Reputação corporativa em rede: o caso APNOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Marta Filipa Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12653
Resumo: À semelhança do que tem vindo acontecer no mundo empresarial privado torna-se, também, pertinente as Instituições de Ensino Superior orientarem-se para o mercado. Ou seja, é vital que as mesmas conheçam a perceção dos seus clientes relativamente não só à sua reputação, bem como qual o grau de satisfação do desempenho da instituição que frequentam. Estes fatores podem ser determinantes para atrair os seus clientes e retê-los na instituição, quer no prosseguimento dos estudos ou reciclagem de conhecimentos. Neste contexto, o presente trabalho de investigação teve como objetivo principal avaliar a reputação corporativa em rede, sob o ponto de vista dos estudantes. A reputação foi medida através da Escala de Carácter Corporativo (ECC) desenvolvida por de Davies, Chun, Silva e Roper (2003; 2004). Deste modo, analisaram-se as perceções dos estudantes que frequentam os 2 Mestrados ministrados no âmbito da Associação dos Institutos Superiores Politécnicos da Região Norte de Portugal (APNOR), nomeadamente, o Mestrado em Gestão das Organizações (MGO) e o Mestrado em Contabilidade e Finanças (MCF). Dos resultados obtidos os mais pertinentes assentam em que os estudantes, de uma forma global, manifestaram que a Reputação Corporativa em Rede (APNOR) é positiva. Foram os estudantes que frequentaram o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que declararam uma reputação mais positiva para o MGO, enquanto que para o MCF foram os estudantes que frequentam o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. De uma forma global os estudantes têm uma relação positiva com a instituição que frequentam, ou seja, encontram-se globalmente satisfeitos. Analisando esta satisfação por ciclo de mestrado verificou-se que foram os mestrados lecionados no IPB que registaram uma satisfação mais elevada, tendo sido evidente esse grau de satisfação nos estudantes que frequentam o MGO. Verificou-se que existe uma correlação positiva e direta entre a satisfação com a instituição que frequenta e a ECC, o mesmo é dizer que a reputação corporativa aumenta à medida que aumenta o grau de satisfação, atendendo à perceção dos estudantes. Ainda, foram identificados dois determinantes que podem explicar a satisfação e que assentam na Lealdade e na Comunicação.
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Deste modo, analisaram-se as perceções dos estudantes que frequentam os 2 Mestrados ministrados no âmbito da Associação dos Institutos Superiores Politécnicos da Região Norte de Portugal (APNOR), nomeadamente, o Mestrado em Gestão das Organizações (MGO) e o Mestrado em Contabilidade e Finanças (MCF). Dos resultados obtidos os mais pertinentes assentam em que os estudantes, de uma forma global, manifestaram que a Reputação Corporativa em Rede (APNOR) é positiva. Foram os estudantes que frequentaram o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que declararam uma reputação mais positiva para o MGO, enquanto que para o MCF foram os estudantes que frequentam o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. De uma forma global os estudantes têm uma relação positiva com a instituição que frequentam, ou seja, encontram-se globalmente satisfeitos. Analisando esta satisfação por ciclo de mestrado verificou-se que foram os mestrados lecionados no IPB que registaram uma satisfação mais elevada, tendo sido evidente esse grau de satisfação nos estudantes que frequentam o MGO. Verificou-se que existe uma correlação positiva e direta entre a satisfação com a instituição que frequenta e a ECC, o mesmo é dizer que a reputação corporativa aumenta à medida que aumenta o grau de satisfação, atendendo à perceção dos estudantes. Ainda, foram identificados dois determinantes que podem explicar a satisfação e que assentam na Lealdade e na Comunicação.Similar to what has been happening in the private business world becomes relevant the Higher Education Institutions find the way to oriented to the market. In other words, it is vital know the perception of the clients in respect to reputation and the degree of satisfaction of the institution performance that they are enrolled. These factors will be determinants to attract clients and retain them in the institution, or in further education and also when they want to recycling knowledge. In this context, this research aimed to evaluate the network corporate reputation, from the point of view of students. The reputation was measured by using the Corporate Character Scale (ECC) developed by Davies, Chun, Silva and Roper (2003; 2004). Therefore, it was analysed the perceptions of students that attending the two Master Programmes in the framework of Associação dos Institutos Superiores Politécnicos da Região Norte de Portugal (APNOR), namely the Master in Management (MGO) and Master in Accounting and Finance (MCF). From the results obtained the most pertinent results are that students, in a comprehensive manner, stated that the Corporate Reputation using the Network APNOR is positive. Were the students that was attended the Polytechnic Institute of Bragança (IPB) who reported a more positive reputation for MGO, while for the MCF were students of Polytechnic Institute of Viana do Castelo. In a global way students have a positive relationship with the institution they attend, or are globally satisfied. Analysing students satisfaction by cycle of studies has been found that were the masters taught in IPB which registered a higher satisfaction, and it was evident that degree of satisfaction for the students that attending the MGO. It was found that there is a positive and direct correlation between satisfaction with the institution that attends and the ECC, that is to say that corporate reputation increases as increases the level of satisfaction in view of the students perception. Even, two determinants that may explain satisfaction and are based on Loyalty and Communication were identified.De manera similar a lo que ha estado sucediendo en el mundo empresarial privada se convierte pertinente, también, en las Instituciones de Enseñanza Superior se orientaren al mercado. En otras palabras, es fundamental que conozcan la percepción de sus clientes en relación no sólo a su reputación, así como el grado de satisfacción de la actuación de la institución que están frecuentando. Estos factores pueden ser determinantes para atraer clientes y retenerlos en la institución o en el proseguimiento de sus estudios o en reciclaje del conocimiento. En este contexto, con el presente trabajo de investigación se intentó evaluar la reputación corporativa en red, desde el punto de vista de los estudiantes. La reputación se midió mediante la Escala Carácter Corporativo (ECC) desarrollado por Davies, Chun, Silva y Roper (2003; 2004). Se analizaron las percepciones de los estudiantes que asisten a los dos Masters impartidos en la red Associação dos Institutos Superiores Politécnicos da Região Norte de Portugal (APNOR), a saber, el Máster en Gestión de Organizaciones (MGO) y Máster en Contabilidad y Finanzas (MCF). Los resultados obtenidos se basan en los más pertinente que son los estudiantes, de una forma general, declararon que la Red de Reputación Corporativa (APNOR) es positiva. Fueran los estudiantes que asistieron al Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que manifestaron una reputación más positiva y fueran los estudiantes que asisten al MGO del IPB, mientras que para el MCF fueran estudiantes que asisten al Instituto Politécnico de Viana do Castelo. En el conjunto de los estudiantes tienen una relación positiva con la institución a la que asisten, o mismo es decir, que están globalmente satisfechos. Analizando esta satisfacción por programa de máster se ha descubierto que fueran los másteres que se enseñan en IPB que registraron una satisfacción más alto, y fue evidente que el grado de satisfacción de los estudiantes que asisten a la MGO fue más elevado. Se encontró que existe una correlación positiva y directa entre la satisfacción con la institución que atiende y la ECC, es decir que los aumentos de reputación corporativa se registran a la medida que aumenta el nivel de satisfacción, en la percepción de los estudiantes. Sin embargo, se identificaron dos factores determinantes que pueden explicar la satisfacción y se basan en la lealtad y la comunicación.Fernandes, Paula O.Pimenta, Rui EstevesBiblioteca Digital do IPBMagalhães, Marta Filipa Fernandes2016-01-19T15:45:23Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12653TID:201428423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:56.088551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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