Design instrucional focado na aprendizagem situada : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Hellen Corrêa da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Plauto Simão de, Miranda, Sabrina do Couto de, Siqueira, Joyce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35745
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal validar o desenho instrucional aplicado ao curso a distância de Tutoria em EaD, ofertado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, por meio do Programa Anual de Capacitação Continuada, nos anos de 2015 e 2016. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com vistas a descrever as principais características desse desenho instrucional, com foco na aprendizagem situada, e a dispor das opiniões dos 314 concluintes do curso, obtidas por meio de questionário online. Como resultado, identificou-se que o desenho instrucional foi satisfatoriamente avaliado pelos alunos. Estes avaliaram o curso, como um todo, com nota média 9; o que surpreendeu pelos altos índices de aprovação em todos os pontos avaliados. As estratégias de design desse curso podem nortear os moldes de outros cursos que se enquadrem na mesma linha.
id UNB_05fadbdcca434310410f7d8933147301
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35745
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Design instrucional focado na aprendizagem situada : um estudo de casoInstructional design with focus on situated learning : estudo de casos a case studyEnsino a distânciaCapacitação continuadaTutoriaEste artigo tem como objetivo principal validar o desenho instrucional aplicado ao curso a distância de Tutoria em EaD, ofertado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, por meio do Programa Anual de Capacitação Continuada, nos anos de 2015 e 2016. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com vistas a descrever as principais características desse desenho instrucional, com foco na aprendizagem situada, e a dispor das opiniões dos 314 concluintes do curso, obtidas por meio de questionário online. Como resultado, identificou-se que o desenho instrucional foi satisfatoriamente avaliado pelos alunos. Estes avaliaram o curso, como um todo, com nota média 9; o que surpreendeu pelos altos índices de aprovação em todos os pontos avaliados. As estratégias de design desse curso podem nortear os moldes de outros cursos que se enquadrem na mesma linha.The main objective of this article is to validate the instructional design applied to the Distance Learning Tutorial offered at a distance by the University of Goiás State- UEG, through the Annual Continuing Education Program, in the years of 2015 and 2016. A study with the purpose of describing the main characteristics of this instructional design with focus on situated learning was carried out. An online questionnaire to collect the opinions of 314 graduates of the course was used and, as a result, it was identified that the instructional design was satisfactorily evaluated by the students. They assessed the overall course with a mean score of 9; giving high approval ratings in all evaluated points. The design strategies used in this course may guide the layout of other courses that follow the same guidelines.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e do Consórcio Cederj2019-11-05T11:57:33Z2019-11-05T11:57:33Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Hellen Corrêa da et al. Design instrucional focado na aprendizagem situada: um estudo de caso. EaD em Foco, v. 9, n. 1, e702, 2019. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.702. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/702/357. Acesso em: 05 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35745(CC BY) - Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Hellen Corrêa daCarvalho, Plauto Simão deMiranda, Sabrina do Couto deSiqueira, Joyceporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:14:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/35745Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:14:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Design instrucional focado na aprendizagem situada : um estudo de caso
Instructional design with focus on situated learning : estudo de casos a case study
title Design instrucional focado na aprendizagem situada : um estudo de caso
spellingShingle Design instrucional focado na aprendizagem situada : um estudo de caso
Silva, Hellen Corrêa da
Ensino a distância
Capacitação continuada
Tutoria
title_short Design instrucional focado na aprendizagem situada : um estudo de caso
title_full Design instrucional focado na aprendizagem situada : um estudo de caso
title_fullStr Design instrucional focado na aprendizagem situada : um estudo de caso
title_full_unstemmed Design instrucional focado na aprendizagem situada : um estudo de caso
title_sort Design instrucional focado na aprendizagem situada : um estudo de caso
author Silva, Hellen Corrêa da
author_facet Silva, Hellen Corrêa da
Carvalho, Plauto Simão de
Miranda, Sabrina do Couto de
Siqueira, Joyce
author_role author
author2 Carvalho, Plauto Simão de
Miranda, Sabrina do Couto de
Siqueira, Joyce
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Hellen Corrêa da
Carvalho, Plauto Simão de
Miranda, Sabrina do Couto de
Siqueira, Joyce
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Capacitação continuada
Tutoria
topic Ensino a distância
Capacitação continuada
Tutoria
description Este artigo tem como objetivo principal validar o desenho instrucional aplicado ao curso a distância de Tutoria em EaD, ofertado pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, por meio do Programa Anual de Capacitação Continuada, nos anos de 2015 e 2016. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com vistas a descrever as principais características desse desenho instrucional, com foco na aprendizagem situada, e a dispor das opiniões dos 314 concluintes do curso, obtidas por meio de questionário online. Como resultado, identificou-se que o desenho instrucional foi satisfatoriamente avaliado pelos alunos. Estes avaliaram o curso, como um todo, com nota média 9; o que surpreendeu pelos altos índices de aprovação em todos os pontos avaliados. As estratégias de design desse curso podem nortear os moldes de outros cursos que se enquadrem na mesma linha.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-05T11:57:33Z
2019-11-05T11:57:33Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Hellen Corrêa da et al. Design instrucional focado na aprendizagem situada: um estudo de caso. EaD em Foco, v. 9, n. 1, e702, 2019. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.702. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/702/357. Acesso em: 05 nov. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35745
identifier_str_mv SILVA, Hellen Corrêa da et al. Design instrucional focado na aprendizagem situada: um estudo de caso. EaD em Foco, v. 9, n. 1, e702, 2019. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.702. Disponível em: http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/702/357. Acesso em: 05 nov. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY) - Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY) - Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e do Consórcio Cederj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e do Consórcio Cederj
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580799158747136