Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González-Monteagudo, José
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414
Resumo: Neste artigo, abordamos o uso de metodologias biográficas na educação de adultos e na aprendizagem ao longo da vida, numa perspectiva interdisciplinar. Estes métodos estão inseridos num modelo crítico e emancipatório de aprendizagem ao longo da vida e num modelo epistemológico baseado na co-construção do conhecimento a partir da análise da experiência pessoal e social orientada por uma perspectiva complexa e sistémica. A aprendizagem crítica e experiencial é um conceito heurístico poderoso para confrontar a aprendizagem de adultos. Dentro desse contexto amplo, o artigo explora a descrição e o uso de histórias de vida, auto/biografias e ferramentas narrativas em contextos educacionais adultos formais e informais, apontando suas implicações sociológicas, antropológicas e pedagógicas. Conceitos como memória coletiva, mudança social, transmissão cultural, geração, comunicação familiar e identidade são explorados em relação ao crescimento pessoal e à aprendizagem ao longo da vida. Além disso, esboçamos algumas características de um modelo pedagógico experiencial e emocional. Uma questão central do artigo é lidar com as transformações vividas pelos jovens adultos em relação às mudanças sociais, culturais, económicas e geracionais, bem como com os itinerários pessoais e as transições educativas ao longo do ciclo de vida.
id UNEB-2_1f4903d32458ab2cf01f432efabbf67a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10414
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e críticaNeste artigo, abordamos o uso de metodologias biográficas na educação de adultos e na aprendizagem ao longo da vida, numa perspectiva interdisciplinar. Estes métodos estão inseridos num modelo crítico e emancipatório de aprendizagem ao longo da vida e num modelo epistemológico baseado na co-construção do conhecimento a partir da análise da experiência pessoal e social orientada por uma perspectiva complexa e sistémica. A aprendizagem crítica e experiencial é um conceito heurístico poderoso para confrontar a aprendizagem de adultos. Dentro desse contexto amplo, o artigo explora a descrição e o uso de histórias de vida, auto/biografias e ferramentas narrativas em contextos educacionais adultos formais e informais, apontando suas implicações sociológicas, antropológicas e pedagógicas. Conceitos como memória coletiva, mudança social, transmissão cultural, geração, comunicação familiar e identidade são explorados em relação ao crescimento pessoal e à aprendizagem ao longo da vida. Além disso, esboçamos algumas características de um modelo pedagógico experiencial e emocional. Uma questão central do artigo é lidar com as transformações vividas pelos jovens adultos em relação às mudanças sociais, culturais, económicas e geracionais, bem como com os itinerários pessoais e as transições educativas ao longo do ciclo de vida.UNEB2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-22reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414/7295Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzález-Monteagudo, José 2020-12-28T23:35:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10414Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-12-28T23:35:28Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica
title Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica
spellingShingle Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica
González-Monteagudo, José
title_short Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica
title_full Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica
title_fullStr Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica
title_full_unstemmed Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica
title_sort Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica
author González-Monteagudo, José
author_facet González-Monteagudo, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv González-Monteagudo, José
description Neste artigo, abordamos o uso de metodologias biográficas na educação de adultos e na aprendizagem ao longo da vida, numa perspectiva interdisciplinar. Estes métodos estão inseridos num modelo crítico e emancipatório de aprendizagem ao longo da vida e num modelo epistemológico baseado na co-construção do conhecimento a partir da análise da experiência pessoal e social orientada por uma perspectiva complexa e sistémica. A aprendizagem crítica e experiencial é um conceito heurístico poderoso para confrontar a aprendizagem de adultos. Dentro desse contexto amplo, o artigo explora a descrição e o uso de histórias de vida, auto/biografias e ferramentas narrativas em contextos educacionais adultos formais e informais, apontando suas implicações sociológicas, antropológicas e pedagógicas. Conceitos como memória coletiva, mudança social, transmissão cultural, geração, comunicação familiar e identidade são explorados em relação ao crescimento pessoal e à aprendizagem ao longo da vida. Além disso, esboçamos algumas características de um modelo pedagógico experiencial e emocional. Uma questão central do artigo é lidar com as transformações vividas pelos jovens adultos em relação às mudanças sociais, culturais, económicas e geracionais, bem como com os itinerários pessoais e as transições educativas ao longo do ciclo de vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414/7295
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-22
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658920951809