A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Eduarda Peres de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35634
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
id UNB_e118fa7f41ff3bce43cd577233eca000
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35634
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de CiênciasCoordenação pedagógicaProfessores - formaçãoEnsino de ciênciasPráticas pedagógicasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.O presente trabalho traz considerações acerca do uso das coordenações pedagógicas no processo de formação de professores no contexto do ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi pautada numa metodologia qualitativa do tipo participante. Sendo assim, propusemos uma sequência didática a partir do levantamento dos conteúdos junto com professoras no momento de coordenação pedagógicas. As sequências eram discutidas, organizadas e posteriormente praticadas em sala de aula com os alunos e depois discutidas junto ao grupo para prepararmos uma nova sequência. Os dados para os resultados foram obtidos a partir de entrevista do tipo narrativa bem como a utilização do caderno de campo da pesquisadora e das professoras participantes da pesquisa. Os depoimentos das professoras demonstram a importância do uso das coordenações pedagógicas para o desenvolvimento de uma nova prática pedagógica para o ensino de ciências.This paper presents considerations about the use of pedagogical coordination in the teacher training process in the context of science teaching in the initial years of elementary school. The research was based on a qualitative methodology of the participant type. Thus, we proposed a didactic sequence based on the content survey together with teachers at the moment of pedagogical coordination. The sequences were discussed, organized and later practiced in the classroom with the students and then discussed with the group to prepare a new sequence. The data for the results were obtained from a narrative type interview as well as the use of the field notebook of the researcher and the teachers participating in the research. The teachers' statements demonstrate the importance of the use of pedagogical coordination for the development of a new pedagogical practice for the teaching of science.Silva, Delano Moody Simões daOliveira, Maria Eduarda Peres de2019-10-22T21:59:02Z2019-10-22T21:59:02Z2019-10-222019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Eduarda Peres de. A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências. 2019. 61 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35634A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/35634Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências
title A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências
spellingShingle A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências
Oliveira, Maria Eduarda Peres de
Coordenação pedagógica
Professores - formação
Ensino de ciências
Práticas pedagógicas
title_short A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências
title_full A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências
title_fullStr A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências
title_full_unstemmed A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências
title_sort A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências
author Oliveira, Maria Eduarda Peres de
author_facet Oliveira, Maria Eduarda Peres de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Delano Moody Simões da
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Eduarda Peres de
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Professores - formação
Ensino de ciências
Práticas pedagógicas
topic Coordenação pedagógica
Professores - formação
Ensino de ciências
Práticas pedagógicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-22T21:59:02Z
2019-10-22T21:59:02Z
2019-10-22
2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Eduarda Peres de. A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências. 2019. 61 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35634
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Eduarda Peres de. A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto Ensino de Ciências. 2019. 61 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508239498248192