Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424 |
Resumo: | Os educandos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos – EJA, muitas vezes, não percebem a presença da ciência e tão pouco compreendem as tecnologias que utilizam em seu cotidiano. Por isso, ressalta-se a importância da alfabetização científica para a formação cidadã, visto que esses indivíduos fazem parte dessa sociedade e é de grande relevância que eles possuam conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a temática. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho científico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa, analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único livro didático - LD aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada no LD para a EJA em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos (gráficos, tabelas, textos, imagens e boxes com sugestões de leitura) presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram as categorias para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes. |
id |
UNEB-2_940d7b750fe8acf39112077cbe9175b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10424 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJAOs educandos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos – EJA, muitas vezes, não percebem a presença da ciência e tão pouco compreendem as tecnologias que utilizam em seu cotidiano. Por isso, ressalta-se a importância da alfabetização científica para a formação cidadã, visto que esses indivíduos fazem parte dessa sociedade e é de grande relevância que eles possuam conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a temática. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho científico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa, analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único livro didático - LD aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada no LD para a EJA em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos (gráficos, tabelas, textos, imagens e boxes com sugestões de leitura) presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram as categorias para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes.UNEB2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-26reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424/7301Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Franciele dos Santos Siqueira, Rafael Moreira Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso 2020-12-28T23:35:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10424Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-12-28T23:35:28Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA |
title |
Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA |
spellingShingle |
Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA de Araújo, Franciele dos Santos |
title_short |
Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA |
title_full |
Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA |
title_fullStr |
Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA |
title_full_unstemmed |
Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA |
title_sort |
Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA |
author |
de Araújo, Franciele dos Santos |
author_facet |
de Araújo, Franciele dos Santos Siqueira, Rafael Moreira Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Rafael Moreira Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araújo, Franciele dos Santos Siqueira, Rafael Moreira Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
description |
Os educandos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos – EJA, muitas vezes, não percebem a presença da ciência e tão pouco compreendem as tecnologias que utilizam em seu cotidiano. Por isso, ressalta-se a importância da alfabetização científica para a formação cidadã, visto que esses indivíduos fazem parte dessa sociedade e é de grande relevância que eles possuam conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a temática. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho científico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa, analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único livro didático - LD aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada no LD para a EJA em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos (gráficos, tabelas, textos, imagens e boxes com sugestões de leitura) presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram as categorias para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424/7301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-26 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658931437568 |