Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demo, Pedro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9650
Resumo: Aprender bem é possível, porque não se trata de atividade excepcional ou reservada a cérebros pretensamente superiores. No entanto, a aprendizagem do aluno depende sumamente da aprendizagem do professor. A experiência valorizou decisivamente o professor como mediador crucial da aprendizagem na escola. Foram “especializados” mais de 1.500 docentes (pós-graduação lato sensu), e avaliados todos os 1º e 2º anos, cuidando de aluno por aluno, como exige o Ideb. A metodologia da aprendizagem ressaltou a importância da pesquisa e elaboração própria, sem, porém, adotar qualquer autor específico. Todo professor precisa ser capaz de montar sua própria proposta teórica, alimentá-la/mudá-la durante seu exercício profissional, tendo em vista que uma das habilidades mais requeridas é autoria (teórica e prática). Professor autor significa que é capaz de autonomia própria e de promover a autonomia do aluno. Um dos instrumentos fundamentais foi o “curso de seis dias”, intensivo, no qual os cursistas estudam/pesquisam textos e constroem seus próprios textos (individual e coletivamente), com o objetivo de aprimorar a autoria e construir atividades que podem ser inseridas na prática escolar. O êxito foi demonstrado no 1º lugar no Ideb nacional nos municípios das capitais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_7b4c6e289a520e6e5df4bdbff55becb9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9650
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MSLearning well is possible : a successful experience at Campo Grande (MS)AprendizagemAutoria docenteAutoria discenteAprender bem é possível, porque não se trata de atividade excepcional ou reservada a cérebros pretensamente superiores. No entanto, a aprendizagem do aluno depende sumamente da aprendizagem do professor. A experiência valorizou decisivamente o professor como mediador crucial da aprendizagem na escola. Foram “especializados” mais de 1.500 docentes (pós-graduação lato sensu), e avaliados todos os 1º e 2º anos, cuidando de aluno por aluno, como exige o Ideb. A metodologia da aprendizagem ressaltou a importância da pesquisa e elaboração própria, sem, porém, adotar qualquer autor específico. Todo professor precisa ser capaz de montar sua própria proposta teórica, alimentá-la/mudá-la durante seu exercício profissional, tendo em vista que uma das habilidades mais requeridas é autoria (teórica e prática). Professor autor significa que é capaz de autonomia própria e de promover a autonomia do aluno. Um dos instrumentos fundamentais foi o “curso de seis dias”, intensivo, no qual os cursistas estudam/pesquisam textos e constroem seus próprios textos (individual e coletivamente), com o objetivo de aprimorar a autoria e construir atividades que podem ser inseridas na prática escolar. O êxito foi demonstrado no 1º lugar no Ideb nacional nos municípios das capitais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTLearning is quite possible, because it is not an exceptional or to pretense superior brains reserved activity. However, student learning depends mostly on teacher learning. The experience valued decisively the teacher as crucial mediator of school learning. More than 1.500 teachers were “specialized” (a kind of post-graduation lato sensu) and all first and second years were evaluated, taking care of each student, as is required by Ideb. Learning methodology stressed the relevance of research and own elaboration, without, nevertheless, adopting any specific author. Every teacher needs to be able to construct his own theoretical proposal, feed it/change it during his professional exercise, since one of most required abilities is authorship (theoretical and practical). Teacher as author means that he is capable of own autonomy and of promoting student autonomy. One of the fundamental tools was “six days course”, intensive, in which course attendants study/research texts and construct their own texts (individually and collectively), having as objective to improve authorship and construct activities that can be inserted in scholar practice. The success was demonstrated in the first place in national Ideb at state capital municipal districts.2011-12-05T11:08:31Z2011-12-05T11:08:31Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDEMO, Pedro. Aprender bem é possível: uma experiência exitosa em Campo Grande – MS. Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 2, p.97-105, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/138>. Acesso em: 05 de dez. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9650Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/138. Acesso em: 05 dez. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessDemo, Pedroporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:00:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/9650Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:00:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS
Learning well is possible : a successful experience at Campo Grande (MS)
title Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS
spellingShingle Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS
Demo, Pedro
Aprendizagem
Autoria docente
Autoria discente
title_short Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS
title_full Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS
title_fullStr Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS
title_full_unstemmed Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS
title_sort Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS
author Demo, Pedro
author_facet Demo, Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demo, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Autoria docente
Autoria discente
topic Aprendizagem
Autoria docente
Autoria discente
description Aprender bem é possível, porque não se trata de atividade excepcional ou reservada a cérebros pretensamente superiores. No entanto, a aprendizagem do aluno depende sumamente da aprendizagem do professor. A experiência valorizou decisivamente o professor como mediador crucial da aprendizagem na escola. Foram “especializados” mais de 1.500 docentes (pós-graduação lato sensu), e avaliados todos os 1º e 2º anos, cuidando de aluno por aluno, como exige o Ideb. A metodologia da aprendizagem ressaltou a importância da pesquisa e elaboração própria, sem, porém, adotar qualquer autor específico. Todo professor precisa ser capaz de montar sua própria proposta teórica, alimentá-la/mudá-la durante seu exercício profissional, tendo em vista que uma das habilidades mais requeridas é autoria (teórica e prática). Professor autor significa que é capaz de autonomia própria e de promover a autonomia do aluno. Um dos instrumentos fundamentais foi o “curso de seis dias”, intensivo, no qual os cursistas estudam/pesquisam textos e constroem seus próprios textos (individual e coletivamente), com o objetivo de aprimorar a autoria e construir atividades que podem ser inseridas na prática escolar. O êxito foi demonstrado no 1º lugar no Ideb nacional nos municípios das capitais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-12-05T11:08:31Z
2011-12-05T11:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEMO, Pedro. Aprender bem é possível: uma experiência exitosa em Campo Grande – MS. Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 2, p.97-105, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/138>. Acesso em: 05 de dez. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9650
identifier_str_mv DEMO, Pedro. Aprender bem é possível: uma experiência exitosa em Campo Grande – MS. Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 2, p.97-105, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/138>. Acesso em: 05 de dez. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580752475095040