School Gardens in the Distrito Federal, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardon, Renata
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares, Recine, Elisabetta, Rodrigues, Maria De Lourdes Carlos Ferreirinha, Gabriel, Cristine Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29358
https://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000200007
Resumo: OBJETIVO:Identificar experiências com hortas em escolas públicas do Distrito Federal, Brasil, analisando determinantes no seu uso voltado à promoção da alimentação saudável.MÉTODOS:Estudo transversal analítico, com coleta de dados em duas fases: (1) por telefone com todas as escolas públicas do Distrito Federal; (2) entrevista presencial com amostra das escolas que possuíam horta (n=105).RESULTADOS:Das 582 escolas do Distrito Federal, 453 (77,8%) participaram da fase 1 e dessas, 37,7% possuíam horta. Escolas rurais apresentaram maior prevalência de horta (p=0,003). Das escolas sem horta, 75,2% tinham interesse na sua implantação. O principal motivo para desativação da horta foi falta de mão-de-obra para manutenção. Quanto às escolas com horta, a intenção de complementar a alimentação escolar foi o principal motivo de sua implantação (56,2%). A horta era utilizada como espaço educativo para promoção da alimentação saudável por 60,8% das escolas.CONCLUSÃO:Foi identificado no Distrito Federal um percentual expressivo de escolas com horta (37,7%). Alguns fatores relacionados à localização, porte e nível de ensino da escola associaram-se à presença da horta. Verificou-se inicialmente, um elevado percentual de escolas que relataram utilizar a horta como espaço de promoção da alimentação saudável. Faz-se necessário aprofundar este resultado por meio de avaliação do uso e impacto da horta como instrumento de promoção da alimentação saudável na comunidade escolar.
id UNB_b961b2fc759b752f2d319c36e3bbf687
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29358
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling School Gardens in the Distrito Federal, BrazilHortas escolares no Distrito Federal, BrasilEducação alimentar e nutricionalPromoção da saúdeEscolas - Distrito Federal (Brasil)OBJETIVO:Identificar experiências com hortas em escolas públicas do Distrito Federal, Brasil, analisando determinantes no seu uso voltado à promoção da alimentação saudável.MÉTODOS:Estudo transversal analítico, com coleta de dados em duas fases: (1) por telefone com todas as escolas públicas do Distrito Federal; (2) entrevista presencial com amostra das escolas que possuíam horta (n=105).RESULTADOS:Das 582 escolas do Distrito Federal, 453 (77,8%) participaram da fase 1 e dessas, 37,7% possuíam horta. Escolas rurais apresentaram maior prevalência de horta (p=0,003). Das escolas sem horta, 75,2% tinham interesse na sua implantação. O principal motivo para desativação da horta foi falta de mão-de-obra para manutenção. Quanto às escolas com horta, a intenção de complementar a alimentação escolar foi o principal motivo de sua implantação (56,2%). A horta era utilizada como espaço educativo para promoção da alimentação saudável por 60,8% das escolas.CONCLUSÃO:Foi identificado no Distrito Federal um percentual expressivo de escolas com horta (37,7%). Alguns fatores relacionados à localização, porte e nível de ensino da escola associaram-se à presença da horta. Verificou-se inicialmente, um elevado percentual de escolas que relataram utilizar a horta como espaço de promoção da alimentação saudável. Faz-se necessário aprofundar este resultado por meio de avaliação do uso e impacto da horta como instrumento de promoção da alimentação saudável na comunidade escolar.OBJECTIVE:The aim of the present study was to identify experiences with gardens in public schools in the Distrito Federal, Brazil, and to analyze factors involved in their use to promote healthy eating habits.METHODS:This is an analytical cross-sectional study with data collection in two phases: (1) telephone contact with all public schools in the Distrito Federal; (2) interviews conducted with a sample of schools with a garden (n=105).RESULTS:Of the 582 schools in the Distrito Federal, 453 (77.8%) participated in phase 1 and 37.7% of these had a garden. Rural schools had a higher prevalence of gardens (p=0.003). Among the schools which had no garden, 75.2% (n=212) had interest in creating one. The main reason for the deactivation of gardens was a lack of manpower to maintain them. The main reason for creating a garden was to supplement school food (56.2%). The garden was used as an educational space to promote healthy eating habits by 60.8% of the schools.CONCLUSION:An expressive percentage of schools with gardens (37.7%) was identified in the Distrito Federal. A number of factors were associated with the presence of a garden, including the location and size of the school, as well as the level of education. A significant percentage of schools reported using the garden as a space to promote healthy eating habits. This result must be refined by assessing the use and impact of gardens as a tool to promote healthy eating habits in the school community.Pontifícia Universidade Católica de Campinas2017-12-07T05:08:45Z2017-12-07T05:08:45Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERNARDON, Renata et al. School Gardens in the Distrito Federal, Brazil. Revista de Nutrição, Campinas, v. 27, n. 2, p. 205-216, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732014000200205&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29358https://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000200007Revista de Nutrição - (CC NC BY) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732014000200205&lng=en&tlng=en. Acesso em: 11 nov. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessBernardon, RenataSchmitz, Bethsáida de Abreu SoaresRecine, ElisabettaRodrigues, Maria De Lourdes Carlos FerreirinhaGabriel, Cristine Garciaengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:03:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/29358Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:03:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv School Gardens in the Distrito Federal, Brazil
Hortas escolares no Distrito Federal, Brasil
title School Gardens in the Distrito Federal, Brazil
spellingShingle School Gardens in the Distrito Federal, Brazil
Bernardon, Renata
Educação alimentar e nutricional
Promoção da saúde
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
title_short School Gardens in the Distrito Federal, Brazil
title_full School Gardens in the Distrito Federal, Brazil
title_fullStr School Gardens in the Distrito Federal, Brazil
title_full_unstemmed School Gardens in the Distrito Federal, Brazil
title_sort School Gardens in the Distrito Federal, Brazil
author Bernardon, Renata
author_facet Bernardon, Renata
Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
Recine, Elisabetta
Rodrigues, Maria De Lourdes Carlos Ferreirinha
Gabriel, Cristine Garcia
author_role author
author2 Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
Recine, Elisabetta
Rodrigues, Maria De Lourdes Carlos Ferreirinha
Gabriel, Cristine Garcia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardon, Renata
Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
Recine, Elisabetta
Rodrigues, Maria De Lourdes Carlos Ferreirinha
Gabriel, Cristine Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação alimentar e nutricional
Promoção da saúde
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
topic Educação alimentar e nutricional
Promoção da saúde
Escolas - Distrito Federal (Brasil)
description OBJETIVO:Identificar experiências com hortas em escolas públicas do Distrito Federal, Brasil, analisando determinantes no seu uso voltado à promoção da alimentação saudável.MÉTODOS:Estudo transversal analítico, com coleta de dados em duas fases: (1) por telefone com todas as escolas públicas do Distrito Federal; (2) entrevista presencial com amostra das escolas que possuíam horta (n=105).RESULTADOS:Das 582 escolas do Distrito Federal, 453 (77,8%) participaram da fase 1 e dessas, 37,7% possuíam horta. Escolas rurais apresentaram maior prevalência de horta (p=0,003). Das escolas sem horta, 75,2% tinham interesse na sua implantação. O principal motivo para desativação da horta foi falta de mão-de-obra para manutenção. Quanto às escolas com horta, a intenção de complementar a alimentação escolar foi o principal motivo de sua implantação (56,2%). A horta era utilizada como espaço educativo para promoção da alimentação saudável por 60,8% das escolas.CONCLUSÃO:Foi identificado no Distrito Federal um percentual expressivo de escolas com horta (37,7%). Alguns fatores relacionados à localização, porte e nível de ensino da escola associaram-se à presença da horta. Verificou-se inicialmente, um elevado percentual de escolas que relataram utilizar a horta como espaço de promoção da alimentação saudável. Faz-se necessário aprofundar este resultado por meio de avaliação do uso e impacto da horta como instrumento de promoção da alimentação saudável na comunidade escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-12-07T05:08:45Z
2017-12-07T05:08:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDON, Renata et al. School Gardens in the Distrito Federal, Brazil. Revista de Nutrição, Campinas, v. 27, n. 2, p. 205-216, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732014000200205&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 nov. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29358
https://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000200007
identifier_str_mv BERNARDON, Renata et al. School Gardens in the Distrito Federal, Brazil. Revista de Nutrição, Campinas, v. 27, n. 2, p. 205-216, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000200007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732014000200205&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 nov. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29358
https://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000200007
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508354028961792