Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mircéa Cândida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40773
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
id UNB_dee5fb0092c547f75f7b4814e06df5c2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40773
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramáticaAnalogiaProcesso de ensino - aprendizagemMetodologia de ensinoGramáticaDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.O objetivo dessa pesquisa é analisar o papel das analogias utilizadas pelos professores e as significações que os alunos constroem por meio delas em conteúdo específico da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho subdivide-se em dois artigos. O primeiro, “O azul do céu da cognição: analogia, ensino e aprendizagem”, tem o objetivo de apresentar aspectos relacionados ao modo como um novo conhecimento ou uma solução de problemas podem ser processados por meio do desenvolvimento de estratégias didáticas que tenham como base o uso da analogia. Por meio da revisão da literatura, apresenta-se uma explanação acerca do pensamento analógico, bem como um painel de metodologias já desenvolvidas. O segundo, “‘Com que look eu vou?’: proposta metodológica com base em analogia para o ensino de gramática”, apresenta análise de uma proposta metodológica para o ensino de gramática, tendo por base o uso de analogia. Os resultados indicam que os estudantes organizam novos conhecimentos pautados não apenas nos dados em si, mas também na forma como eles são apresentados. Por isso, é necessário elaborar o plano de aula estrategicamente, considerando-se os objetivos da aula e as tarefas que serão realizadas.This work aims to analyze the role of analogies used by teachers and the meanings that students build through them in specific contents of the portuguese language as a school subject in high school. Thus, this work is divided into two articles. The first, “The blue sky of cognition: analogy, teaching and learning”, aims to present aspects related to how new knowledge or problem solving can be processed through the development of didactic strategies based on the use of analogy. Through the literature review, an explanation about analogical thinking is presented, as well as a panel of methodologies already developed. The second, “‘What look am I going to? ’: methodological proposal based on analogy for teaching grammar”, presents analysis of a methodological proposal for teaching grammar, based on the use of analogy. The results indicate that students organize new knowledge based not only on the data itself, but also on the way it is presented. Therefore, it is necessary to elaborate the lesson plan strategically, considering the objectives of the lessons and the tasks that will be performed.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalRengifo-Herrera, Francisco Josémailto:mircea.letras@gmail.comFerreira, Mircéa Cândida2021-05-03T23:52:58Z2021-05-03T23:52:58Z2021-05-032020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Mircéa Cândida. Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas: proposta para ensino de gramática. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40773A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:13:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/40773Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:13:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática
title Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática
spellingShingle Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática
Ferreira, Mircéa Cândida
Analogia
Processo de ensino - aprendizagem
Metodologia de ensino
Gramática
title_short Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática
title_full Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática
title_fullStr Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática
title_full_unstemmed Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática
title_sort Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática
author Ferreira, Mircéa Cândida
author_facet Ferreira, Mircéa Cândida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rengifo-Herrera, Francisco José
mailto:mircea.letras@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mircéa Cândida
dc.subject.por.fl_str_mv Analogia
Processo de ensino - aprendizagem
Metodologia de ensino
Gramática
topic Analogia
Processo de ensino - aprendizagem
Metodologia de ensino
Gramática
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
2021-05-03T23:52:58Z
2021-05-03T23:52:58Z
2021-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Mircéa Cândida. Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas: proposta para ensino de gramática. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40773
identifier_str_mv FERREIRA, Mircéa Cândida. Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas: proposta para ensino de gramática. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508196292722688