23:56:55.81oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-10-26T01:56:55Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin
title O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin
spellingShingle O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin
Brandão, Alessandra Galvão Teixeira
Endomarketing
Comunicação nas organizações
title_short O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin
title_full O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin
title_fullStr O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin
title_full_unstemmed O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin
title_sort O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin
author Brandão, Alessandra Galvão Teixeira
author_facet Brandão, Alessandra Galvão Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Alessandra Galvão Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
contributor_str_mv Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Endomarketing
Comunicação nas organizações
topic Endomarketing
Comunicação nas organizações
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-25T14:04:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-25T14:04:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-25T14:04:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRANDÃO, Alessandra Galvão Teixeira. O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna: o caso Sabin. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/3832
identifier_str_mv BRANDÃO, Alessandra Galvão Teixeira. O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna: o caso Sabin. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/3832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/1/2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/3/2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7774775d35d7f38d6f12ed8b2648375d
21f8c70e8fe316b33be35b820b0cb359
9805c9c85aa8fb23edde5b89a465ed9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492897928839168