A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Adriana Cardoso de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Xatara, Claudia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27359
Resumo: Teaching vocabulary at the Elementary and Junior High School levels is unfortunately still an issue that has not been dealt with in sufficient detail, since many pedagogical materials available on the market give priority to reading comprehension and grammar instead of vocabulary in different contexts. Even pocket dictionaries, tools which should be constantly used in the classroom, are barely used. The purpose of this study was to review and discuss the theoretical contributions of Lexicography and Lexicology, analyze so-called school dictionaries as to how appropriate they are for use at these levels, and suggest methodological strategies to improve students’ vocabulary.
id UNB-30_45fb09c6c7f608149ffbd295a3593786
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27359
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTALdictionaryvocabulary teachingelementary schooljunior high schooldicionárioensino do léxicoensino fundamentalTeaching vocabulary at the Elementary and Junior High School levels is unfortunately still an issue that has not been dealt with in sufficient detail, since many pedagogical materials available on the market give priority to reading comprehension and grammar instead of vocabulary in different contexts. Even pocket dictionaries, tools which should be constantly used in the classroom, are barely used. The purpose of this study was to review and discuss the theoretical contributions of Lexicography and Lexicology, analyze so-called school dictionaries as to how appropriate they are for use at these levels, and suggest methodological strategies to improve students’ vocabulary.Este trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma muito pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos e o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com esse contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes dicionários chamados escolares, discutindo sua adequação para esse fim, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27359Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 6 No. 2 (2007): Dictionary use; 15-32Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 6 n. 2 (2007): Uso de dicionários; 15-322237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27359/24306Copyright (c) 2007 Revista Horizontes de Linguistica Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Adriana Cardoso deXatara, Claudia Maria2020-04-16T21:45:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27359Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:26.730582Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Moraes, Adriana Cardoso de
dictionary
vocabulary teaching
elementary school
junior high school
dicionário
ensino do léxico
ensino fundamental
title_short A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A UTILIZAÇÃO DE DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Moraes, Adriana Cardoso de
author_facet Moraes, Adriana Cardoso de
Xatara, Claudia Maria
author_role author
author2 Xatara, Claudia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Adriana Cardoso de
Xatara, Claudia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv dictionary
vocabulary teaching
elementary school
junior high school
dicionário
ensino do léxico
ensino fundamental
topic dictionary
vocabulary teaching
elementary school
junior high school
dicionário
ensino do léxico
ensino fundamental
description Teaching vocabulary at the Elementary and Junior High School levels is unfortunately still an issue that has not been dealt with in sufficient detail, since many pedagogical materials available on the market give priority to reading comprehension and grammar instead of vocabulary in different contexts. Even pocket dictionaries, tools which should be constantly used in the classroom, are barely used. The purpose of this study was to review and discuss the theoretical contributions of Lexicography and Lexicology, analyze so-called school dictionaries as to how appropriate they are for use at these levels, and suggest methodological strategies to improve students’ vocabulary.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27359
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/27359/24306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 6 No. 2 (2007): Dictionary use; 15-32
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 6 n. 2 (2007): Uso de dicionários; 15-32
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344328065024