Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2138
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
id UNB_30fcc78c0f8738524c3eea6c316668ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2138
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguasDifferent profiles of linguistic-communicative competence in a foreign language (English) and its impact on language teachingProfessores - formaçãoProficiênciaLíngua estrangeiraCompetência lingüístico-comunicativaLíngua inglesa - estudo e ensinoProfessores - formaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.Esta é uma pesquisa de base etnográfica, de cunho colaborativista e qualitativa, na qual a pesquisadora-participante teve como objetivo analisar os diferentes perfis de competência lingüístico-comunicativa de quatro professoras do ensino superior do curso de Letras, e o que isto influenciou no processo de aprendizagem consciente e inconsciente dos alunos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observações de aulas gravadas em áudio e vídeo, entrevistas semi-estruturadas com os professores e alunos, notas de campo e relatos reflexivos. Os dados discutidos e analisados sistematicamente revelaram que apesar da relevância da competência lingüístico-comunicativa do professor de LE (inglês) na aprendizagem do aluno, neste estudo, as professoras que possuíam uma proficiência comunicativa intermediária, obtiveram melhores resultados de interação, motivação e uso da língua-alvo pelos alunos dentro de sala de aula do que a professora de proficiência avançada. Reconhecemos também, que existem vários outros fatores que podem ter influenciado esse resultado, entre eles, os fatores atitudinais, comportamental-afetivas e as crenças de aprender e ensinar dos professores-alunos. Através dessa pesquisa-ação conseguimos otimizar nosso contexto de atuação (Universidade Federal do Tocantins - UFT) propulsando uma relação mais integradora entre os participantes, e primordialmente, momentos reflexivos, críticos e conscientizadores entre os mesmos. Os resultados mostraram quão complexo é nosso objeto de estudo (a competência lingüístico-comunicativa do professor de LE) devido à sua irregularidade, dinamicidade e fluidez. Contudo, compreendemos que se faz necessária a continuação desse estudo rumo a um clareamento e mapeamento da conjugação entre as competências do professor de línguas no momento de sua atuação em sala de aula, para que possamos refletir sobre o (des)envolvimento de saberes contínuos na formação do professor- educador de línguas estrangeiras. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis is an ethnographical study, focusing on collaborative perspectives between the participants through a qualitative analysis. In this research, the researcher-participant aims to analyze the different profiles of linguistic-communicative competence of four university teachers and what influence this had on their students’ conscious or unconscious learning process. The data were obtained through class observation recorded in audio and video, semi- structured interviews with teachers and students, field notes and reflective narratives. The data discussed and analyzed scientifically revealed that despite the relevance of the English language teacher’s linguistic-communicative competence to students’ learning, in this study specifically, the teachers whose communicative proficiency was intermediate obtained better results in the interaction, motivation and use of the target language in the class than the teacher whose proficiency was advanced. We also recognize that there are other factors which may have influenced this result, among them, the attitudes, behavioral-affective factors as well as the teachers’ and students’ beliefs regarding the teaching and learning process. Through this action-research we achieved our aim of improving our context of action (Federal University of Tocantins - UFT), promoting a better integration between the participants, and particularly, moments of critical reflection and awareness between themselves. The results also showed how complex the object of our study is (the linguistic-communicative competence of English language teachers) due to its irregularity, dynamicity and fluidity. However, we understand the need for this study to be continued in order to reach a clearer mapping of the conjugation of English teachers’ competencies while they are teaching so that we can reflect on the development of a continuous capacity-building process in order to (re)build the concepts of pre-service FL teacher education.Almeida Filho, José Carlos Paes deBarbosa, Selma Maria Abdalla Dias2009-11-10T12:16:34Z2009-11-10T12:16:34Z2009-11-102007-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias. Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas. 154 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2138info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/2138Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas
Different profiles of linguistic-communicative competence in a foreign language (English) and its impact on language teaching
title Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas
spellingShingle Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas
Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
Professores - formação
Proficiência
Língua estrangeira
Competência lingüístico-comunicativa
Língua inglesa - estudo e ensino
Professores - formação
title_short Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas
title_full Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas
title_fullStr Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas
title_full_unstemmed Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas
title_sort Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas
author Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
author_facet Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Selma Maria Abdalla Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Proficiência
Língua estrangeira
Competência lingüístico-comunicativa
Língua inglesa - estudo e ensino
Professores - formação
topic Professores - formação
Proficiência
Língua estrangeira
Competência lingüístico-comunicativa
Língua inglesa - estudo e ensino
Professores - formação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-20
2009-11-10T12:16:34Z
2009-11-10T12:16:34Z
2009-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias. Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas. 154 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2138
identifier_str_mv BARBOSA, Selma Maria Abdalla Dias. Perfis variados de competência lingüístico-comunicativa numa LE (Inglês) e seu impacto no ensino de línguas. 154 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580907595137024