Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Franciele dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Siqueira, Rafael Moreira, Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424
Resumo: Os educandos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos – EJA, muitas vezes, não percebem a presença da ciência e tão pouco compreendem as tecnologias que utilizam em seu cotidiano. Por isso, ressalta-se a importância da alfabetização científica para a formação cidadã, visto que esses indivíduos fazem parte dessa sociedade e é de grande relevância que eles possuam conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a temática. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho científico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa, analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único livro didático - LD aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada no LD para a EJA em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos (gráficos, tabelas, textos, imagens e boxes com sugestões de leitura) presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram as categorias para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes.
id UNEB-2_940d7b750fe8acf39112077cbe9175b6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10424
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJAOs educandos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos – EJA, muitas vezes, não percebem a presença da ciência e tão pouco compreendem as tecnologias que utilizam em seu cotidiano. Por isso, ressalta-se a importância da alfabetização científica para a formação cidadã, visto que esses indivíduos fazem parte dessa sociedade e é de grande relevância que eles possuam conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a temática. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho científico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa, analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único livro didático - LD aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada no LD para a EJA em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos (gráficos, tabelas, textos, imagens e boxes com sugestões de leitura) presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram as categorias para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes.UNEB2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-26reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424/7301Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Franciele dos Santos Siqueira, Rafael Moreira Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso 2020-12-28T23:35:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10424Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-12-28T23:35:28Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA
title Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA
spellingShingle Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA
de Araújo, Franciele dos Santos
title_short Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA
title_full Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA
title_fullStr Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA
title_full_unstemmed Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA
title_sort Alfabetização Científica no ensino de Química: uma análise por meio de um livro didático para a EJA
author de Araújo, Franciele dos Santos
author_facet de Araújo, Franciele dos Santos
Siqueira, Rafael Moreira
Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
author_role author
author2 Siqueira, Rafael Moreira
Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Franciele dos Santos
Siqueira, Rafael Moreira
Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
description Os educandos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos – EJA, muitas vezes, não percebem a presença da ciência e tão pouco compreendem as tecnologias que utilizam em seu cotidiano. Por isso, ressalta-se a importância da alfabetização científica para a formação cidadã, visto que esses indivíduos fazem parte dessa sociedade e é de grande relevância que eles possuam conhecimento suficiente para se posicionarem e tomarem decisões frente a questões que envolvam a temática. Sendo o livro didático um dos materiais de cunho científico de principal acesso para a EJA, nesta pesquisa, analisamos o livro Viver e Aprender: Ciência, Transformação e Cotidiano, único livro didático - LD aprovado no PNLD-EJA para as Ciências da Natureza no nível médio, com o objetivo de investigar como a alfabetização científica é abordada no LD para a EJA em seus capítulos da disciplina Química. A obtenção e análise de dados realizou-se por meio da Análise Textual Discursiva, cujas unidades analisadas foram trechos (gráficos, tabelas, textos, imagens e boxes com sugestões de leitura) presentes nos capítulos e as categorias de análise utilizadas foram as categorias para promoção da alfabetização científica de Shen (1975) e as habilidades propostas por Fourez (1994). Percebeu-se que o LD possui uma abordagem superficial dos conteúdos químicos, com uma perspectiva de formação voltada para o trabalho, conferindo uma abordagem muito prática à ciência. Os resultados apontam que o livro analisado apresenta falhas significativas no sentido da promoção da alfabetização científica e tecnológica aos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10424/7301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-26
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658931437568