"Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Rocha de Faria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6978
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2010.
id UNB_63e44c8f6dff723428057847463776e9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6978
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)Professores - prática de ensinoPiano - aprendizagemMúsica - instrução e estudoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2010.O presente trabalho investiga como os professores de piano popular organizam e sistematizam os conhecimentos e as habilidades do instrumento em suas práticas docentes, considerando sua formação e atuação como músico e professor. O Curso de Piano Popular do Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília (CEP/EMB) é responsável pela formação básica e técnica de pianistas na música popular há vinte anos. A relevância desse curso no contexto pedagógico musical de Brasília motivou o desenvolvimento desta pesquisa. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa três professores de piano popular do Núcleo de Música Popular que atuam há mais de 10 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. As observações da prática docente dos três professores forneceram dados complementares que subsidiaram as entrevistas e permitiram compreender os processos de ensino relatados. Os estudos de Green (2001; 2005; 2006; 2008) sobre as práticas informais de aprendizagem dos músicos populares e a inserção dessas práticas na educação musical formal juntamente com os trabalhos de Couto (2008), Maranesi (2007) e Faour (2006) fundamentam a discussão teórica dos dados empíricos da pesquisa. Os resultados revelam que as práticas informais de aprendizagem e a educação musical formal se complementam na prática docente dos professores de piano popular. Os conhecimentos e habilidades que os professores sistematizam e organizam em sua prática docente são orientados por sua concepção sobre música popular e sua formação como músico e como professor. ________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper investigates how popular piano teachers organize and systematize their knowledge and skills of the instrument in their teaching practices, considering his formation and work as a musician and teacher. The Course of Popular Piano at Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasilia (CEP/EMB) is responsible for basic training and technique pianists in popular music for twenty years. The relevance of this course in the teaching music context in Brasilia motivated the development of this research. The research method used was case study with a qualitative approach. Participated in the survey three popular piano teachers at the Núcleo de Música Popular (NuMP) which work for over 10 years. Data collection was conducted through interviews. Observations of teaching practice of three teachers provided additional data that supported the interviews and allowed us to understand the processes of education reported. The studies of Green (2001; 2005; 2006; 2008) on informal learning practices of popular musicians and embedding these practices in formal music education along with the works of Couto (2008), Maranesi (2007) and Faour (2006) based theoretical discussion of the empirical research. The results show that the practices of informal learning and formal musical education complement each other in teaching practice popular piano teacher. The knowledge and skills that teachers systematize and organize their teaching practice are guided by his views on popular music and his training as a musician and teacher.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deSilva, Juliana Rocha de Faria2011-03-01T15:17:20Z2011-03-01T15:17:20Z2011-03-012010-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Juliana Rocha de Faria. "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo": a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB). 2010. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6978info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T21:12:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/6978Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T21:12:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)
title "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)
spellingShingle "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)
Silva, Juliana Rocha de Faria
Professores - prática de ensino
Piano - aprendizagem
Música - instrução e estudo
title_short "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)
title_full "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)
title_fullStr "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)
title_full_unstemmed "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)
title_sort "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo" : a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB)
author Silva, Juliana Rocha de Faria
author_facet Silva, Juliana Rocha de Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Rocha de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - prática de ensino
Piano - aprendizagem
Música - instrução e estudo
topic Professores - prática de ensino
Piano - aprendizagem
Música - instrução e estudo
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-17
2011-03-01T15:17:20Z
2011-03-01T15:17:20Z
2011-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Juliana Rocha de Faria. "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo": a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB). 2010. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6978
identifier_str_mv SILVA, Juliana Rocha de Faria. "Algumas coisas não dá pra ensinar, o aluno tem que aprender ouvindo": a prática docente de professores de piano popular do Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (CEP/EMB). 2010. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043790890958848