Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smith, Alessandra Melo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14165
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
id UNB_a72074c1538ef70ccf158c74ab25ffa1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14165
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesaLíngua inglesa - estudo e ensinoMaterial didáticoRelações raciaisDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.O objetivo deste trabalho é debater sobre a educação das relações étnico-raciais nos livros didáticos de língua inglesa com referência às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Algumas obras de ensino de língua inglesa anteriores e posteriores à publicação das Diretrizes foram selecionadas para comparação. Esta investigação trata, portanto, de uma análise documental cuja teoria está embasada nas práticas interpretativas do pesquisador. Neste estudo, observa-se que inúmeras modificações foram realizadas nos livros didáticos de língua inglesa, com o passar do tempo, embora essas mudanças não contemplem, corretamente, os princípios das Diretrizes. Por essa razão, esta investigação sugere o uso e a adequação do proposto pelas Diretrizes nas obras, considerando-se necessária a apropriação, principalmente, da cultura e história afro-brasileira que não estão presentes na maior parte dos livros didáticos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe goal of this research is to discuss the education of ethnic-racial relations in English textbooks regarding the “National Curricular Guidelines to the Education of Ethnic-racial Relations and to the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture.” Some English textbooks published before and after the establishment of the Guidelines, were selected to be compared. This study deals with the theory of documentary analysis which is based on the interpretative practices of the researcher. In this study, it is observed that many modifications in English textbooks took place with the passing of time, although these changes do not follow, correctly, the principles of the Guidelines. For this reason, this research proposes the use and the adequacy of these Guidelines in the textbooks, considering necessary the appropriation, mainly, of Afro-Brazilian culture and history, which are not shown in major part of the textbooks.Barbosa, Lúcia Maria de AssunçãoSmith, Alessandra Melo2013-09-20T14:00:58Z2013-09-20T14:00:58Z2013-09-202013-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSMITH, Alessandra Melo. Mudanças e/ou permanências: relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa. 2013. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14165A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/14165Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa
title Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa
spellingShingle Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa
Smith, Alessandra Melo
Língua inglesa - estudo e ensino
Material didático
Relações raciais
title_short Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa
title_full Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa
title_fullStr Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa
title_full_unstemmed Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa
title_sort Mudanças e/ou permanências : relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa
author Smith, Alessandra Melo
author_facet Smith, Alessandra Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
dc.contributor.author.fl_str_mv Smith, Alessandra Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - estudo e ensino
Material didático
Relações raciais
topic Língua inglesa - estudo e ensino
Material didático
Relações raciais
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20T14:00:58Z
2013-09-20T14:00:58Z
2013-09-20
2013-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SMITH, Alessandra Melo. Mudanças e/ou permanências: relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa. 2013. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14165
identifier_str_mv SMITH, Alessandra Melo. Mudanças e/ou permanências: relações étnico-raciais no livro didático de língua inglesa. 2013. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508305365598208