O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/3832 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, 2011. |
id |
UNB-2_b9fe73022173612e906d75268467ff93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/3832 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Brandão, Alessandra Galvão TeixeiraAbreu, Maria Fernanda Dangelo ValentimBRANDÃO, Alessandra Galvão Teixeira. O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna: o caso Sabin. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/3832Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, 2011.Neste estudo, é possível analisar como o processo de adoção do endomarketing pode ser utilizado pelas empresas de forma estratégica, com a finalidade de fortalecer a comunicação interna e alcançar a melhoria nas relações com o público interno e um maior comprometimento de ambas as partes. A pesquisa, realizada no Laboratório Sabin, levantou dados a respeito do processo de comunicação interna e endomarketing adotados pela instituição, e os resultados obtidos confirmam a necessidade da organização ter orientação para o cliente interno, entendendo que uma comunicação fortalecida é fundamental para a busca da vantagem competitiva. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this study, it is possible to analyze how the process of adoption of endomarketing can be used by companies in a strategic way in order to sthrengthen its internal communications and achieve improved relations with its internal public and a greater level of commitment of both parts. This research, conducted in the Laboratório Sabin, gathered data about the internal communications and internal marketing adopetd by the company. The outcomes confirm the need of the organization to have an internal customer orientation, undestanding that a strengthened communication is essential to the pursuit of competitive advantage.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-09-24T22:49:42Z No. of bitstreams: 1 2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf: 293744 bytes, checksum: 7774775d35d7f38d6f12ed8b2648375d (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-09-25T14:04:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf: 293744 bytes, checksum: 7774775d35d7f38d6f12ed8b2648375d (MD5)Made available in DSpace on 2012-09-25T14:04:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf: 293744 bytes, checksum: 7774775d35d7f38d6f12ed8b2648375d (MD5)EndomarketingComunicação nas organizaçõesO endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-09-25T14:04:01Z2012-09-25T14:04:01Z2012-09-25T14:04:01Z2011-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdfapplication/pdf293744http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/1/2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf7774775d35d7f38d6f12ed8b2648375dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/2/license.txt21f8c70e8fe316b33be35b820b0cb359MD52TEXT2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf.txt2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf.txttext/plain80738http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/3/2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf.txt9805c9c85aa8fb23edde5b89a465ed9cMD5310483/38322012-10-25 23:56:55.81oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-10-26T01:56:55Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin |
title |
O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin |
spellingShingle |
O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin Brandão, Alessandra Galvão Teixeira Endomarketing Comunicação nas organizações |
title_short |
O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin |
title_full |
O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin |
title_fullStr |
O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin |
title_full_unstemmed |
O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin |
title_sort |
O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna : o caso Sabin |
author |
Brandão, Alessandra Galvão Teixeira |
author_facet |
Brandão, Alessandra Galvão Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Alessandra Galvão Teixeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
contributor_str_mv |
Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Endomarketing Comunicação nas organizações |
topic |
Endomarketing Comunicação nas organizações |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-25T14:04:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-09-25T14:04:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-25T14:04:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRANDÃO, Alessandra Galvão Teixeira. O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna: o caso Sabin. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3832 |
identifier_str_mv |
BRANDÃO, Alessandra Galvão Teixeira. O endomarketing como estratégia para o fortalecimento da comunicação interna: o caso Sabin. 2011. 58 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/3832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/1/2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/3832/3/2011_AlessandraGalvaoTeixeiraBrandao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7774775d35d7f38d6f12ed8b2648375d 21f8c70e8fe316b33be35b820b0cb359 9805c9c85aa8fb23edde5b89a465ed9c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492897928839168 |