Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30724
http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501176
Resumo: Na Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes é amplamente utilizada, apesar das críticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de três universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma análise temática exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuições daí decorrentes para aprimoramento das práticas pedagógicas. Contudo, as críticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inquéritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma política institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicações são retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagógicas.
id UNB_2478853e71b48e8d9edd90563e25a0eb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30724
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação SuperiorTeacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher EducationPercepciones de los maestros sobre la evaluación de la calidad docente en la Educación SuperiorEnsino superiorEnsino - avaliaçãoNa Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes é amplamente utilizada, apesar das críticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de três universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma análise temática exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuições daí decorrentes para aprimoramento das práticas pedagógicas. Contudo, as críticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inquéritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma política institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicações são retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagógicas.In Higher Education the evaluation of the quality of teaching by students is widely used, despite frequent criticism of its validity, procedures and use of the information collected. Ten teachers from three Portuguese public universities were interviewed, and an exhaustive thematic analysis was performed. Teachers consider important students to evaluate teaching. On the positive side, they point out the opportunity to listen to students and the resulting contributions to improve teaching practices. However, the criticism and the negative aspects prevailed, highlighting the little validity of the surveys, the weak representation of the students who respond, or the lack of institutional policy about the utilization of the information collected. Some implications are presented with a perspective on evaluation and improvement of pedagogical practices.En la Educación Superior la evaluación de la calidad de la enseñanza de los maestros es ampliamente utilizada, pese a las críticas de su validez, a sus procedimientos y al uso de la información recogida. Diez profesores de tres universidades públicas portuguesas fueron entrevistados, y fue realizada una análisis temática exhaustiva. Los maestros consideran importante que los estudiantes evalúen la enseñanza. De manera positiva, apuntan el espacio de escucha de los estudiantes y las contribuciones que este aporta para mejorar las prácticas de enseñanza. Sin embargo, las críticas y los aspectos negativos prevalecieron, destacando la poca validez de los cuestionarios, la débil representación de los estudiantes que responden, o la falta de políticas institucionales sobre la utilización de la información recogida. Se presentan algunas implicaciones con una perspectiva de evaluación y mejora de las prácticas docentes.Fundação CESGRANRIO2018-01-04T19:14:48Z2018-01-04T19:14:48Z2017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBISINOTO, Cynthia; ALMEIDA, Leandro S. Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 96, p. 652-674, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362017000300652&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. Epub May 29, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501176.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30724http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501176Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362017000300652&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista deAlmeida, Leandro S.porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:26:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/30724Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:26:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
Teacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher Education
Percepciones de los maestros sobre la evaluación de la calidad docente en la Educación Superior
title Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
spellingShingle Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Ensino superior
Ensino - avaliação
title_short Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_full Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_fullStr Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_full_unstemmed Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_sort Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
author Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
author_facet Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ensino - avaliação
topic Ensino superior
Ensino - avaliação
description Na Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes é amplamente utilizada, apesar das críticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de três universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma análise temática exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuições daí decorrentes para aprimoramento das práticas pedagógicas. Contudo, as críticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inquéritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma política institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicações são retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagógicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09
2018-01-04T19:14:48Z
2018-01-04T19:14:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BISINOTO, Cynthia; ALMEIDA, Leandro S. Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 96, p. 652-674, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362017000300652&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. Epub May 29, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501176.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30724
http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501176
identifier_str_mv BISINOTO, Cynthia; ALMEIDA, Leandro S. Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 96, p. 652-674, jul./set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362017000300652&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 jan. 2018. Epub May 29, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501176.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30724
http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002501176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580803769335808