Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Adriana Fátima de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33272
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_d98354fa7ea0038bb5ffd85c1c322002
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33272
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médioUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)Aprendizagem significativaEfeito fotoelétricoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.A proposta desse trabalho teve por objetivo a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio. Esse tema que compõe a Física Moderna e Contemporânea(FMC) não era contemplado no currículo da escola aspirada para a aplicação. O referencial teórico que respalda a utilização da UEPS são os princípios da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, que incita a oportunizar uma aprendizagem significativa e não mecanizada. Os alunos do 3º ano do ensino médio (EM) de uma instituição de ensino privada na cidade de Paracatu-MG foram os agentes participativos do projeto, sob a ação mediadora da autora pesquisadora. A UEPS conta com uma sequência de sete aulas que buscaram respeitar os oito aspectos sequenciais que a constitui. Os dados coletados permitiram associar um resultado exitoso indiciando uma aprendizagem significativa. Diante do exposto, um guia com cada etapa da UEPS foi formulado para subsidiar trabalhos e aplicações de outrem.The purpose of this study aimed to use a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) to teach the photoelectric effect in high school. A theme that composes Modern and Contemporary Physics (MCF) was not contemplated in the school curriculum aspirated for the application. The theoretical framework that supports the use of TUPS is the principles of David Ausubel's significant learning theory, which stimulates the opportunization of meaningful and non-mechanized learning. Students of the 3rd year of high school (HS) of a private educational institution in the city of Paracatu-MG were participatory project actors under the mediating action of the researcher author. The TUPS has a sequence of seven classes that have sought to respect the eight sequential aspects that constitute it. The collected data allowed the association of a successful outcome indicating a significant learning. Given the above, a guide with each step of the TUPS was formulated to subsidize the work and applications of others.Verdeaux, Maria de Fátima da SilvaLima, Adriana Fátima de2018-12-21T17:32:29Z2018-12-21T17:32:29Z2018-12-202018-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLIMA, Adriana Fátima de. Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio. 2018. [105] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33272A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/33272Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio
title Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio
spellingShingle Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio
Lima, Adriana Fátima de
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Aprendizagem significativa
Efeito fotoelétrico
title_short Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio
title_full Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio
title_fullStr Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio
title_full_unstemmed Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio
title_sort Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio
author Lima, Adriana Fátima de
author_facet Lima, Adriana Fátima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Adriana Fátima de
dc.subject.por.fl_str_mv Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Aprendizagem significativa
Efeito fotoelétrico
topic Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Aprendizagem significativa
Efeito fotoelétrico
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21T17:32:29Z
2018-12-21T17:32:29Z
2018-12-20
2018-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Adriana Fátima de. Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio. 2018. [105] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33272
identifier_str_mv LIMA, Adriana Fátima de. Proposta de uma UEPS para ensinar o efeito fotoelétrico no ensino médio. 2018. [105] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508225209303040