Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wesley Pereira Nunes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34520
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_5cf5f1d2484d8bd1596f58147cb820aa
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34520
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciaisScience literacy : elementary school perspectivesAlfabetização científica e tecnológicaEnsino de ciênciasPrática de ensinoEducação ambiental - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)Ensino fundamentalCidadaniaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.Neste trabalho defendemos que o ensino de ciências da natureza, nas séries iniciais do ensino fundamental, deve voltar-se à Alfabetização Científica e incentivar o protagonismo dos alunos(as), contribuindo para sua formação cidadã. Nesses moldes, elaboramos uma proposta de ação profissional centrada em uma problemática local, em específico: Alagamentos em Vicente Pires/Distrito Federal, e que contempla conteúdos científicos escolares próprios desse nível de ensino (doenças relacionadas à água, saneamento básico, estados físicos da água, ciclo da água). Essa proposta foi desenvolvida junto a alunos (as) de 4º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Vicente Pires/DF. Como resultados, destacamos que a intervenção contribuiu para que os alunos construíssem conhecimentos em torno da temática, compreendendo possíveis causas e consequências dos alagamentos, além de ações sociais responsáveis que podem minimizar o problema. Também, elaboramos um produto educacional que consta como apêndice desta dissertação e pode servir de apoio aos professores (as) de educação básica dispostos a trabalhar nessa perspectiva.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).In this work we defend that teaching of Nature Science for beginner grades of elementary school, should come to the Scientific Literacy and encourage the learners to be protagonists of their life to contribute to their citizen training. Along the lines, we have prepared a professional proposal for an action focused on a local problem, specifically at the flooding of Vicente Pires – a city of DF. That proposal contemplates the scientific contexts for that level of education (water-related diseases, basic sanitation, the water phases and the water cycle). This action was developed from 4th and 5th grade elementary school learners from a public school located at Vicente Pires. As a result, we emphasize that the intervention contributed to the students’ knowledge growth and could be understood the possible causes and consequences of floods, and responsible social actions that can minimize the problem. We have also developed an educational explanation (product) it is appended of this work and it can support basic education teachers who wants to work about this perspective.Strieder, Roseline BeatrizSilva, Wesley Pereira Nunes da2019-04-29T21:22:44Z2019-04-29T21:22:44Z2019-04-292018-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Wesley Pereira Nunes da. Alfabetização científica: perspectivas para as séries iniciais. 2018. 206 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34520A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/34520Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciais
Science literacy : elementary school perspectives
title Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciais
spellingShingle Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciais
Silva, Wesley Pereira Nunes da
Alfabetização científica e tecnológica
Ensino de ciências
Prática de ensino
Educação ambiental - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Ensino fundamental
Cidadania
title_short Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciais
title_full Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciais
title_fullStr Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciais
title_full_unstemmed Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciais
title_sort Alfabetização científica : perspectivas para as séries iniciais
author Silva, Wesley Pereira Nunes da
author_facet Silva, Wesley Pereira Nunes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strieder, Roseline Beatriz
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wesley Pereira Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica e tecnológica
Ensino de ciências
Prática de ensino
Educação ambiental - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Ensino fundamental
Cidadania
topic Alfabetização científica e tecnológica
Ensino de ciências
Prática de ensino
Educação ambiental - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Ensino fundamental
Cidadania
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
2019-04-29T21:22:44Z
2019-04-29T21:22:44Z
2019-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Wesley Pereira Nunes da. Alfabetização científica: perspectivas para as séries iniciais. 2018. 206 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34520
identifier_str_mv SILVA, Wesley Pereira Nunes da. Alfabetização científica: perspectivas para as séries iniciais. 2018. 206 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580690746474496