Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4489 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009. |
id |
UNB_e884230eb108d183bf8807f64c2d0aaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/4489 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidadePrincípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turísticoMarketing turísticoTurismo - desenvolvimento sustentávelPublicidade e propagandaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.O documento aborda a importância do turismo sob diferentes perspectivas. Descreve suas potencialidades no Brasil, cujas riquezas natural, cultural e ambiental são singulares. Analisamos as possibilidades do turismo como fenômeno social, que favorece a interação entre pessoas, comunidades e lugares, e o conhecimento de outros costumes, tradições, história e cultura. Destaca, também, a capacidade indutora de desenvolvimento econômico do turismo e as preocupações para que este se dê de forma sustentável. Esta pesquisa se propõe a analisar os conteúdos discursivos e visuais da folheteria de divulgação de destinos turísticos das unidades da federação para o fomento do turismo interno. Visa à consolidação de princípios orientadores para a promoção de um destino turístico, por meio de estratégias de marketing, em conformidade com a Política Nacional de Turismo e dentro do marco da comunicação para sustentabilidade. Pretende, assim, subsidiar o Ministério do Turismo em uma política para promoção de produtos turísticos nos estados e municípios, com padrão de qualidade e capaz de, efetivamente, fomentar a atividade turística no País, de forma sustentável.This document deals with the importance of the tourism under different perspectives. It describes the tourism potentialities in Brazil, whose natural, cultural and environmental resources are unique. It analyses the tourism possibilities as social phenomenon, making possible the interaction among people, communities and places, and the knowledge of other habits, traditions, history and cultural identity. This document also highlights the tourism capacity to stimulate economical development and the concerns for doing so in a maintainable way. This research intends to analyze the discursive and visual contents of the brochures used to popularize tourism sites of the federation’s units and promote the internal tourism. It seeks to consolidate the guiding guidelines for the promotion of a tourism site through marketing strategies, in accordance with the National Politics of Tourism and in the context of the communication disposition for sustainability. This work intends to subsidize the Ministry of the Tourism in its policies to promote tourism products in the states and municipal districts, with a high standard quality pattern and capable to foment a maintainable tourism activity in the Country.This document deals with the importance of the tourism under different perspectives. It describes the tourism potentialities in Brazil, whose natural, cultural and environmental resources are unique. It analyses the tourism possibilities as social phenomenon, making possible the interaction among people, communities and places, and the knowledge of other habits, traditions, history and cultural identity. This document also highlights the tourism capacity to stimulate economical development and the concerns for doing so in a maintainable way. This research intends to analyze the discursive and visual contents of the brochures used to popularize tourism sites of the federation’s units and promote the internal tourism. It seeks to consolidate the guiding guidelines for the promotion of a tourism site through marketing strategies, in accordance with the National Politics of Tourism and in the context of the communication disposition for sustainability. This work intends to subsidize the Ministry of the Tourism in its policies to promote tourism products in the states and municipal districts, with a high standard quality pattern and capable to foment a maintainable tourism activity in the Country.Centro de Excelência em TurismoPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado ProfissionalMontoro, Tânia SiqueiraAlbuquerque, Sergio Flores de2010-05-06T23:52:57Z2010-05-06T23:52:57Z2009-06-302009-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALBUQUERQUE, Sergio Flores de. Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4489info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:19:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/4489Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:19:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico |
title |
Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade |
spellingShingle |
Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade Albuquerque, Sergio Flores de Marketing turístico Turismo - desenvolvimento sustentável Publicidade e propaganda |
title_short |
Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade |
title_full |
Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade |
title_fullStr |
Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade |
title_sort |
Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade |
author |
Albuquerque, Sergio Flores de |
author_facet |
Albuquerque, Sergio Flores de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montoro, Tânia Siqueira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Sergio Flores de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing turístico Turismo - desenvolvimento sustentável Publicidade e propaganda |
topic |
Marketing turístico Turismo - desenvolvimento sustentável Publicidade e propaganda |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-30 2009-06-30 2010-05-06T23:52:57Z 2010-05-06T23:52:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Sergio Flores de. Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4489 |
identifier_str_mv |
ALBUQUERQUE, Sergio Flores de. Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818900961404387328 |