Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Ângela da Rocha
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2585
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
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spelling Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeiraPsicologia organizacionalSatisfação no trabalhoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.O objetivo deste trabalho foi duplo: (1) desenvolver e validar um instrumento de avaliação da satisfação no trabalho e (2) descrever e analisar os índices de satisfação no trabalho em diversos segmentos dos funcionários de uma empresa financeira de economia mista, o Banco do Brasil. A satisfação no trabalho foi definida como a atitude do indivíduo em relação a aspectos gerais do seu trabalho. Pesquisas quantitativas e qualitativas foram realizadas resultando em um instrumento uni/multifatorial sobre satisfação no trabalho e sua versão reduzida (QST e QST-R). Dados obtidos com a aplicação das duas versões do QST em grandes amostras de funcionários do Banco do Brasil foram submetidas a diversas técnicas estatísticas multivariadas: análise fatorial exploratória e confirmatória (via modelagem por equações estruturais), estudos de invariância da estrutura fatorial, regressão múltipla padrão e análises de variância multivariada. Os resultados indicaram que ambas as versões do QST alcançaram índices bastante satisfatórios no que diz respeito à sua estrutura hexafatorial, a sua replicabilidade (estrutura estável tanto para o QST, quanto para o QST-R) e à sua consistência interna (bons alphas). Com auxílio de MANOVAS, procurou-se descrever uma das amostras analisadas e os resultados entre os segmentos divididos por sexo e faixa de tempo e local de trabalho indicaram que os homens obtêm índices mais altos de satisfação que as mulheres (apesar de próximos) sugerindo um efeito de teto de vidro (glass ceiling). Por último, um estudo qualitativo com o emprego de grupos focais investigou em profundidade as dimensões de satisfação no trabalho permitindo tanto um maior aprofundamento na vivência individual concreta da satisfação do trabalho na instituição, quanto uma replicação das principais características do QST. Os resultados identificaram um bom atendimento das dimensões trabalho desafiador (significado do trabalho) e relacionamento de colegas e chefia e dimensões da satisfação que necessitam ser mais bem acompanhadas pelo Banco do Brasil tais como treinamento, possibilidade de ascensão profissional e condições de trabalho. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study had two main purposes (1) to develop and validate a job satisfaction questionnaire and (2) to investigate the levels of job satisfaction of employees of the Bank of Brazil, a mixed economy financial company. Job Satisfaction was defined as an individual’s attitude towards general aspects of his/her work. Quantitative and qualitative studies were done that resulted in a two versions of a uni/multifactorial questionnaire of job satisfaction (QST and QST-R). The data gathered from the submission of the two versions of the QST to several samples of the Bank of Brazil’s employees were submitted to multivariate statistical analyses. Exploratory and confirmatory factor analysis and invariance studies of the factorial structures (through Structural Equations Modeling-SEM) showed that both versions of the QST have well defined and stable hexafactorial structures and good internal consistency (alphas). Multivariate variance analysis (MANOVAS) and standard multiple regressions also revealed further evidence of QST’s validity and reliability and that men had higher scores on job satisfaction than women, implying the possible occurrence of a glass ceiling effect. An additional qualitative study with focus groups allowed a deeper investigation and understanding of the meaning, nature and implications of all the six factors that compose both versions of the QST, and a deeper understanding of individual experiences of job satisfaction. The analyses of the components of job satisfaction and the experience and testimonials of the employees suggested several training and administrative strategies that should be considered by the Bank of Brazil’s policy makers, such as training, possibility of promotion and work conditions.Tróccoli, Bartholomeu TôrresValle, Ângela da Rocha2009-12-07T17:15:01Z2009-12-07T17:15:01Z2009-12-072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVALLE, Ângela da Rocha. Monitoramento da satisfação no trabalho em uma empresa financeira. 2007. 181 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2585info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T23:30:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/2585Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T23:30:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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