Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais

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Main Author: Matos, Daniela Rezende
Publication Date: 2006
Other Authors: Fleith, Denise de Souza
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UnB
Download full: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26758
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010
Summary: Este estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a criatividade e percepção do clima de sala de aula de alunos de escolas consideradas abertas, intermediárias e tradicionais. Participaram desta pesquisa 174 alunos, que cursavam a 4a série do ensino fundamental, de oito escolas particulares de Brasília. Os resultados indicaram diferenças significativas entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais somente em relação à fluência no subteste de criatividade Complementação de Figuras, bem como interação significativa entre gênero e tipo de escola em relação à dimensão originalidade no mesmo subteste. Em relação às medidas da percepção do clima de sala de aula, os resultados revelaram haver interação significativa somente entre gênero e tipo de escola para o fator Interesse do Aluno pela Aprendizagem.
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spelling Matos, Daniela RezendeFleith, Denise de Souza2017-12-07T04:45:46Z2017-12-07T04:45:46Z2006-06MATOS, Daniela Rezende; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 10, n. 1, p. 109-120, jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26758http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572006000100010Este estudo foi conduzido com o objetivo de investigar a criatividade e percepção do clima de sala de aula de alunos de escolas consideradas abertas, intermediárias e tradicionais. Participaram desta pesquisa 174 alunos, que cursavam a 4a série do ensino fundamental, de oito escolas particulares de Brasília. Os resultados indicaram diferenças significativas entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionais somente em relação à fluência no subteste de criatividade Complementação de Figuras, bem como interação significativa entre gênero e tipo de escola em relação à dimensão originalidade no mesmo subteste. Em relação às medidas da percepção do clima de sala de aula, os resultados revelaram haver interação significativa somente entre gênero e tipo de escola para o fator Interesse do Aluno pela Aprendizagem.This study was conducted aiming to investigate the creativity and perception of classroom creativity climate of students from open, intermediary and traditional schools. One hundred and seventy-four 4th grade students from eight private schools in Brasilia participated in the study. The results indicated significant differences among students from open, intermediary and traditional schools regarding fluency in the creativity subtest Picture Complementation, as well as a significant interaction between gender and type of school in relation to the originality in the same test. About the perception of the classroom climate for creativity, the results revealed that there is a significant interaction between gender and type of school only regarding the factor Interest for the Student’s Learning.Este estudio ha sido dirigido con el objetivo de investigar la creatividad y percepción del clima en la clase de alumnos de escuelas consideradas abiertas, intermediarias y tradicionales. Han participado de esta investigación 174 alumnos de 4º grado de educación primaria, de ocho escuelas privadas de Brasilia. Los resultados han indicado diferencias significativas entre los alumnos de escuelas abiertas, intermediarias y tradicionales apenas en relación a la fluidez en el sub-test de creatividad Complementación de Figuras, así como interacción significativa entre sexo y tipo de escuela en relación a la dimensión originalidad en el mismo sub-test. En relación a las medidas de la percepción del clima en la clase, los resultados han mostrado la existencia de una interacción significativa apenas entre sexo y tipo de escuela para el factor Interés del Alumno por el Aprendizaje.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Psicologia Escolar e Educacional - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572006000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessCriatividade e clima criativo entre alunos de escolas abertas, intermediárias e tradicionaisCreativity and creativity climate among students from open, intermediary and traditional schoolsCreatividad y clima creativo entre alumnos de escuelas abiertas, intermediarias y tradicionalesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCriatividadeAtividades criativas na sala de aulaAmbiente de sala de aulaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ CriatividadeClimaCriativo.pdfARTIGO_ CriatividadeClimaCriativo.pdfapplication/pdf303548http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26758/1/ARTIGO_%20CriatividadeClimaCriativo.pdf2f9f98747bf444382ee02a4c78cf1a04MD51open access10482/267582023-05-31 21:46:47.301open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/26758Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:46:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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