Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/397 http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.397 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005. |
id |
UNB-2_d8e4a58f245eae36b783ef9fb0902163 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/397 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Alves, Mirian C. BarretoPontes, ShirleyALVES, Mirian C. Barreto. Atendimento ao cliente nas empresas aéreas: o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário. 2005. 87 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.http://bdm.unb.br/handle/10483/397http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.397Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005.Com esta pesquisa pretendeu-se consolidar a percepção da autora de como o mercado, devido à acirrada concorrência, exige cada vez mais diferenciais, principalmente no que se refere aos serviços de transporte aéreo. Objetiva analisar se os clientes percebem o atendimento como fator principal de diferenciação de um produto e/ou serviço em relação aos demais. O estudo inclui a revisão da literatura relacionada à utilização do Marketing de Serviços nas empresas prestadoras de serviços, para que as mesmas possam conhecer, entender e, posteriormente, oferecer seus produtos conforme as necessidades e desejos dos seus clientes e possibilita que atinjam suas expectativas. No caso o objeto de estudo é a uma companhia aérea: a Viação Aérea Rio Grandense - VARIG. Como é uma empresa aérea de atuação nacional e internacional, resolvemos delimitar a área de pesquisa para as bases existentes em Brasília e Recife devido às condições propícias oferecidas para a realização do estudo visando, assim, uma maior abrangência e credibilidade à pesquisa. A pesquisa de campo foi através da aplicação de questionários aos passageiros, e objetiva não só ouvir suas opiniões sobre o atendimento oferecido, mas verificar quais as sugestões de melhoria dos serviços oferecidos pela companhia aérea Varig, e a possibilidade de criar um diferencial no atendimento que seja capaz de fidelizar o cliente. Após a análise dos dados da pesquisa, se constata que: em geral a maioria os clientes está satisfeita com o atendimento prestado no check-in da Varig nos aeroportos de Brasília e Recife, mas têm pouca tolerância diante de situações desgastantes nas relações de balcão com os funcionários, principalmente quando não são bem atendidos. Apesar das pessoas têm necessidades diferentes, as expectativas de um atendimento diferenciado são comuns à maioria, e as empresas que perceberem que podem ganhar clientes nesse cenário, tendem a se destacar no mercado competitivo dos dias atuais.Submitted by Luis Felipe Souza Silva (luis@bce.unb.br) on 2009-07-15T17:54:54Z No. of bitstreams: 1 2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf: 2308591 bytes, checksum: 3736ecf4fc99e277710d5a5101d13b96 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-07-15T18:33:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf: 2308591 bytes, checksum: 3736ecf4fc99e277710d5a5101d13b96 (MD5)Made available in DSpace on 2009-07-15T18:33:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf: 2308591 bytes, checksum: 3736ecf4fc99e277710d5a5101d13b96 (MD5) Previous issue date: 2005-10Marketing de serviçosQualidade nos serviçosAeronáutica comercialQualidade no atendimentoAtendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2009-07-15T18:33:07Z2009-07-15T18:33:07Z2009-07-15T18:33:07Z2005-10info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdfapplication/pdf2308591http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/1/2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf3736ecf4fc99e277710d5a5101d13b96MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1842http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/2/license.txtb50e0a69cf4c23f4c3d163fa45ae83b7MD52TEXT2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf.txt2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf.txttext/plain143157http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/3/2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf.txtf3179ffdb2bfeb86c6fa9f67a99c40faMD5310483/3972019-09-11 09:13:51.467oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-09-11T12:13:51Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário |
title |
Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário |
spellingShingle |
Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário Alves, Mirian C. Barreto Marketing de serviços Qualidade nos serviços Aeronáutica comercial Qualidade no atendimento |
title_short |
Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário |
title_full |
Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário |
title_fullStr |
Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário |
title_full_unstemmed |
Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário |
title_sort |
Atendimento ao cliente nas empresas aéreas : o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário |
author |
Alves, Mirian C. Barreto |
author_facet |
Alves, Mirian C. Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mirian C. Barreto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pontes, Shirley |
contributor_str_mv |
Pontes, Shirley |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de serviços Qualidade nos serviços Aeronáutica comercial Qualidade no atendimento |
topic |
Marketing de serviços Qualidade nos serviços Aeronáutica comercial Qualidade no atendimento |
description |
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2005. |
publishDate |
2005 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2005-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-07-15T18:33:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-07-15T18:33:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-07-15T18:33:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Mirian C. Barreto. Atendimento ao cliente nas empresas aéreas: o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário. 2005. 87 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/397 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.397 |
identifier_str_mv |
ALVES, Mirian C. Barreto. Atendimento ao cliente nas empresas aéreas: o marketing de serviços e as relações de balcão entre o passageiro e o funcionário. 2005. 87 f. Monografia (Especialização em Consultoria em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/397 http://dx.doi.org/10.26512/2005.10.TCC.397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/1/2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/397/3/2005_MirianCristinaBarretoAlves.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3736ecf4fc99e277710d5a5101d13b96 b50e0a69cf4c23f4c3d163fa45ae83b7 f3179ffdb2bfeb86c6fa9f67a99c40fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492863848022016 |