História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ana Gabriela de Brito de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23900
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23900
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática, 2016.
id UNB_bddd0b522900b21987ffe475ecd087de
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23900
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling História da matemática para a prática dos professores do Ensino MédioMatemática (Ensino médio)Educação e aprendizagemGeometria de GalileuGeometria euclidianaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática, 2016.Quando o tema é geometria não euclidiana, logo nos vem à mente o modelo de geometria criado a partir da negação do quinto postulado de Euclides. Neste trabalho apresentamos uma situação diferente, um modelo pouco conhecido chamado de geometria de Galileu, devido sua origem ser a mecânica estudada por Galileu Galilei. A proposta desta dissertação é desenvolver um referencial teórico traçando um paralelo com a geometria euclidiana e elaborar uma série de atividades para serem aplicadas em sala de aula, envolvendo as propriedades e as transformações comuns e não comuns nos dois modelos.This work is a survey in which we investigated the potential of the history of mathematics as an additional educational resource for high school and proposes a set of texts referring to the main content taught in this level of education. These texts may have a motivating potential for math learning as aims to aid in the practice of teachers in the classroom. In order to conduct the survey, the basic ideas are search-lead author on the use history in mathematics education, the main research on the topic, as well as the insertion of the story in the form of texts in textbooks, course books and college books history of mathematics. For some scientific content high school math, proposed by the Curriculum in Motion was made a historical overview on the subject, highlighting: its main mentors, the context in which it was designed, applications and curiosities, when deemed relevant to the topic of understanding. It is believed in the potential of the texts as a teaching resource in order to provide context and meaning to student learning, motivate students' interest in mathematics, get more significant results in the teaching-learning process of mathematics content.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em MatemáticaMenezes, Josinalva EstacioMoura, Ana Gabriela de Brito de2017-07-26T20:41:12Z2017-07-26T20:41:12Z2017-07-262016-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Ana Gabriela de Brito de. História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio. 2016. xi, 71 f., il .Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23900http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23900A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:27:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/23900Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:27:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio
title História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio
spellingShingle História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio
Moura, Ana Gabriela de Brito de
Matemática (Ensino médio)
Educação e aprendizagem
Geometria de Galileu
Geometria euclidiana
title_short História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio
title_full História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio
title_fullStr História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio
title_full_unstemmed História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio
title_sort História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio
author Moura, Ana Gabriela de Brito de
author_facet Moura, Ana Gabriela de Brito de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Josinalva Estacio
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Ana Gabriela de Brito de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino médio)
Educação e aprendizagem
Geometria de Galileu
Geometria euclidiana
topic Matemática (Ensino médio)
Educação e aprendizagem
Geometria de Galileu
Geometria euclidiana
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-19
2017-07-26T20:41:12Z
2017-07-26T20:41:12Z
2017-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Ana Gabriela de Brito de. História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio. 2016. xi, 71 f., il .Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23900
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23900
identifier_str_mv MOURA, Ana Gabriela de Brito de. História da matemática para a prática dos professores do Ensino Médio. 2016. xi, 71 f., il .Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23900
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.23900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580832921845760