Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414 |
Resumo: | Neste artigo, abordamos o uso de metodologias biográficas na educação de adultos e na aprendizagem ao longo da vida, numa perspectiva interdisciplinar. Estes métodos estão inseridos num modelo crítico e emancipatório de aprendizagem ao longo da vida e num modelo epistemológico baseado na co-construção do conhecimento a partir da análise da experiência pessoal e social orientada por uma perspectiva complexa e sistémica. A aprendizagem crítica e experiencial é um conceito heurístico poderoso para confrontar a aprendizagem de adultos. Dentro desse contexto amplo, o artigo explora a descrição e o uso de histórias de vida, auto/biografias e ferramentas narrativas em contextos educacionais adultos formais e informais, apontando suas implicações sociológicas, antropológicas e pedagógicas. Conceitos como memória coletiva, mudança social, transmissão cultural, geração, comunicação familiar e identidade são explorados em relação ao crescimento pessoal e à aprendizagem ao longo da vida. Além disso, esboçamos algumas características de um modelo pedagógico experiencial e emocional. Uma questão central do artigo é lidar com as transformações vividas pelos jovens adultos em relação às mudanças sociais, culturais, económicas e geracionais, bem como com os itinerários pessoais e as transições educativas ao longo do ciclo de vida. |
id |
UNEB-2_1f4903d32458ab2cf01f432efabbf67a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10414 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e críticaNeste artigo, abordamos o uso de metodologias biográficas na educação de adultos e na aprendizagem ao longo da vida, numa perspectiva interdisciplinar. Estes métodos estão inseridos num modelo crítico e emancipatório de aprendizagem ao longo da vida e num modelo epistemológico baseado na co-construção do conhecimento a partir da análise da experiência pessoal e social orientada por uma perspectiva complexa e sistémica. A aprendizagem crítica e experiencial é um conceito heurístico poderoso para confrontar a aprendizagem de adultos. Dentro desse contexto amplo, o artigo explora a descrição e o uso de histórias de vida, auto/biografias e ferramentas narrativas em contextos educacionais adultos formais e informais, apontando suas implicações sociológicas, antropológicas e pedagógicas. Conceitos como memória coletiva, mudança social, transmissão cultural, geração, comunicação familiar e identidade são explorados em relação ao crescimento pessoal e à aprendizagem ao longo da vida. Além disso, esboçamos algumas características de um modelo pedagógico experiencial e emocional. Uma questão central do artigo é lidar com as transformações vividas pelos jovens adultos em relação às mudanças sociais, culturais, económicas e geracionais, bem como com os itinerários pessoais e as transições educativas ao longo do ciclo de vida.UNEB2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-22reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414/7295Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzález-Monteagudo, José 2020-12-28T23:35:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10414Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-12-28T23:35:28Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica |
title |
Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica |
spellingShingle |
Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica González-Monteagudo, José |
title_short |
Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica |
title_full |
Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica |
title_fullStr |
Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica |
title_full_unstemmed |
Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica |
title_sort |
Técnicas biográficas para a Educação de Jovens e Adultos.: Para uma formação experiencial e crítica |
author |
González-Monteagudo, José |
author_facet |
González-Monteagudo, José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
González-Monteagudo, José |
description |
Neste artigo, abordamos o uso de metodologias biográficas na educação de adultos e na aprendizagem ao longo da vida, numa perspectiva interdisciplinar. Estes métodos estão inseridos num modelo crítico e emancipatório de aprendizagem ao longo da vida e num modelo epistemológico baseado na co-construção do conhecimento a partir da análise da experiência pessoal e social orientada por uma perspectiva complexa e sistémica. A aprendizagem crítica e experiencial é um conceito heurístico poderoso para confrontar a aprendizagem de adultos. Dentro desse contexto amplo, o artigo explora a descrição e o uso de histórias de vida, auto/biografias e ferramentas narrativas em contextos educacionais adultos formais e informais, apontando suas implicações sociológicas, antropológicas e pedagógicas. Conceitos como memória coletiva, mudança social, transmissão cultural, geração, comunicação familiar e identidade são explorados em relação ao crescimento pessoal e à aprendizagem ao longo da vida. Além disso, esboçamos algumas características de um modelo pedagógico experiencial e emocional. Uma questão central do artigo é lidar com as transformações vividas pelos jovens adultos em relação às mudanças sociais, culturais, económicas e geracionais, bem como com os itinerários pessoais e as transições educativas ao longo do ciclo de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10414/7295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-22 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658920951809 |