Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Sergio Flores de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4489
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
id UNB_e884230eb108d183bf8807f64c2d0aaa
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4489
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidadePrincípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turísticoMarketing turísticoTurismo - desenvolvimento sustentávelPublicidade e propagandaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.O documento aborda a importância do turismo sob diferentes perspectivas. Descreve suas potencialidades no Brasil, cujas riquezas natural, cultural e ambiental são singulares. Analisamos as possibilidades do turismo como fenômeno social, que favorece a interação entre pessoas, comunidades e lugares, e o conhecimento de outros costumes, tradições, história e cultura. Destaca, também, a capacidade indutora de desenvolvimento econômico do turismo e as preocupações para que este se dê de forma sustentável. Esta pesquisa se propõe a analisar os conteúdos discursivos e visuais da folheteria de divulgação de destinos turísticos das unidades da federação para o fomento do turismo interno. Visa à consolidação de princípios orientadores para a promoção de um destino turístico, por meio de estratégias de marketing, em conformidade com a Política Nacional de Turismo e dentro do marco da comunicação para sustentabilidade. Pretende, assim, subsidiar o Ministério do Turismo em uma política para promoção de produtos turísticos nos estados e municípios, com padrão de qualidade e capaz de, efetivamente, fomentar a atividade turística no País, de forma sustentável.This document deals with the importance of the tourism under different perspectives. It describes the tourism potentialities in Brazil, whose natural, cultural and environmental resources are unique. It analyses the tourism possibilities as social phenomenon, making possible the interaction among people, communities and places, and the knowledge of other habits, traditions, history and cultural identity. This document also highlights the tourism capacity to stimulate economical development and the concerns for doing so in a maintainable way. This research intends to analyze the discursive and visual contents of the brochures used to popularize tourism sites of the federation’s units and promote the internal tourism. It seeks to consolidate the guiding guidelines for the promotion of a tourism site through marketing strategies, in accordance with the National Politics of Tourism and in the context of the communication disposition for sustainability. This work intends to subsidize the Ministry of the Tourism in its policies to promote tourism products in the states and municipal districts, with a high standard quality pattern and capable to foment a maintainable tourism activity in the Country.This document deals with the importance of the tourism under different perspectives. It describes the tourism potentialities in Brazil, whose natural, cultural and environmental resources are unique. It analyses the tourism possibilities as social phenomenon, making possible the interaction among people, communities and places, and the knowledge of other habits, traditions, history and cultural identity. This document also highlights the tourism capacity to stimulate economical development and the concerns for doing so in a maintainable way. This research intends to analyze the discursive and visual contents of the brochures used to popularize tourism sites of the federation’s units and promote the internal tourism. It seeks to consolidate the guiding guidelines for the promotion of a tourism site through marketing strategies, in accordance with the National Politics of Tourism and in the context of the communication disposition for sustainability. This work intends to subsidize the Ministry of the Tourism in its policies to promote tourism products in the states and municipal districts, with a high standard quality pattern and capable to foment a maintainable tourism activity in the Country.Centro de Excelência em TurismoPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado ProfissionalMontoro, Tânia SiqueiraAlbuquerque, Sergio Flores de2010-05-06T23:52:57Z2010-05-06T23:52:57Z2009-06-302009-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALBUQUERQUE, Sergio Flores de. Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4489info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:19:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/4489Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:19:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade
Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico
title Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade
spellingShingle Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade
Albuquerque, Sergio Flores de
Marketing turístico
Turismo - desenvolvimento sustentável
Publicidade e propaganda
title_short Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade
title_full Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade
title_fullStr Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade
title_full_unstemmed Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade
title_sort Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade
author Albuquerque, Sergio Flores de
author_facet Albuquerque, Sergio Flores de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montoro, Tânia Siqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Sergio Flores de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing turístico
Turismo - desenvolvimento sustentável
Publicidade e propaganda
topic Marketing turístico
Turismo - desenvolvimento sustentável
Publicidade e propaganda
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-30
2009-06-30
2010-05-06T23:52:57Z
2010-05-06T23:52:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Sergio Flores de. Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4489
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Sergio Flores de. Princípios orientadores para divulgação de material promocional de destino turístico dentro do marco da comunicação para sustentabilidade. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900961404387328