Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hanna, Elenice Seixas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Huber, Erick Rôso, Natalino, Paula Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30130
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25
Resumo: O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa.
id UNB_a947b9233a710fdae66ac8bfadef56d9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30130
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionaisLearning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relationsRelações condicionaisMúsica - aspectos psicológicosLeitura recombinativaEnsinoEstudantes universitáriosO estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa.This study investigated the effects of cumulative training of conditional relations on learning rudiments of musical reading. The stimuli were sequences of notes in three modalities: sound (A); treble clef pentagram (B); and picture of keyboard (C). Five undergraduates were exposed to the Noncumulative Condition, which consisted of training AB and BC and testing, using different stimuli in each experimental phase. For the other five participants of Cumulative Condition, stimuli trained in Phase 1 were revised in the training of Phase 2. The Cumulative Condition showed maintenance of a larger number of AB relations, higher performances in tests of equivalence stimulus classes and higher scores of recombinative reading than Noncumulative Condition.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:17:48Z2017-12-07T05:17:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfHANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. ______________________________________________________________________________________________________________________________________HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30130http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25porengPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessHanna, Elenice SeixasHuber, Erick RôsoNatalino, Paula Carvalhoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:07:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/30130Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:07:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations
title Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
spellingShingle Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
Hanna, Elenice Seixas
Relações condicionais
Música - aspectos psicológicos
Leitura recombinativa
Ensino
Estudantes universitários
title_short Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
title_full Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
title_fullStr Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
title_full_unstemmed Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
title_sort Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
author Hanna, Elenice Seixas
author_facet Hanna, Elenice Seixas
Huber, Erick Rôso
Natalino, Paula Carvalho
author_role author
author2 Huber, Erick Rôso
Natalino, Paula Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hanna, Elenice Seixas
Huber, Erick Rôso
Natalino, Paula Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Relações condicionais
Música - aspectos psicológicos
Leitura recombinativa
Ensino
Estudantes universitários
topic Relações condicionais
Música - aspectos psicológicos
Leitura recombinativa
Ensino
Estudantes universitários
description O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-12-07T05:17:48Z
2017-12-07T05:17:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. ______________________________________________________________________________________________________________________________________
HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30130
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25
identifier_str_mv HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. ______________________________________________________________________________________________________________________________________
HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30130
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580849038458880