A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tiágo Gomes dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Lindinalva Miguel da, Leite, Angela Maria Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/517
Resumo: RESUMO: O lugar é uma categoria da geografia que ainda é objeto de discussão entre geógrafos e acadêmicos. O ensino dessa categoria nas escolas públicas é essencial para a valorização social do espaço de convívio dos alunos. Objetivou-se com este trabalho mostrar o uso da aula de campo na discussão de fenômenos naturais e sociais no local de convivência dos alunos do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que trabalha a importância do lugar, relacionando o conteúdo teórico da sala de aula com o cotidiano prático. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa-ação, observação in loco e análise de uma atividade escolar com uma turma de nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Tavares, localizada no bairro Baixa Grande na cidade de Arapiraca/AL. A fundamentação teórica foi realizada nas obras de Santos (2008); Medeiros (2010); Cavalcanti (2008); Oliveira e Assis (2009). Durante a aula de campo observou-se que os alunos participaram ativamente das discussões realizadas ao longo dos três pontos de parada do percurso. Além disso, eles elaboraram um mapa mental mostrando os elementos das paisagens observadas que mais chamaram a atenção. Contudo, os alunos participaram ativamente das discussões na aula de campo, pois o conhecimento que eles adquiriram na própria comunidade foi utilizado como ponto de partida dos fenômenos sociais e naturais abordados. Ao mesmo tempo, foi possível relacionar o conteúdo teórico da sala de aula com a realidade prática dos alunos. PALAVRAS-CHAVE: metodologia, conhecimento geográfico, Arapiraca.  ABSTRACT: The place is a geography category that is still the subject of discussion between geographers and academics. The teaching that class in public schools is essential for the social value of the space I live students. The purpose of this work is to show the use of class field in the discussion of natural and social phenomena in place of coexistence of elementary school students, while working the importance of place, linking the theoretical content of the classroom with practical everyday. The methodology used was based on an action research, in loco observation and analysis of a school activity with a class of 9th grade of elementary school of the State School Dr. José Tavares located in Baixa Grande neighborhood in the city of Arapiraca/AL. The theoretical foundation was held in the works of Santos (2008); Medeiros (2010); Cavalcanti (2008); Oliveira and Assis (2009). During the field class it was observed that the students actively participated in the discussions over the three way stop points. In addition, they have developed a mind map showing the elements of the observed landscapes that attracted the most attention. However, students actively participated in the discussions in class field because the knowledge they acquired in the community was used as the starting point of social and natural phenomena addressed. At the same time, it was possible to relate the theoretical content of the classroom to the practical reality of students. KEYWORD: methodology, Geographic knowledge, Arapiraca.  
id UNEAL_b64ef981f0854e143b7f9e1943348266
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/517
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de GeografiaRESUMO: O lugar é uma categoria da geografia que ainda é objeto de discussão entre geógrafos e acadêmicos. O ensino dessa categoria nas escolas públicas é essencial para a valorização social do espaço de convívio dos alunos. Objetivou-se com este trabalho mostrar o uso da aula de campo na discussão de fenômenos naturais e sociais no local de convivência dos alunos do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que trabalha a importância do lugar, relacionando o conteúdo teórico da sala de aula com o cotidiano prático. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa-ação, observação in loco e análise de uma atividade escolar com uma turma de nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Tavares, localizada no bairro Baixa Grande na cidade de Arapiraca/AL. A fundamentação teórica foi realizada nas obras de Santos (2008); Medeiros (2010); Cavalcanti (2008); Oliveira e Assis (2009). Durante a aula de campo observou-se que os alunos participaram ativamente das discussões realizadas ao longo dos três pontos de parada do percurso. Além disso, eles elaboraram um mapa mental mostrando os elementos das paisagens observadas que mais chamaram a atenção. Contudo, os alunos participaram ativamente das discussões na aula de campo, pois o conhecimento que eles adquiriram na própria comunidade foi utilizado como ponto de partida dos fenômenos sociais e naturais abordados. Ao mesmo tempo, foi possível relacionar o conteúdo teórico da sala de aula com a realidade prática dos alunos. PALAVRAS-CHAVE: metodologia, conhecimento geográfico, Arapiraca.  ABSTRACT: The place is a geography category that is still the subject of discussion between geographers and academics. The teaching that class in public schools is essential for the social value of the space I live students. The purpose of this work is to show the use of class field in the discussion of natural and social phenomena in place of coexistence of elementary school students, while working the importance of place, linking the theoretical content of the classroom with practical everyday. The methodology used was based on an action research, in loco observation and analysis of a school activity with a class of 9th grade of elementary school of the State School Dr. José Tavares located in Baixa Grande neighborhood in the city of Arapiraca/AL. The theoretical foundation was held in the works of Santos (2008); Medeiros (2010); Cavalcanti (2008); Oliveira and Assis (2009). During the field class it was observed that the students actively participated in the discussions over the three way stop points. In addition, they have developed a mind map showing the elements of the observed landscapes that attracted the most attention. However, students actively participated in the discussions in class field because the knowledge they acquired in the community was used as the starting point of social and natural phenomena addressed. At the same time, it was possible to relate the theoretical content of the classroom to the practical reality of students. KEYWORD: methodology, Geographic knowledge, Arapiraca.  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/51710.17648/diversitas-journal-v2i3.517Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 421-4282525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/517/501Copyright (c) 2019 Tiágo Gomes dos Santos, Lindinalva Miguel da Silva, Angela Maria Araújo Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Tiágo Gomes dosSilva, Lindinalva Miguel daLeite, Angela Maria Araújo2021-08-19T20:38:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/517Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:48.226809Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia
title A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia
spellingShingle A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia
Santos, Tiágo Gomes dos
title_short A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia
title_full A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia
title_fullStr A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia
title_full_unstemmed A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia
title_sort A aula de campo como ferramenta de investigação do lugar no ensino de Geografia
author Santos, Tiágo Gomes dos
author_facet Santos, Tiágo Gomes dos
Silva, Lindinalva Miguel da
Leite, Angela Maria Araújo
author_role author
author2 Silva, Lindinalva Miguel da
Leite, Angela Maria Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tiágo Gomes dos
Silva, Lindinalva Miguel da
Leite, Angela Maria Araújo
description RESUMO: O lugar é uma categoria da geografia que ainda é objeto de discussão entre geógrafos e acadêmicos. O ensino dessa categoria nas escolas públicas é essencial para a valorização social do espaço de convívio dos alunos. Objetivou-se com este trabalho mostrar o uso da aula de campo na discussão de fenômenos naturais e sociais no local de convivência dos alunos do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que trabalha a importância do lugar, relacionando o conteúdo teórico da sala de aula com o cotidiano prático. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa-ação, observação in loco e análise de uma atividade escolar com uma turma de nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Tavares, localizada no bairro Baixa Grande na cidade de Arapiraca/AL. A fundamentação teórica foi realizada nas obras de Santos (2008); Medeiros (2010); Cavalcanti (2008); Oliveira e Assis (2009). Durante a aula de campo observou-se que os alunos participaram ativamente das discussões realizadas ao longo dos três pontos de parada do percurso. Além disso, eles elaboraram um mapa mental mostrando os elementos das paisagens observadas que mais chamaram a atenção. Contudo, os alunos participaram ativamente das discussões na aula de campo, pois o conhecimento que eles adquiriram na própria comunidade foi utilizado como ponto de partida dos fenômenos sociais e naturais abordados. Ao mesmo tempo, foi possível relacionar o conteúdo teórico da sala de aula com a realidade prática dos alunos. PALAVRAS-CHAVE: metodologia, conhecimento geográfico, Arapiraca.  ABSTRACT: The place is a geography category that is still the subject of discussion between geographers and academics. The teaching that class in public schools is essential for the social value of the space I live students. The purpose of this work is to show the use of class field in the discussion of natural and social phenomena in place of coexistence of elementary school students, while working the importance of place, linking the theoretical content of the classroom with practical everyday. The methodology used was based on an action research, in loco observation and analysis of a school activity with a class of 9th grade of elementary school of the State School Dr. José Tavares located in Baixa Grande neighborhood in the city of Arapiraca/AL. The theoretical foundation was held in the works of Santos (2008); Medeiros (2010); Cavalcanti (2008); Oliveira and Assis (2009). During the field class it was observed that the students actively participated in the discussions over the three way stop points. In addition, they have developed a mind map showing the elements of the observed landscapes that attracted the most attention. However, students actively participated in the discussions in class field because the knowledge they acquired in the community was used as the starting point of social and natural phenomena addressed. At the same time, it was possible to relate the theoretical content of the classroom to the practical reality of students. KEYWORD: methodology, Geographic knowledge, Arapiraca.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/517
10.17648/diversitas-journal-v2i3.517
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/517
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v2i3.517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/517/501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Tiágo Gomes dos Santos, Lindinalva Miguel da Silva, Angela Maria Araújo Leite
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Tiágo Gomes dos Santos, Lindinalva Miguel da Silva, Angela Maria Araújo Leite
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 421-428
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275097931776