Representação de mulher nos comerciais de automóveis : garota é apenas equipamento opcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Andréa de Almeida
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2745
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2007.
id UNB_c7c57eddf1da9f3a298b6c0cd23e787e
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/2745
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lara, Andréa de AlmeidaOliveira, Selma Regina Nunes2009-12-16T18:46:39Z2009-12-16T18:46:39Z2009-12-162007LARA, Andréa de Almeida. Representação de mulher nos comerciais de automóveis: garota é apenas equipamento opcional. 2007. 118 f. Dissertação(Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2745Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2007.Tomando como ponto de partida a abordagem dos Estudos Culturais na análise dos produtos midiáticos - e mais especificamente a Teoria das Representações Sociais, a Análise de Conteúdo e a Análise do Discurso Publicitário - esta dissertação identifica as representações sociais presentes em comerciais de carros das décadas de 1950 a 1990 no Brasil. O período definido considera essas cinco décadas privilegiadas em mudanças socioeconômicas e políticas no país. Os comerciais selecionados para estudo foram retirados de uma coletânea produzida pelo Museu Memória da Propaganda sobre a História do Automóvel no Brasil. Como critério de seleção utilizou-se a presença de mulheres em filmes publicitários sobre automóveis. Dos 74 comerciais existentes no volume I desta coleção foram retirados 34, que correspondiam à presença de mulheres. Após decupados foram submetidos a uma análise quantitativa dos dados sob o referencial da Análise de Conteúdo e a uma análise qualitativa do discurso publicitário presente nos comerciais sob o aporte oferecido pela Análise do Discurso. Os resultados indicaram, principalmente, que as mulheres foram retratadas nesses comerciais a partir de três representações: mulher-dona-de-casa, mulher-objeto e mulher-cenário. Essas representações foram definidas considerando-se características recorrentes como roupas e acessórios utilizados pelas mulheres, tipos de carro em que aparecem e características da produção desses comerciais, além dos discursos publicitários dos comerciais. Depreende-se que tais construções se articulam com a forma como as mulheres são vistas nesse âmbito social brasileiro, uma vez que os meios de comunicação colaboram para a construção sócio-histórica de nossa sociedade. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTStarting from the Cultural Studies approach in the midiatic products analysis and more specifically the Theory of the Social Representations, the Content Analysis and the Ad Discouse Analysis – this dissertation identify the representations presents in cars commercials from1950 to 1990 decades Brasil. The definitive period considers these five decades privileged in sócioeconomic and politics changes in the country. The selected ads for study chosen from a collection produced by the Museu da Propaganda about Automobile History in Brasil. It was used as selection criterion the women presence in automobile advertisement movies. From the 74 ads contained the Vol.I of this collection, was retired 34 with the women presence. categorized they was submitted to a data quantitative analysis under Content Analysis referencial and a qualitative analysis of the speech advertising present in the ads undeer the contribution offered by the Discourse Analysis. The results indicated, principally, that the women was showed in these ads three representations: woman house wife, object woman and setting woman. These representatios has been defined considering recurrent characteristics like clothes and accessories used by the women, the kinds of cars where appear in the commercials and the ads production characteristics, beyond speech advertising of these ads. It infers that such constructions are articulated as the women has been seen in the brazilian social scope, being that medias collaborate for the partner-hisitorical construction of our society.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoRepresentação de mulher nos comerciais de automóveis : garota é apenas equipamento opcionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAnálise do discursoPropaganda - redaçãoAutomóveis - propaganda - mulheresIdentidade social - mulheresBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2007_AndreadeAlmeidaLara.PDF2007_AndreadeAlmeidaLara.PDFDissertaçãoapplication/pdf1669916http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2745/1/2007_AndreadeAlmeidaLara.PDF6ddfdd192f03ac90808495382fa9a807MD51open accessanexo.PDFanexo.PDFAnexoapplication/pdf253577http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2745/2/anexo.PDF29c7d808a1b5eea20e2a680342c1eabeMD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1874http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2745/3/license.txtd96e918a82bbdb5395879904fea2651aMD53open accessTEXTanexo.PDF.txtanexo.PDF.txtExtracted texttext/plain88867http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2745/4/anexo.PDF.txt00d119c3198854f6cb0890b17a8293e4MD54open access2007_AndreadeAlmeidaLara.PDF.txt2007_AndreadeAlmeidaLara.PDF.txtExtracted texttext/plain238277http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2745/5/2007_AndreadeAlmeidaLara.PDF.txt0909d667eff5bc54206fa8756225631eMD55open access10482/27452024-01-26 14:38:11.106open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T17:38:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Representação de mulher nos comerciais de automóveis : garota é apenas equipamento opcional
title Representação de mulher nos comerciais de automóveis : garota é apenas equipamento opcional
spellingShingle Representação de mulher nos comerciais de automóveis : garota é apenas equipamento opcional
Lara, Andréa de Almeida
Análise do discurso
Propaganda - redação
Automóveis - propaganda - mulheres
Identidade social - mulheres
title_short Representação de mulher nos comerciais de automóveis : garota é apenas equipamento opcional
title_full Representação de mulher nos comerciais de automóveis : garota é apenas equipamento opcional
title_fullStr Representação de mulher nos comerciais de automóveis : garota é apenas equipamento opcional
title_full_unstemmed Representação de mulher nos comerciais de automóveis : garota é apenas equipamento opcional
title_sort Representação de mulher nos comerciais de automóveis : garota é apenas equipamento opcional
author Lara, Andréa de Almeida
author_facet Lara, Andréa de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Andréa de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Selma Regina Nunes
contributor_str_mv Oliveira, Selma Regina Nunes
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Análise do discurso
Propaganda - redação
Automóveis - propaganda - mulheres
Identidade social - mulheres
topic Análise do discurso
Propaganda - redação
Automóveis - propaganda - mulheres
Identidade social - mulheres
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-12-16T18:46:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-16T18:46:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LARA, Andréa de Almeida. Representação de mulher nos comerciais de automóveis: garota é apenas equipamento opcional. 2007. 118 f. Dissertação(Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/2745
identifier_str_mv LARA, Andréa de Almeida. Representação de mulher nos comerciais de automóveis: garota é apenas equipamento opcional. 2007. 118 f. Dissertação(Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2745/1/2007_AndreadeAlmeidaLara.PDF
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2745/2/anexo.PDF
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2745/3/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2745/4/anexo.PDF.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2745/5/2007_AndreadeAlmeidaLara.PDF.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ddfdd192f03ac90808495382fa9a807
29c7d808a1b5eea20e2a680342c1eabe
d96e918a82bbdb5395879904fea2651a
00d119c3198854f6cb0890b17a8293e4
0909d667eff5bc54206fa8756225631e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573468529164288