A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Suellen Mayara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24273
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2017.
id UNB_5d4447fd48db294ef2c500876c980cd4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24273
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramentoLíngua espanhola - estudo e ensinoLeitura - literaturaLeitura - aquisição de linguagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2017.A pesquisa aqui descrita objetivou discutir o desenvolvimento da Tertúlia Literária Dialógica (TLD) em aulas de espanhol como língua adicional. Para tanto, durante um curso FIC (Formação Inicial e Continuada) do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi proposto aos alunos que fizéssemos a leitura e discussão de um livro literário, a ser escolhido por todos os participantes. Os alunos aceitaram a proposta e assim foram feitas as tertúlias no ano de 2015. A TLD é uma atividade cultural e pedagógica em que pessoas se reúnem em sessão semanal para dialogar sobre um livro escolhido previamente de forma conjunta. Todos os participantes leem, refletem e conversam com outras pessoas sobre o que foi lido para selecionar um trecho e trazê-lo à discussão na tertúlia. O diálogo então se constrói a partir das contribuições de todos. (FLECHA, 1997). As tertúlias foram gravadas em áudio e são discutidas aqui a fim de refletir sobre como foi a experiência. Antes, contudo, para embasar o uso da TLD no ensino de línguas adicionais, faço uma reflexão sobre os construtos Identidade e Letramento. Acredito que o uso da tertúlia em sala de aula possa proporcionar a reflexão sobre questões identitárias diversas e através dessa reflexão contribuir para o letramento crítico de seus participantes, conforme pode ser percebido através da análise. A partir da discussão dos dados, pude verificar como a TLD promove reflexões sobre questões identitárias que possibilitam o letramento crítico em sala de aula e como o aluno entende e recebe a prática da TLD em sala de aula.The research described here aimed to discuss the development of the Dialogical Literary Tertúlia (TLD) in a Spanish class as an additional language. For this purpose, during an IFC course (Initial and Continued Formation) the students were invited to read and discuss a literary book, to be chosen by all the participants. The students accepted the proposal and so the gatherings were made in the year 2015. The TLD is a cultural and pedagogical activity in which people meet in weekly session to discuss a previously chosen book. All participants read, reflect, and talk with others about what was read to select a passage and bring it into discussion at the meeting. Dialogue is built on the contributions of all. (FLECHA, 1997). The discussions were recorded in audio and are discussed here to reflect on the experience. Before, however, to support the use of the TLD in the teaching of additional languages, I reflect on the Identity and Literacy constructs. I believe that the use of classroom discussion can provide reflection on diverse identity issues and through this reflection contribute to the critical literacy of its participants. From the discussion of the data, I see how TLD promotes reflections on identity issues that enable critical literacy in the classroom and how the student understands and receives a TLD classroom practice.La investigación descrita aquí tuvo como objetivo discutir el desarrollo de la Tertulia Literaria Dialógica (TLD) en una clase de español como lengua adicional. Para ello, se propuso a los alumnos de un curso FIC (formación inicial y continua) de IFB, la lectura y discusión de un libro literario, que fue elegido por todos los participantes. Los estudiantes aceptaron la propuesta y así las reuniones se hicieron en 2015. La TLD es una actividad cultural y educativa en la que la gente se reúne en sesión semanal para hablar de un libro previamente elegido de forma conjunta. Todos los participantes leen, reflexionan y hablan con otros acerca de lo que han leído para seleccionar una pieza y llevarla al debate en la tertulia. El diálogo se construye a partir de las aportaciones de todos. (FLECHA, 1997). Las tertulias fueron grabadas en audio y son discutidas aquí con el fin de reflexionar sobre cómo fue la experiencia. Antes de las reflexiones, sin embargo, para apoyar el uso del TLD en la enseñanza de idiomas adicionales, hago una reflexión sobre Identidad y literacidad. Creo que el uso de la tertulia en el aula puede proporcionar una reflexión sobre diversos temas de identidad y por medio de esta reflexión puede contribuir con la literacidad crítica de los participantes, como se pudo percibir tras el análisis. Partiendo de la discusión de los datos pude percibir que la TLD promueve reflexiones sobre cuestiones identitarias que posibilitan la literacidad crítica en el aula, y como el alumno comprende y recibe la TLD.Andrade, Mariana Rosa Mastrella deMagalhães, Suellen Mayara2017-08-24T19:29:08Z2017-08-24T19:29:08Z2017-08-242017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Suellen Mayara. A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol: reflexões sobre identidade e letramento. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24273A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/24273Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramento
title A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramento
spellingShingle A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramento
Magalhães, Suellen Mayara
Língua espanhola - estudo e ensino
Leitura - literatura
Leitura - aquisição de linguagem
title_short A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramento
title_full A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramento
title_fullStr A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramento
title_full_unstemmed A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramento
title_sort A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol : reflexões sobre identidade e letramento
author Magalhães, Suellen Mayara
author_facet Magalhães, Suellen Mayara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Suellen Mayara
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola - estudo e ensino
Leitura - literatura
Leitura - aquisição de linguagem
topic Língua espanhola - estudo e ensino
Leitura - literatura
Leitura - aquisição de linguagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24T19:29:08Z
2017-08-24T19:29:08Z
2017-08-24
2017-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Suellen Mayara. A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol: reflexões sobre identidade e letramento. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24273
identifier_str_mv MAGALHÃES, Suellen Mayara. A Tertúlia Literária Dialógica no ensino de espanhol: reflexões sobre identidade e letramento. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580782206418944