Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36467 https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270 http://orcid.org/0000-0003-1306-6976 http://orcid.org/0000-0002-4899-5209 http://orcid.org/0000-0002-4566-3217 |
Resumo: | Objetivo: Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar. Método: Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Resultados: Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06). Conclusão e implicações para a prática: O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria. |
id |
UNB_037e7a57da54ddd213ab013224d37c10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36467 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionalsEfecto de la simulación realística combinada a la teoría en la autoconfianza y satisfacción de profesionales de enfermeríaEfeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagemEnfermagem - treinamentoSatisfação no trabalhoConfiançaObjetivo: Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar. Método: Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Resultados: Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06). Conclusão e implicações para a prática: O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria.Objective: To compare the effect of the use of the simulation strategy combined to theory with the simulation, per se, on the gain of self-confidence in nursing professionals during the management of the patient in cardiopulmonary arrest. Method: Quasi-experimental study with pre and post-tests, quantitative approach. Convenience sample composed of 53 professionals, divided into a control and experimental groups. The strategy was the intervention. A structured questionnaire and the satisfaction and self-confidence scale were used for data collection. Results with p≤0.05 were considered significant. Results: Professionals were predominantly young (33.2 ± 6.5 years) and females (84.9%). In the experimental group there was no significant difference (p=0.1 vs p=0.4), but self-confidence increased significantly among the professionals in the experimental group in relation to the control (p=0.007 vs p=0.06). Conclusion: The level of self-confidence of the nursing professionals for patient care in cardiopulmonary arrest improved significantly after using the combined simulation theory.Objetivo: Comparar el efecto del empleo de la estrategia de simulación combinada a la teoría con simulación, per se, en la obtención de autoconfianza en profesionales de enfermería durante el manejo del paciente en parada cardiopulmonar. Método: Estudio casi-experimental con pre/post-tests, abordaje cuantitativo. Muestra de conveniencia compuesta de 53 profesionales de enfermería, divididos en grupo control y experimental. La estrategia fue la intervención. Recolección de datos a través de cuestionario estructurado y escala de satisfacción y autoconfianza en aprendizaje. Considerados significativos resultados con p≤0,05. Resultados: Profesionales predominantemente jóvenes (33,2 ± 6,5 años). En el grupo experimental no hubo diferencia significativa (p=0,1 vs p=0,4), pero la autoconfianza aumentó significativamente entre profesionales del grupo experimental comparado al control (p=0,007 vs p=0,06). Conclusión e implicaciones para la práctica: El nivel de autoconfianza de los profesionales de enfermería para atención al paciente en paro cardiopulmonar mejoró después de la simulación combinada a la teoría.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Enfermagem (FCE-ENF)Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-24T10:31:06Z2020-01-24T10:31:06Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 21 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 20 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36467https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270http://orcid.org/0000-0003-1306-6976http://orcid.org/0000-0002-4899-5209http://orcid.org/0000-0002-4566-3217engpor(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, Hanna Clara TeixeiraSantana, Breno de SousaMagro, Marcia Cristina da Silvareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T20:25:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/36467Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T20:25:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals Efecto de la simulación realística combinada a la teoría en la autoconfianza y satisfacción de profesionales de enfermería Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem |
title |
Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals |
spellingShingle |
Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals Mesquita, Hanna Clara Teixeira Enfermagem - treinamento Satisfação no trabalho Confiança |
title_short |
Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals |
title_full |
Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals |
title_fullStr |
Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals |
title_full_unstemmed |
Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals |
title_sort |
Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals |
author |
Mesquita, Hanna Clara Teixeira |
author_facet |
Mesquita, Hanna Clara Teixeira Santana, Breno de Sousa Magro, Marcia Cristina da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Breno de Sousa Magro, Marcia Cristina da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Hanna Clara Teixeira Santana, Breno de Sousa Magro, Marcia Cristina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem - treinamento Satisfação no trabalho Confiança |
topic |
Enfermagem - treinamento Satisfação no trabalho Confiança |
description |
Objetivo: Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar. Método: Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Resultados: Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06). Conclusão e implicações para a prática: O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:31:06Z 2020-01-24T10:31:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 21 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 20 maio 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36467 https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270 http://orcid.org/0000-0003-1306-6976 http://orcid.org/0000-0002-4899-5209 http://orcid.org/0000-0002-4566-3217 |
identifier_str_mv |
MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 21 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 20 maio 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36467 https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270 http://orcid.org/0000-0003-1306-6976 http://orcid.org/0000-0002-4899-5209 http://orcid.org/0000-0002-4566-3217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508310775201792 |