Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Hanna Clara Teixeira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santana, Breno de Sousa, Magro, Marcia Cristina da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36467
https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270
http://orcid.org/0000-0003-1306-6976
http://orcid.org/0000-0002-4899-5209
http://orcid.org/0000-0002-4566-3217
Resumo: Objetivo: Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar. Método: Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Resultados: Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06). Conclusão e implicações para a prática: O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria.
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spelling Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionalsEfecto de la simulación realística combinada a la teoría en la autoconfianza y satisfacción de profesionales de enfermeríaEfeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagemEnfermagem - treinamentoSatisfação no trabalhoConfiançaObjetivo: Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar. Método: Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Resultados: Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06). Conclusão e implicações para a prática: O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria.Objective: To compare the effect of the use of the simulation strategy combined to theory with the simulation, per se, on the gain of self-confidence in nursing professionals during the management of the patient in cardiopulmonary arrest. Method: Quasi-experimental study with pre and post-tests, quantitative approach. Convenience sample composed of 53 professionals, divided into a control and experimental groups. The strategy was the intervention. A structured questionnaire and the satisfaction and self-confidence scale were used for data collection. Results with p≤0.05 were considered significant. Results: Professionals were predominantly young (33.2 ± 6.5 years) and females (84.9%). In the experimental group there was no significant difference (p=0.1 vs p=0.4), but self-confidence increased significantly among the professionals in the experimental group in relation to the control (p=0.007 vs p=0.06). Conclusion: The level of self-confidence of the nursing professionals for patient care in cardiopulmonary arrest improved significantly after using the combined simulation theory.Objetivo: Comparar el efecto del empleo de la estrategia de simulación combinada a la teoría con simulación, per se, en la obtención de autoconfianza en profesionales de enfermería durante el manejo del paciente en parada cardiopulmonar. Método: Estudio casi-experimental con pre/post-tests, abordaje cuantitativo. Muestra de conveniencia compuesta de 53 profesionales de enfermería, divididos en grupo control y experimental. La estrategia fue la intervención. Recolección de datos a través de cuestionario estructurado y escala de satisfacción y autoconfianza en aprendizaje. Considerados significativos resultados con p≤0,05. Resultados: Profesionales predominantemente jóvenes (33,2 ± 6,5 años). En el grupo experimental no hubo diferencia significativa (p=0,1 vs p=0,4), pero la autoconfianza aumentó significativamente entre profesionales del grupo experimental comparado al control (p=0,007 vs p=0,06). Conclusión e implicaciones para la práctica: El nivel de autoconfianza de los profesionales de enfermería para atención al paciente en paro cardiopulmonar mejoró después de la simulación combinada a la teoría.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Enfermagem (FCE-ENF)Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-24T10:31:06Z2020-01-24T10:31:06Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 21 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________MESQUITA, Hanna Clara Teixeira; SANTANA, Breno de Sousa; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, e20180270, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452019000100220. Acesso em: 20 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36467https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0270http://orcid.org/0000-0003-1306-6976http://orcid.org/0000-0002-4899-5209http://orcid.org/0000-0002-4566-3217engpor(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, Hanna Clara TeixeiraSantana, Breno de SousaMagro, Marcia Cristina da Silvareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T20:25:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/36467Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T20:25:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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