Student mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders Program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weller, Wivian
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Reis, Jéssica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44545
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062EN
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0002-1567-6965
Resumo: A internacionalização da educação superior é uma marca das universidades no mundo contemporâneo. Nesse processo, programas voltados à mobilidade acadêmica recebem centralidade, representando a faceta mais visível da internacionalização. O presente artigo analisa a mobilidade acadêmica de estudantes oriundos do ensino médio público no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, trazendo para a discussão o acesso ao programa, a experiência internacional e os projetos de futuro. A pesquisa foi conduzida em uma universidade pública da Região Centro-Oeste e consistiu na aplicação de dois surveys e na realização de grupos de discussão que foram analisados à luz do Método Documentário. Com base nos resultados, identificamos que a origem social e o capital escolar são dimensões que podem dificultar ou privar o acesso de estudantes de classes menos favorecidas em programas de mobilidade estudantil. Quando as barreiras são rompidas, as contribuições da experiência internacional ultrapassam os ganhos acadêmicos, possibilitando a abertura para novos projetos de futuro, tanto no campo pessoal quanto profissional.
id UNB_49766f948aec328d4bf46334a16c878a
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/44545
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Weller, WivianReis, Jéssica2022-08-17T15:19:01Z2022-08-17T15:19:01Z2022-07-18WELLER, Wivian; REIS, Jéssica. Student mobility of college students from former public high schools: experiences within the Science without Borders Program. Pro-Posições, Campinas, v. 33, e20210062EN, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062EN. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Tfpx7kt8T6vxQjN5cKxpP8G/?lang=en#. Acesso em: 17 ago. 2022. ____________________________________________________________________________________________________________________________WELLER, Wivian; REIS, Jéssica. Mobilidade estudantil de universitários oriundos do ensino médio público: experiências com o programa Ciência sem Fronteiras. Pro-Posições, Campinas, v. 33, e20210062, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Tfpx7kt8T6vxQjN5cKxpP8G/?lang=pt. Acesso em: 17 ago. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44545http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062ENhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062https://orcid.org/0000-0003-1450-2004https://orcid.org/0000-0002-1567-6965A internacionalização da educação superior é uma marca das universidades no mundo contemporâneo. Nesse processo, programas voltados à mobilidade acadêmica recebem centralidade, representando a faceta mais visível da internacionalização. O presente artigo analisa a mobilidade acadêmica de estudantes oriundos do ensino médio público no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, trazendo para a discussão o acesso ao programa, a experiência internacional e os projetos de futuro. A pesquisa foi conduzida em uma universidade pública da Região Centro-Oeste e consistiu na aplicação de dois surveys e na realização de grupos de discussão que foram analisados à luz do Método Documentário. Com base nos resultados, identificamos que a origem social e o capital escolar são dimensões que podem dificultar ou privar o acesso de estudantes de classes menos favorecidas em programas de mobilidade estudantil. Quando as barreiras são rompidas, as contribuições da experiência internacional ultrapassam os ganhos acadêmicos, possibilitando a abertura para novos projetos de futuro, tanto no campo pessoal quanto profissional.The internationalization of higher education is a marker of universities in the contemporary world. In this process, academic mobility programs are central, representing the most visible aspect of internationalization. This article analyzes the academic mobility of students from the Science without Borders program who have studied in public high schools, especially the access of the students to the program, their international experiences, and projects for the future. The empirical research, carried out in a public university in the Midwest region of Brazil, consisted of two surveys and group discussions analyzed through the Documentary Method. Based on the results, we identified that social origin and school capital are dimensions that can hinder or deprive the participation of students from less favored classes in the access to student mobility programs. However, for students who were able to overcome these barriers, the contribution of the international experience goes beyond academic conquers and offers opportunities for the development of new projects for the future, both in the personal and professional fields.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUnicamp(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessStudent mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders ProgramMobilidade estudantil de universitários oriundos do ensino médio público : experiências com o programa Ciência sem Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMobilidade acadêmicaEscolas públicasGrupos de discussãoMétodo documentárioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44545/3/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD53open accessORIGINALARTIGO_StudentMobilityCollege.pdfARTIGO_StudentMobilityCollege.pdfapplication/pdf471760http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44545/1/ARTIGO_StudentMobilityCollege.pdfec3d509a79d6eac73b490481109a6066MD51open accessARTIGO_MobilidadeEstudantilUniversitarios.pdfARTIGO_MobilidadeEstudantilUniversitarios.pdfapplication/pdf455161http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44545/2/ARTIGO_MobilidadeEstudantilUniversitarios.pdf5ea46af124c1869d33d874544ec12781MD52open access10482/445452023-08-01 00:34:09.61open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/44545U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:34:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Student mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders Program
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Mobilidade estudantil de universitários oriundos do ensino médio público : experiências com o programa Ciência sem Fronteiras
title Student mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders Program
spellingShingle Student mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders Program
Weller, Wivian
Mobilidade acadêmica
Escolas públicas
Grupos de discussão
Método documentário
title_short Student mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders Program
title_full Student mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders Program
title_fullStr Student mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders Program
title_full_unstemmed Student mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders Program
title_sort Student mobility of college students from former public high schools : experiences within the Science without Borders Program
author Weller, Wivian
author_facet Weller, Wivian
Reis, Jéssica
author_role author
author2 Reis, Jéssica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weller, Wivian
Reis, Jéssica
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Mobilidade acadêmica
Escolas públicas
Grupos de discussão
Método documentário
topic Mobilidade acadêmica
Escolas públicas
Grupos de discussão
Método documentário
description A internacionalização da educação superior é uma marca das universidades no mundo contemporâneo. Nesse processo, programas voltados à mobilidade acadêmica recebem centralidade, representando a faceta mais visível da internacionalização. O presente artigo analisa a mobilidade acadêmica de estudantes oriundos do ensino médio público no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras, trazendo para a discussão o acesso ao programa, a experiência internacional e os projetos de futuro. A pesquisa foi conduzida em uma universidade pública da Região Centro-Oeste e consistiu na aplicação de dois surveys e na realização de grupos de discussão que foram analisados à luz do Método Documentário. Com base nos resultados, identificamos que a origem social e o capital escolar são dimensões que podem dificultar ou privar o acesso de estudantes de classes menos favorecidas em programas de mobilidade estudantil. Quando as barreiras são rompidas, as contribuições da experiência internacional ultrapassam os ganhos acadêmicos, possibilitando a abertura para novos projetos de futuro, tanto no campo pessoal quanto profissional.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T15:19:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T15:19:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WELLER, Wivian; REIS, Jéssica. Student mobility of college students from former public high schools: experiences within the Science without Borders Program. Pro-Posições, Campinas, v. 33, e20210062EN, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062EN. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Tfpx7kt8T6vxQjN5cKxpP8G/?lang=en#. Acesso em: 17 ago. 2022. ____________________________________________________________________________________________________________________________
WELLER, Wivian; REIS, Jéssica. Mobilidade estudantil de universitários oriundos do ensino médio público: experiências com o programa Ciência sem Fronteiras. Pro-Posições, Campinas, v. 33, e20210062, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Tfpx7kt8T6vxQjN5cKxpP8G/?lang=pt. Acesso em: 17 ago. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/44545
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062EN
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0002-1567-6965
identifier_str_mv WELLER, Wivian; REIS, Jéssica. Student mobility of college students from former public high schools: experiences within the Science without Borders Program. Pro-Posições, Campinas, v. 33, e20210062EN, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062EN. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Tfpx7kt8T6vxQjN5cKxpP8G/?lang=en#. Acesso em: 17 ago. 2022. ____________________________________________________________________________________________________________________________
WELLER, Wivian; REIS, Jéssica. Mobilidade estudantil de universitários oriundos do ensino médio público: experiências com o programa Ciência sem Fronteiras. Pro-Posições, Campinas, v. 33, e20210062, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/Tfpx7kt8T6vxQjN5cKxpP8G/?lang=pt. Acesso em: 17 ago. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44545
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062EN
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0062
https://orcid.org/0000-0003-1450-2004
https://orcid.org/0000-0002-1567-6965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicamp
publisher.none.fl_str_mv Unicamp
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44545/3/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44545/1/ARTIGO_StudentMobilityCollege.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/44545/2/ARTIGO_MobilidadeEstudantilUniversitarios.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
ec3d509a79d6eac73b490481109a6066
5ea46af124c1869d33d874544ec12781
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864194037907456