Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadares, Alessandra Freire Medina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Magro, Marcia Cristina da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29235
https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025
Resumo: Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro.
id UNB_6827301484c3b34969986e8520492c6d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29235
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalarOpinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital settingSimulação (Computadores)Enfermagem - estudo e ensinoEstudantes de EnfermagemEnsino auxiliado por computadorObjetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro.Objective: Comparing the opinion of undergraduate nursing students about the realistic simulation and the curricular internship in a hospital setting. Methods: A comparative study with 55 nursing students who were divided into a control group that did a curriculum internship in a hospital setting, and an experimental group that participated of a realistic simulation prior to the hospital setting. Both groups answered an instrument based on the Likert scale to verify the effectiveness of the two teaching strategies. Results: In the experimental group, 69 % totally agreed that the simulation consolidated the teaching-learning process. In the control group, most students (38.5 %) totally disagreed with the internship in the hospital setting as an isolated strategy. Conclusion: In the opinion of nursing students, the realistic simulation was effective to acquire and refine knowledge and security, in addition to develop critical thinking in face of the common routine clinical situations in nursing care practice.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Enfermagem (FCE-ENF)Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2017-12-07T05:07:20Z2017-12-07T05:07:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfVALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29235https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025Valadares, Alessandra Freire MedinaMagro, Marcia Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-03T20:38:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/29235Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-03T20:38:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting
title Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
spellingShingle Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
Valadares, Alessandra Freire Medina
Simulação (Computadores)
Enfermagem - estudo e ensino
Estudantes de Enfermagem
Ensino auxiliado por computador
title_short Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
title_full Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
title_fullStr Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
title_full_unstemmed Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
title_sort Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar
author Valadares, Alessandra Freire Medina
author_facet Valadares, Alessandra Freire Medina
Magro, Marcia Cristina da Silva
author_role author
author2 Magro, Marcia Cristina da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadares, Alessandra Freire Medina
Magro, Marcia Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação (Computadores)
Enfermagem - estudo e ensino
Estudantes de Enfermagem
Ensino auxiliado por computador
topic Simulação (Computadores)
Enfermagem - estudo e ensino
Estudantes de Enfermagem
Ensino auxiliado por computador
description Objetivo: Comparar a opinião dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a simulação realística e sobre o estágio curricular em cenário hospitalar. Métodos: Estudo comparativo realizado com 55 estudantes de enfermagem, divididos em: grupo controle que realizou estágio curricular em cenário hospitalar e grupo experimental realizou simulação realística antes do cenário hospitalar. Ambos os grupos responderam um instrumento baseado na escala de Likert para verificação da efetividade das duas estratégias de ensino. Resultados: No grupo experimental, 69,0% concordaram totalmente que a simulação consolidava o processo de ensino-aprendizagem. No grupo controle, muitos estudantes (38,5%) discordaram totalmente com o estágio em cenário hospitalar como estratégia isolada. Conclusão: A simulação realística foi efetiva na opinião dos estudantes de enfermagem para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos e segurança, além de desenvolver o raciocínio crítico frente às situações clínicas comuns ao cotidiano da prática assistencial do enfermeiro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-12-07T05:07:20Z
2017-12-07T05:07:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29235
https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025
identifier_str_mv VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinião dos estudantes de enfermagem sobre a simulação realística e o estágio curricular em cenário hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VALADARES, Alessandra Freire Medina; MAGRO, Marcia Cristina da Silva. Opinion of nursing students on realistic simulation and the curriculum internship in hospital setting. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 138-143, jan./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29235
https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580740313710592