Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40773 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. |
id |
UNB_dee5fb0092c547f75f7b4814e06df5c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/40773 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramáticaAnalogiaProcesso de ensino - aprendizagemMetodologia de ensinoGramáticaDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.O objetivo dessa pesquisa é analisar o papel das analogias utilizadas pelos professores e as significações que os alunos constroem por meio delas em conteúdo específico da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho subdivide-se em dois artigos. O primeiro, “O azul do céu da cognição: analogia, ensino e aprendizagem”, tem o objetivo de apresentar aspectos relacionados ao modo como um novo conhecimento ou uma solução de problemas podem ser processados por meio do desenvolvimento de estratégias didáticas que tenham como base o uso da analogia. Por meio da revisão da literatura, apresenta-se uma explanação acerca do pensamento analógico, bem como um painel de metodologias já desenvolvidas. O segundo, “‘Com que look eu vou?’: proposta metodológica com base em analogia para o ensino de gramática”, apresenta análise de uma proposta metodológica para o ensino de gramática, tendo por base o uso de analogia. Os resultados indicam que os estudantes organizam novos conhecimentos pautados não apenas nos dados em si, mas também na forma como eles são apresentados. Por isso, é necessário elaborar o plano de aula estrategicamente, considerando-se os objetivos da aula e as tarefas que serão realizadas.This work aims to analyze the role of analogies used by teachers and the meanings that students build through them in specific contents of the portuguese language as a school subject in high school. Thus, this work is divided into two articles. The first, “The blue sky of cognition: analogy, teaching and learning”, aims to present aspects related to how new knowledge or problem solving can be processed through the development of didactic strategies based on the use of analogy. Through the literature review, an explanation about analogical thinking is presented, as well as a panel of methodologies already developed. The second, “‘What look am I going to? ’: methodological proposal based on analogy for teaching grammar”, presents analysis of a methodological proposal for teaching grammar, based on the use of analogy. The results indicate that students organize new knowledge based not only on the data itself, but also on the way it is presented. Therefore, it is necessary to elaborate the lesson plan strategically, considering the objectives of the lessons and the tasks that will be performed.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalRengifo-Herrera, Francisco Josémailto:mircea.letras@gmail.comFerreira, Mircéa Cândida2021-05-03T23:52:58Z2021-05-03T23:52:58Z2021-05-032020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Mircéa Cândida. Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas: proposta para ensino de gramática. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40773A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:13:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/40773Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:13:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática |
title |
Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática |
spellingShingle |
Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática Ferreira, Mircéa Cândida Analogia Processo de ensino - aprendizagem Metodologia de ensino Gramática |
title_short |
Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática |
title_full |
Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática |
title_fullStr |
Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática |
title_full_unstemmed |
Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática |
title_sort |
Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas : proposta para ensino de gramática |
author |
Ferreira, Mircéa Cândida |
author_facet |
Ferreira, Mircéa Cândida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rengifo-Herrera, Francisco José mailto:mircea.letras@gmail.com |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mircéa Cândida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Analogia Processo de ensino - aprendizagem Metodologia de ensino Gramática |
topic |
Analogia Processo de ensino - aprendizagem Metodologia de ensino Gramática |
description |
Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 2021-05-03T23:52:58Z 2021-05-03T23:52:58Z 2021-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Mircéa Cândida. Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas: proposta para ensino de gramática. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/40773 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Mircéa Cândida. Analogias, processos cognitivos e estratégias didáticas: proposta para ensino de gramática. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508196292722688 |