Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35483
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
id UNB_7dce251741ca294714183ea7f37e77ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35483
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científicoEducação ambientalLetramento científicoLudicidadeProblemas ambientaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.Este trabalho de pesquisa se embasou na Educação Ambiental Crítica utilizando como estratégias para seu desenvolvimento atividades lúdicas. Foi aplicado em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública do DF. O objetivo foi analisar as contribuições da ludicidade aliada à Educação Ambiental para o letramento científico, a compreensão crítica de diversos aspectos relacionados aos problemas socioambientais, repercutindo na possível tomada de ação, por parte dos docentes e dos discentes, para a transformação da realidade. Planejaram-se tarefas-provas, aplicadas no formato de gincana, para que os estudantes pudessem refletir sobre o descarte de resíduos sólidos, reaproveitamento de alimentos, compostagem, a importância dos vegetais e o plantio de hortaliças, repercutindo na possível tomada de ação, por parte dos docentes e discentes e na transformação da realidade. O trabalho tem abordagem qualitativa e para a coleta de dados utilizaram-se questionários, registro no diário de campo, gravações de áudios dos encontros, fotografias, registros produzidos pelos estudantes por meio das tarefas-prova, entrevistas e a observação do cumprimento das atividades propostas. O desenvolvimento do trabalho demonstrou que o uso da ludicidade para trabalhar a Educação Ambiental é uma estratégia que favorece o interesse e envolve tanto professores quanto estudantes ativamente no processo de ensino-aprendizagem de maneira mais divertida, proporcionando o desenvolvimento da autonomia, colaboração, cooperação, reflexão-ação para mudança de atitude, contribuindo para a formação cidadã, apreensão de conhecimentos e para o enfrentamento dos problemas socioambientais.This research work was based on Critical Environmental Education using as strategies for its development ludic activities. It was applied in two classes of the second year of high school in a public school in the Federal District. The objective was to analyze the contributions of Ludivity allied to Environmental Education for the scientific literacy, the critical understanding of several aspects related to social and environmental problems, with repercussion on the possible action of teachers and students to transform reality. Test-tasks were planned, applied in the form of gymkhana, so that the students could reflect on the disposal of solid residues, reuse of organic matter, composting and the importance of the vegetables and the planting of vegetables, repercussion on the possible action of the teachers and the transformation of reality. The work has a qualitative approach and data collection was done using questionnaires, recording in the field diary, recordings of the audios of the meetings, photographs, records produced by the students by means of task-tests, interviews and observation of compliance with the proposed activities. The development of the work demonstrated that the use of playfulness to work Environmental Education is a strategy that favors interest and involves both teachers and students actively in the teaching-learning process in a more fun way, providing the development of autonomy, collaboration, cooperation, reflection-action to change attitudes, contributing to the formation of citizens, apprehension of knowledge and to face socio-environmental problems.Cavalcanti, Eduardo Luiz DiasSilva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da2019-09-27T20:09:00Z2019-09-27T20:09:00Z2019-09-272019-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Ana Paula Fernandes Nóbrega da. Ludicidade e Educação Ambiental Crítica: uma proposta para o letramento científico. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35483A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/35483Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científico
title Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científico
spellingShingle Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científico
Silva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da
Educação ambiental
Letramento científico
Ludicidade
Problemas ambientais
title_short Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científico
title_full Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científico
title_fullStr Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científico
title_full_unstemmed Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científico
title_sort Ludicidade e Educação Ambiental Crítica : uma proposta para o letramento científico
author Silva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da
author_facet Silva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Letramento científico
Ludicidade
Problemas ambientais
topic Educação ambiental
Letramento científico
Ludicidade
Problemas ambientais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27T20:09:00Z
2019-09-27T20:09:00Z
2019-09-27
2019-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Paula Fernandes Nóbrega da. Ludicidade e Educação Ambiental Crítica: uma proposta para o letramento científico. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35483
identifier_str_mv SILVA, Ana Paula Fernandes Nóbrega da. Ludicidade e Educação Ambiental Crítica: uma proposta para o letramento científico. 2019. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580733212753920