Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30130 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25 |
Resumo: | O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa. |
id |
UNB_a947b9233a710fdae66ac8bfadef56d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30130 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionaisLearning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relationsRelações condicionaisMúsica - aspectos psicológicosLeitura recombinativaEnsinoEstudantes universitáriosO estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa.This study investigated the effects of cumulative training of conditional relations on learning rudiments of musical reading. The stimuli were sequences of notes in three modalities: sound (A); treble clef pentagram (B); and picture of keyboard (C). Five undergraduates were exposed to the Noncumulative Condition, which consisted of training AB and BC and testing, using different stimuli in each experimental phase. For the other five participants of Cumulative Condition, stimuli trained in Phase 1 were revised in the training of Phase 2. The Cumulative Condition showed maintenance of a larger number of AB relations, higher performances in tests of equivalence stimulus classes and higher scores of recombinative reading than Noncumulative Condition.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:17:48Z2017-12-07T05:17:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfHANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. ______________________________________________________________________________________________________________________________________HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30130http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25porengPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessHanna, Elenice SeixasHuber, Erick RôsoNatalino, Paula Carvalhoreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:07:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/30130Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:07:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations |
title |
Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais |
spellingShingle |
Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais Hanna, Elenice Seixas Relações condicionais Música - aspectos psicológicos Leitura recombinativa Ensino Estudantes universitários |
title_short |
Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais |
title_full |
Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais |
title_fullStr |
Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais |
title_sort |
Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais |
author |
Hanna, Elenice Seixas |
author_facet |
Hanna, Elenice Seixas Huber, Erick Rôso Natalino, Paula Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Huber, Erick Rôso Natalino, Paula Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hanna, Elenice Seixas Huber, Erick Rôso Natalino, Paula Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações condicionais Música - aspectos psicológicos Leitura recombinativa Ensino Estudantes universitários |
topic |
Relações condicionais Música - aspectos psicológicos Leitura recombinativa Ensino Estudantes universitários |
description |
O estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-12-07T05:17:48Z 2017-12-07T05:17:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. ______________________________________________________________________________________________________________________________________ HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30130 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25 |
identifier_str_mv |
HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. ______________________________________________________________________________________________________________________________________ HANNA, Elenice S; HUBER, Erick Rôso; NATALINO, Paula Carvalho. Learning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne25, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30130 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580849038458880 |