Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mirian C. Barreto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/397
http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.397
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.
id UNB-2_d8e4a58f245eae36b783ef9fb0902163
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/397
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Alves, Mirian C. BarretoPontes, ShirleyALVES, Mirian C. Barreto. Atendimento ao cliente nas empresas aéreas: o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário. 2005. 87 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.http://bdm.unb.br/handle/10483/397http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.397Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.Com esta pesquisa pretendeu-se consolidar a percepção da autora de como o mercado, devido à acirrada concorrência, exige cada vez mais diferenciais, principalmente no que se refere aos serviços de transporte aéreo. Objetiva analisar se os clientes percebem o atendimento como fator principal de diferenciação de um produto e/ou serviço em relação aos demais. O estudo inclui a revisão da literatura relacionada à utilização do Marketing de Serviços nas empresas prestadoras de serviços, para que as mesmas possam conhecer, entender e, posteriormente, oferecer seus produtos conforme as necessidades e desejos dos seus clientes e possibilita que atinjam suas expectativas. No caso o objeto de estudo é a uma companhia aérea: a Viação Aérea Rio Grandense - VARIG. Como é uma empresa aérea de atuação nacional e internacional, resolvemos delimitar a área de pesquisa para as bases existentes em Brasília e Recife devido às condições propícias oferecidas para a realização do estudo visando, assim, uma maior abrangência e credibilidade à pesquisa. A pesquisa de campo foi através da aplicação de questionários aos passageiros, e objetiva não só ouvir suas opiniões sobre o atendimento oferecido, mas verificar quais as sugestões de melhoria dos serviços oferecidos pela companhia aérea Varig, e a possibilidade de criar um diferencial no atendimento que seja capaz de fidelizar o cliente. Após a análise dos dados da pesquisa, se constata que: em geral a maioria os clientes está satisfeita com o atendimento prestado no check-in da Varig nos aeroportos de Brasília e Recife, mas têm pouca tolerância diante de situações desgastantes nas relações de balcão com os funcionários, principalmente quando não são bem atendidos. Apesar das pessoas têm necessidades diferentes, as expectativas de um atendimento diferenciado são comuns à maioria, e as empresas que perceberem que podem ganhar clientes nesse cenário, tendem a se destacar no mercado competitivo dos dias atuais.Submitted by Luis Felipe Souza Silva (luis@bce.unb.br) on 2009-07-15T17:54:54Z No. of bitstreams: 1 2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf: 2308591 bytes, checksum: 3736ecf4fc99e277710d5a5101d13b96 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-07-15T18:33:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf: 2308591 bytes, checksum: 3736ecf4fc99e277710d5a5101d13b96 (MD5)Made available in DSpace on 2009-07-15T18:33:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf: 2308591 bytes, checksum: 3736ecf4fc99e277710d5a5101d13b96 (MD5) Previous issue date: 2005-10Marketing de serviçosQualidade nos serviçosAeronáutica comercialQualidade no atendimentoAtendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-07-15T18:33:07Z2009-07-15T18:33:07Z2009-07-15T18:33:07Z2005-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdfapplication/pdf2308591http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/1/2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf3736ecf4fc99e277710d5a5101d13b96MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1842http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/2/license.txtb50e0a69cf4c23f4c3d163fa45ae83b7MD52TEXT2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf.txt2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf.txttext/plain143157http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/3/2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf.txtf3179ffdb2bfeb86c6fa9f67a99c40faMD5310483/3972019-09-11 09:13:51.467oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-09-11T12:13:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário
title Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário
spellingShingle Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário
Alves, Mirian C. Barreto
Marketing de serviços
Qualidade nos serviços
Aeronáutica comercial
Qualidade no atendimento
title_short Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário
title_full Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário
title_fullStr Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário
title_full_unstemmed Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário
title_sort Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário
author Alves, Mirian C. Barreto
author_facet Alves, Mirian C. Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mirian C. Barreto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pontes, Shirley
contributor_str_mv Pontes, Shirley
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Marketing de serviços
Qualidade nos serviços
Aeronáutica comercial
Qualidade no atendimento
topic Marketing de serviços
Qualidade nos serviços
Aeronáutica comercial
Qualidade no atendimento
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.
publishDate 2005
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2005-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-07-15T18:33:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-07-15T18:33:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07-15T18:33:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Mirian C. Barreto. Atendimento ao cliente nas empresas aéreas: o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário. 2005. 87 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/397
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.397
identifier_str_mv ALVES, Mirian C. Barreto. Atendimento ao cliente nas empresas aéreas: o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário. 2005. 87 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/397
http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/1/2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/3/2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3736ecf4fc99e277710d5a5101d13b96
b50e0a69cf4c23f4c3d163fa45ae83b7
f3179ffdb2bfeb86c6fa9f67a99c40fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492863848022016