Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Ângela da Rocha
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2585
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
id UNB_d939a889793da895c52d644bc4443258
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/2585
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Valle, Ângela da RochaTróccoli, Bartholomeu Tôrres2009-12-07T17:15:01Z2009-12-07T17:15:01Z2009-12-072007VALLE, Ângela da Rocha. Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira. 2007. 181 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2585Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.O objetivo deste trabalho foi duplo: (1) desenvolver e validar um instrumento de avaliação da satisfação no trabalho e (2) descrever e analisar os índices de satisfação no trabalho em diversos segmentos dos funcionários de uma empresa financeira de economia mista, o Banco do Brasil. A satisfação no trabalho foi definida como a atitude do indivíduo em relação a aspectos gerais do seu trabalho. Pesquisas quantitativas e qualitativas foram realizadas resultando em um instrumento uni/multifatorial sobre satisfação no trabalho e sua versão reduzida (QST e QST-R). Dados obtidos com a aplicação das duas versões do QST em grandes amostras de funcionários do Banco do Brasil foram submetidas a diversas técnicas estatísticas multivariadas: análise fatorial exploratória e confirmatória (via modelagem por equações estruturais), estudos de invariância da estrutura fatorial, regressão múltipla padrão e análises de variância multivariada. Os resultados indicaram que ambas as versões do QST alcançaram índices bastante satisfatórios no que diz respeito à sua estrutura hexafatorial, a sua replicabilidade (estrutura estável tanto para o QST, quanto para o QST-R) e à sua consistência interna (bons alphas). Com auxílio de MANOVAS, procurou-se descrever uma das amostras analisadas e os resultados entre os segmentos divididos por sexo e faixa de tempo e local de trabalho indicaram que os homens obtêm índices mais altos de satisfação que as mulheres (apesar de próximos) sugerindo um efeito de teto de vidro (glass ceiling). Por último, um estudo qualitativo com o emprego de grupos focais investigou em profundidade as dimensões de satisfação no trabalho permitindo tanto um maior aprofundamento na vivência individual concreta da satisfação do trabalho na instituição, quanto uma replicação das principais características do QST. Os resultados identificaram um bom atendimento das dimensões trabalho desafiador (significado do trabalho) e relacionamento de colegas e chefia e dimensões da satisfação que necessitam ser mais bem acompanhadas pelo Banco do Brasil tais como treinamento, possibilidade de ascensão profissional e condições de trabalho. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study had two main purposes (1) to develop and validate a job satisfaction questionnaire and (2) to investigate the levels of job satisfaction of employees of the Bank of Brazil, a mixed economy financial company. Job Satisfaction was defined as an individual’s attitude towards general aspects of his/her work. Quantitative and qualitative studies were done that resulted in a two versions of a uni/multifactorial questionnaire of job satisfaction (QST and QST-R). The data gathered from the submission of the two versions of the QST to several samples of the Bank of Brazil’s employees were submitted to multivariate statistical analyses. Exploratory and confirmatory factor analysis and invariance studies of the factorial structures (through Structural Equations Modeling-SEM) showed that both versions of the QST have well defined and stable hexafactorial structures and good internal consistency (alphas). Multivariate variance analysis (MANOVAS) and standard multiple regressions also revealed further evidence of QST’s validity and reliability and that men had higher scores on job satisfaction than women, implying the possible occurrence of a glass ceiling effect. An additional qualitative study with focus groups allowed a deeper investigation and understanding of the meaning, nature and implications of all the six factors that compose both versions of the QST, and a deeper understanding of individual experiences of job satisfaction. The analyses of the components of job satisfaction and the experience and testimonials of the employees suggested several training and administrative strategies that should be considered by the Bank of Brazil’s policy makers, such as training, possibility of promotion and work conditions.Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPsicologia organizacionalSatisfação no trabalhoBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2007_AngeladaRochaValle.PDF2007_AngeladaRochaValle.PDFapplication/pdf1556405http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2585/1/2007_AngeladaRochaValle.PDF515258aa21ab94c913064238d9eb72e1MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2585/2/license.txtb0536035eb16092f01c02a08a6d6593aMD52open accessTEXT2007_AngeladaRochaValle.PDF.txt2007_AngeladaRochaValle.PDF.txtExtracted texttext/plain335503http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2585/3/2007_AngeladaRochaValle.PDF.txtcd520f2b3d4ea4d70ddcf658eb652f6dMD53open access10482/25852023-07-10 20:30:59.971open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T23:30:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira
title Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira
spellingShingle Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira
Valle, Ângela da Rocha
Psicologia organizacional
Satisfação no trabalho
title_short Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira
title_full Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira
title_fullStr Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira
title_full_unstemmed Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira
title_sort Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira
author Valle, Ângela da Rocha
author_facet Valle, Ângela da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valle, Ângela da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tróccoli, Bartholomeu Tôrres
contributor_str_mv Tróccoli, Bartholomeu Tôrres
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Psicologia organizacional
Satisfação no trabalho
topic Psicologia organizacional
Satisfação no trabalho
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-12-07T17:15:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-07T17:15:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VALLE, Ângela da Rocha. Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira. 2007. 181 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/2585
identifier_str_mv VALLE, Ângela da Rocha. Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira. 2007. 181 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2585/1/2007_AngeladaRochaValle.PDF
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2585/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/2585/3/2007_AngeladaRochaValle.PDF.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 515258aa21ab94c913064238d9eb72e1
b0536035eb16092f01c02a08a6d6593a
cd520f2b3d4ea4d70ddcf658eb652f6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573681320886272