Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7992 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003 |
Resumo: | O letramento informacional apresenta-se como a estruturação sistêmica de um conjunto de competências que permite integrar as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, objeto da aprendizagem, visando à tomada de decisão e resolução de problemas. A implementação desse processo ao longo da vida acadêmica representa importante aspecto na sociedade contemporânea por favorecer o progresso pedagógico e o processo de "aprender a aprender". Assim, constitui decisiva contribuição para a formação de cidadãos competentes e autônomos na busca e no uso da informação. Entretanto, para se colocar plenamente em prática o letramento informacional na educação básica, é necessário superar alguns desafios, quais sejam: a dificuldade em mudar a cultura pedagógica, a formação inadequada dos professores, as concepções de ensino-aprendizagem, a organização do currículo e a ausência de infraestrutura adequada de informação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_ce0a70caa2a2048e9c32426ad5441b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/7992 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios para implementar o letramento informacional na educação básicaChallenges to carry out information literacy in basic educationLetramento informacionalAprendizagemEducação básicaO letramento informacional apresenta-se como a estruturação sistêmica de um conjunto de competências que permite integrar as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, objeto da aprendizagem, visando à tomada de decisão e resolução de problemas. A implementação desse processo ao longo da vida acadêmica representa importante aspecto na sociedade contemporânea por favorecer o progresso pedagógico e o processo de "aprender a aprender". Assim, constitui decisiva contribuição para a formação de cidadãos competentes e autônomos na busca e no uso da informação. Entretanto, para se colocar plenamente em prática o letramento informacional na educação básica, é necessário superar alguns desafios, quais sejam: a dificuldade em mudar a cultura pedagógica, a formação inadequada dos professores, as concepções de ensino-aprendizagem, a organização do currículo e a ausência de infraestrutura adequada de informação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTInformation literacy is presented here as a systemic structure with a set of capacities, which assists to integrate actions of locating, selecting, accessing, organizing and using information and generating knowledge, object of learning, in order to help in decision making and problem solution. The implementation of this process throughout the academic life represents an extremely necessary aspect in contemporary society, concerning the pedagogical and 'learning to learn' processes, contributing to educate critic, active, responsible, and self-dependent citizens in the seek and use of information. Notwithstanding, in order to carry out information literacy in basic education, it is necessary to surpass a few challenges, such as: the difficulty to change pedagogical culture, inappropriate teacher's development, teaching and learning concepts, curriculum organization, and the absence of adequate information groundwork.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2011-05-24T13:58:26Z2011-05-24T13:58:26Z2010-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 22 maio 2011. doi: 10.1590/S0102-46982010000100003.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7992https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003Gasque, Kelley Cristine Gonçalves DiasTescarolo, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:13:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/7992Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:13:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica Challenges to carry out information literacy in basic education |
title |
Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica |
spellingShingle |
Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Letramento informacional Aprendizagem Educação básica |
title_short |
Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica |
title_full |
Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica |
title_fullStr |
Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica |
title_full_unstemmed |
Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica |
title_sort |
Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica |
author |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias |
author_facet |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Tescarolo, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Tescarolo, Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias Tescarolo, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento informacional Aprendizagem Educação básica |
topic |
Letramento informacional Aprendizagem Educação básica |
description |
O letramento informacional apresenta-se como a estruturação sistêmica de um conjunto de competências que permite integrar as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, objeto da aprendizagem, visando à tomada de decisão e resolução de problemas. A implementação desse processo ao longo da vida acadêmica representa importante aspecto na sociedade contemporânea por favorecer o progresso pedagógico e o processo de "aprender a aprender". Assim, constitui decisiva contribuição para a formação de cidadãos competentes e autônomos na busca e no uso da informação. Entretanto, para se colocar plenamente em prática o letramento informacional na educação básica, é necessário superar alguns desafios, quais sejam: a dificuldade em mudar a cultura pedagógica, a formação inadequada dos professores, as concepções de ensino-aprendizagem, a organização do currículo e a ausência de infraestrutura adequada de informação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04 2011-05-24T13:58:26Z 2011-05-24T13:58:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 22 maio 2011. doi: 10.1590/S0102-46982010000100003. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7992 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003 |
identifier_str_mv |
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 41-56, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/03.pdf>. Acesso em: 22 maio 2011. doi: 10.1590/S0102-46982010000100003. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7992 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580857503612928 |