Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil : uma análise sob a ótica da persistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Grazielle Tatiane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24189
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24189
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2017.
id UNB_20d0608bfcccc6e2a1b991aa4bd85ec7
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/24189
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Santana, Grazielle TatianeGonçalves, Rodrigo de Souza2017-08-18T20:58:41Z2017-08-18T20:58:41Z2017-08-182017-03-24SANTANA, Grazielle Tatiane. Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil: uma análise sob a ótica da persistência. 2017. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24189http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24189Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2017.As empresas buscam legitimar suas atividades frente aos stakeholders por meio de práticas de responsabilidade social. A reputação corporativa surge como a percepção dos stakeholders dessas ações sociais, de maneira que eles exigem maior transparência e relatórios financeiros de maior qualidade. As empresas com maior demanda por esses relatórios, devem apresentar maior qualidade visto que os aspectos financeiros e organizacionais da reputação não são vistos isoladamente e, portanto, comportamentos inadequados podem ameaçar a reputação de uma empresa. Sendo assim, quanto mais positiva a reputação corporativa de uma determinada empresa, melhor será a avaliação por parte do mercado de ações, bem como no desempenho contábil e financeiro. A partir dessa relação, este estudo tem por objetivo verificar se a reputação corporativa contribui para uma maior persistência nos lucros das empresas brasileiras abertas. A reputação corporativa é um conjunto de percepções de diferentes stakeholders, portanto, como proxies de reputação, considerou-se o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para captar percepções de investidores e o Índice de Social Disclosure (ISD) para captar percepções dos investidores e usuários externos. A qualidade dos lucros foi mensurada pela persistência dos lucros, sob a hipótese de que empresas com maior reputação corporativa apresentam lucros mais persistentes e, portanto, mais úteis para fins de decisões econômicas e financeiras. Para tanto, foram analisadas uma média de 48 empresas abertas no período de 2011 a 2015. Os resultados evidenciam que a reputação corporativa, mensurada pelo ISD, afeta a qualidade dos lucros positivamente, contudo não contemporaneamente. Verificou-se que essa associação positiva ocorre de maneira dinâmica, pois o mercado precifica as informações disponíveis prospectiva e retroativamente. Ressalta-se que, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) não apresentou significância estatística, não sendo possível afirmar que a reputação corporativa, mensurada por esse índice, afeta a qualidade dos lucros.Companies seek to legitimize their activities stakeholders by means of social responsibility practices. Corporate reputation arises with the stakeholders' perception of these social actions, so they require greater transparency and better quality financial reporting. The firms with the highest demand for these reports should be of a higher quality since the financial and organizational aspects of reputation are not seen in isolation and, therefore, inappropriate behavior can threaten a company's reputation. Thus, the more positive the corporate reputation of a particular company, the greater the positive effect on the stock market and on the accounting and financial performance. Based on this relationship, this study aims to verify if corporate reputation contributes to a better persistence of the earnings of Brazilian publicly traded companies. Corporate reputation is a set of perceptions of different stakeholders, therefore, as proxies of reputation, it was considered both the Corporate Sustainability Index (CSI), that was used to capture investor perceptions, and the Social Disclosure Index (SDI) that was used to capture perceptions of investors and external users. The quality of earnings was measured by the persistence of the earnings, because of the assumption maintained that the more persistent earnings are sustainable and therefore more useful for economic and financial decisions. For that, an average of 48 companies were analyzed in the period from 2011 to 2015. The results show that corporate reputation, measured by SDI, affects the quality of earnings positively, but not contemporaneously. It was verified that this positive association occurs dynamically, because the market prices the information available prospectively and retroactively. It should be noted that the Corporate Sustainability Index (CSI) did not present statistical significance, and it can not be affirmed that the corporate reputation measured by this index affects the quality of the earnings.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessQualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil : uma análise sob a ótica da persistênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSustentabilidade empresarialStakeholdersReputação corporativaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_GrazielleTatianeSantana.pdf2017_GrazielleTatianeSantana.pdfapplication/pdf1667833http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24189/1/2017_GrazielleTatianeSantana.pdf794ba1ae6ca2dd5fdca1b58d27c3c91dMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain653http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24189/2/license.txtb33fa9ccc321e1670f5a1ff406728f3cMD52open access10482/241892023-07-12 15:25:38.344open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-12T18:25:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil : uma análise sob a ótica da persistência
title Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil : uma análise sob a ótica da persistência
spellingShingle Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil : uma análise sob a ótica da persistência
Santana, Grazielle Tatiane
Sustentabilidade empresarial
Stakeholders
Reputação corporativa
title_short Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil : uma análise sob a ótica da persistência
title_full Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil : uma análise sob a ótica da persistência
title_fullStr Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil : uma análise sob a ótica da persistência
title_full_unstemmed Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil : uma análise sob a ótica da persistência
title_sort Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil : uma análise sob a ótica da persistência
author Santana, Grazielle Tatiane
author_facet Santana, Grazielle Tatiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Grazielle Tatiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Rodrigo de Souza
contributor_str_mv Gonçalves, Rodrigo de Souza
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Sustentabilidade empresarial
Stakeholders
Reputação corporativa
topic Sustentabilidade empresarial
Stakeholders
Reputação corporativa
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-18T20:58:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-18T20:58:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, Grazielle Tatiane. Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil: uma análise sob a ótica da persistência. 2017. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/24189
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24189
identifier_str_mv SANTANA, Grazielle Tatiane. Qualidade dos lucros e reputação corporativa das empresas no Brasil: uma análise sob a ótica da persistência. 2017. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24189
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.24189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24189/1/2017_GrazielleTatianeSantana.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/24189/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 794ba1ae6ca2dd5fdca1b58d27c3c91d
b33fa9ccc321e1670f5a1ff406728f3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864035089514496